Maria Tereza, ou simplesmente Teca, é uma personagem interpretada por Paloma Duarte que centraliza diversas dinâmicas em Renascer, obra de Benedito Ruy Barbosa que foi ao ar em 1993. Na nova versão, com autoria de Bruno Luperi, a trama de Teca, interpretada pela estreante Lívia Silva, também influencia o destino de outros enredos.

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Ela é apresentada ao público como uma garota que vive nas ruas e sua trama se entrelaça na de José Inocêncio, coronel do cacau, quando Buba a conhece. Navegue pelo índice abaixo para relembrar a trama de Teca em Renascer e veja o final de 1993 e o possível fim do remake.

Continua depois da publicidade

Teca, da rua para a fazenda

Tanto na obra de 1993 quanto em 2024, a garota está grávida de Du (José Duboc), um menino que também vive nas ruas e é acolhida por Buba (Maria Luisa Mendonça/Gabriela Medeiros), que não pode engravidar e por isso deseja criar a criança que ela está gerando. Enquanto na versão original Buba é uma mulher intersexo, no remake ela é uma mulher trans.

Continua depois da publicidade

Na primeira versão, Du é apenas citado por Teca porque foi assassinado e isso influencia na decisão dela em ceder seu filho para Buba. Já em 2024, o jovem desaparece, mas retorna no meio da novela e promete ser um personagem curinga de Luperi.

Em ambos enredos, Teca e Buba criam uma grande cumplicidade e, é pela relação amorosa de Buba com José Venâncio (Taumaturgo Ferreira/Rodrigo Simas), filho de José Inocêncio (Antonio Fagundes/Marcos Palmeira), que a garota vê sua vida sair da rua para uma fazenda de cacau. Isso porque, Venâncio deseja dar um neto ao pai e vê na gravidez de Teca essa oportunidade.

O trio concorda em mentir que Buba está grávida e apresentar a criança para José Inocêncio após o nascimento, mas, após uma reviravolta no roteiro de 1993 — em que o ator que interpreta Venâncio decida abandonar a novela — o personagem morre precocemente.

Continua depois da publicidade

Como a gravidez de Teca vai definir o destino de Buba em Renascer

Com esse falecimento, José Inocêncio insiste que quer Buba ao seu lado e, neste momento, a mentira começa ruir. Com ajuda de José Augusto (Marco Ricca/Renan Monteiro), primogênito do fazendeiro, as duas decidem apresentar Teca ao coronel, mas manter a mentira de que o filho é de Venâncio.

Mentiras, visões e o desejo de um futuro melhor

Tanto Paloma Duarte em 1993 como Lívia Silva em 2024 imprimem na atuação a necessidade de Teca em melhorar de vida. E, para isso, a garota não mede esforços e conta as mentiras que precisa para garantir que seu filho tenha um futuro melhor que o seu.

Essa obstinação começa ser um problema quando Buba se arrepende da farsa contada à José Inocêncio. Esses desencontro de opiniões gera um atrito entre as duas, mas Teca consegue manter firme sua narrativa e ganha o coração de todos na fazenda, com exceção de Mariana (Adriana Esteves/Theresa Fonseca), que desconfia da jovem.

Continua depois da publicidade

Relembre a relação de José Inocêncio e Teca em Renascer de 1993

Conforme Teca fica à vontade nas terras do cacau, passa a ter visões de coisas que aconteceram no passado. Essas memórias que não são suas dão uma pista da verdadeira conexão de Teca com a família Inocêncio.

A conexão genética de Teca com Maria Santa

Apesar de viver em São Paulo na versão de 1993 e no Rio de Janeiro na versão de 2024, o passado de Teca está nas terras do cacau. Isso porque, a jovem é neta de Marianinha, irmã mais velha de Maria Santa (Patrícia França/Duda Santos), esposa falecida de José Inocêncio.

Continua depois da publicidade

Passado de Teca revela mistério na família de José Inocêncio

Na trama da novela, Marianinha é personagem que fugiu da Bahia depois de ter engravidado. Ao longo da trama, é levantado a possibilidade de que ela tenha sido abusada pelo próprio pai ou pelo coronel Belarmino (José Wilker/Antonio Calloni). Desde abuso nasceu o primeiro filho da mulher. Este personagem é pai de Teca.

Em 1993, a conexão genética de Teca com Maria Santa é revelada por Rachid (Luís Carlos Arutin/Almir Sater), um amigo de José Inocêncio que casou-se com Marianinha após ela fugir da Bahia. Com ele, ela teve outros filhos e Rachid descobre a relação de Teca com sua falecida esposa quando a jovem fala sobre seu pai. Já em 2024, a conexão é revelada a partir de um exame de DNA para saber se o filho de Teca é de José Venâncio.

O exame acusa que o homem não é pai do bebê, porém, aponta que Teca possui conexões genéticas com o lado materno de José Venâncio, ou seja, Maria Santa.

Continua depois da publicidade

Final de Teca em Renascer de 1993

Na primeira versão de Renascer, Teca começa se aproximar de Pitoco (Oberdan Júnior/Juan Queiroz), um dos seus amigos de rua que foi até a Bahia a sua procura. Pitoco passa a viver e trabalhar na fazenda, o que estreita a relação entre eles. Com essa aproximação, Teca e Pitoco se apaixonam e começam a pensar em um futuro juntos.

Consciente de que sua criança será bem cuidada por Buba e José Augusto, Teca decide rejeitar a vida na fazenda e foge com Pitoco em busca de sua felicidade. Inácia é a primeira pessoa que percebe que ela não está mais na fazenda, ao ver o seu guarda-roupas vazio.

Em 2024, Bruno Luperi deve seguir o mesmo enredo. Mesmo assim, a presença de Du como um novo personagem vivo, diferente da versão original, também pode influenciar no final de Teca no remake de Renascer.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Casamento, assassinato e maternidade marcam o final de Eliana em Renascer

Sofrimento, morte e amor marcam final de Tião e Joana em Renascer

Enquete Renascer: Quem matou o Coronel Belarmino no remake da novela?

Destaques do NSC Total