nsc
hora_de_sc

Cinema

Famoso Bar do Arante, no Pântano do Sul, é cenário de coprodução entre Brasil e Argentina

Filme "A Outra Pele" será lançado em Florianópolis no dia 12 de agosto

03/08/2021 - 09h50

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
A Outra Pele
A personagem Abril (interpretada por María Figueras) com o dono do Bar do Arante, o Arantinho
(Foto: )

Milhares de bilhetinhos escritos por pessoas de várias partes do mundo, pregados nas paredes e teto de um bar que existe desde 1958 na Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, fazem parte do cenário da coprodução A Outra Pele: o filme estreia no dia 12 de agosto no cinema do MULTI Open Shopping, em Florianópolis. O famoso Bar do Arante foi uma das locações para a produção, em cenas em que a protagonista, vivida pela atriz argentina María Figueras, contracena com Arantinho, filho do fundador do bar, Arante Monteiro.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A parceria com o audiovisual da Argentina não é uma novidade para a Plural Filmes, produtora que tem sede no Rio de Janeiro e em Florianópolis: em 2020, foi lançada no Paramount Channel a série Submersos, que foi rodada em Córdoba e na capital catarinense. Outra experiência da empresa em coprodução com a Argentina foi Lua em Sagitário (2016), primeiro longa dirigido por Márcia Paraíso, e que teve reconhecimento no Brasil e no exterior. A Outra Pele tem produção executiva no Brasil assinada por Ralf Tambke.

A Outra Pele conta a história de Abril (María Figueras), que tenta dar um sentido à sua vida. Ela viaja para se encontrar (ou se perder), impulsionada por um romance de final incerto. Nessa jornada entre a solidão, bebidas e mergulho profundo na própria existência, ela se depara com elementos do Sul da Ilha de Florianópolis que trazem mais leveza à trama: um dos pontos altos é o encontro com a benzedeira Tia Ilda (que veio a falecer em 2018, aos 104 anos) no famoso Bar do Arante, um dos locais mais frequentados pela personagem.

> Bandas de Florianópolis se unem em projeto e lançam clipes complementares

- Depois de pesquisar locações para filmagem em diferentes lugares do Brasil, elegi Florianópolis por vários motivos - conta Inés De Oliveira Cézar, diretora argentina do filme. - Mas o mais importante foi que, quando cheguei ao Pântano do Sul, encontrei meu "crush" definitivo: a história que desejava contar teria que ser filmada lá, sem dúvida.

- O povoado de pescadores, fora da temporada, parece um lugar fora do tempo, desconectado do mundo, profundamente belo e ao mesmo tempo perturbador pelo murmúrio permanente das ondas do mar que se agitam, pelas tormentas, pelo som longínquo das aves que voam em busca do resto da pesca do dia, deixado pelos pescadores no retorno à costa. Foi o cenário perfeito para contar essa história a partir do ponto de vista de Abril, a protagonista - completa.

- Acreditamos no potencial que Santa Catarina e Florianópolis têm para este tipo de projeto em coprodução, em especial com a América Latina - diz Ralf Tambke, da Plural Filmes, responsável pela coprodução do longa no Brasil. - Estes projetos ampliam o mercado e a possibilidade de público, além de ser uma forma autêntica de difusão da cultura de ambos os países. Filmar em Florianópolis é uma experiência que sempre traz bons frutos. Precisamos investir na preservação das riquezas naturais e culturais da ilha, garantindo qualidade de vida para todos e o valor agregado de que o audiovisual precisa.

> Eric Clapton diz que vai se recusar a tocar em locais que exijam vacina

Luiz Gayotto, compositor, cantor, arranjador e produtor musical de Florianópolis, assina a trilha sonora original do filme, ao lado de Gustavo Pomeranec. Talentos da cena recente da música aparecem na trilha, em canções como Asas (Luedji Luna), O Velho e o Mar (Rubel), Eu Te Odeio (Carne Doce), Segunda Chance (Johnny Hooker) e Triste, Louca ou Má (Francisco El Hombre).

Lançamento do filme A Outra Pele

De 12 a 18 de agosto

No Cinemulti, no MULTI Open Shopping (Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, Rio Tavares)

Ingressos aqui

Leia também:

> Casal catarinense que largou tudo para viver viajando acumula 90 mil seguidores no primeiro mês

> Quem são os popstars que mais inspiraram nomes de bebês nos últimos vinte anos

> Põe na Lista: os clássicos, os live-actions e as novidades da Disney

Colunistas