Tanto na versão original, de 1993, quanto no remake de Renascer, a personagem Teca esconde um mistério em seu passado que é revelado aos poucos na trama. Na versão atual, acompanhamos a jovem passar por maus bocados nas ruas do Rio de Janeiro e sem saber, ela tem um laço de sangue importante com a família de José Inocêncio, que vai atravessar seu destino e mudar completamente a sua vida. Continue a leitura para entender o passado e o segredo dessa personagem.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Veja cenas de Teca em Renascer

A reação polêmica de José Inocêncio ao descobrir que Buba é trans em Renascer

Continua depois da publicidade

A história de Teca em Renascer

A personagem Maria Tereza, conhecida como Teca, aparece logo após o salto no tempo, na nova fase da novela. Ela é interpretada pela jovem atriz Lívia Silva e vai se construindo, aos poucos, em um papel importante na trama que define o destino de outros personagens, como a Buba e o José Venâncio.

Como Teca foi parar nas ruas do Rio de Janeiro?

A personagem é apresentada já em uma situação de extrema vulnerabilidade nas ruas do Rio de Janeiro. Ela vem acompanhada de três amigos que dividem a mesma realidade: Neno, Pitoco e Du, seu amor de juventude e também pai de seu filho. É nessa relação que ela encontra forças para sobreviver ao caos da cidade grande e da pobreza.

Como a gravidez de Teca vai definir o destino de Buba em Renascer

Porém, só vamos conhecer os motivos que levaram Teca às ruas do Rio um pouco mais a frente. Caso o remake siga os mesmos caminhos da versão original, quem deve revelar um pouco do passado da Teca é Rachid, aquele personagem que salvou José Inocêncio da primeira tocaia quando lhe tiraram toda a pele das costas.

Continua depois da publicidade

Rachid conheceu Marianinha, avó de Teca

Rachid foi um personagem que apareceu no início da primeira fase e depois seguiu sua jornada e acabou esbarrando em Marianinha, irmã de Maria Santa que foi expulsa de casa após aparecer grávida. Ele teria encontrado a moça perdida na floresta e desolada com o abandono da família.

Nesse momento, ele a ajuda e promete que vai cuidar do filho que ela carrega na barriga. A partir daí, os dois passam a ficar juntos, se casam e têm cinco filhos. O primeiro filho de Marianinha, chamado Khalil, acaba indo embora após a morte da mãe. E depois disso, Rachid perde o contato com o rapaz.

Quem é o pai de Teca?

O que vamos descobrir mais para frente é que o filho primogênito de Marianinha teve uma filha, a Teca. E como ele acabou se “perdendo no mundo”, a jovem não teria recebido tanto suporte o que a levou às ruas do Rio. Não há detalhes sobre a mãe da personagem.

Continua depois da publicidade

Em algum momento, Teca conta o nome de seu pai e Rachid vai notar a semelhança com o enteado, juntando as peças desse quebra-cabeça sobre a origem da jovem. A Inácia também tem um papel importante nessa revelação, visto que a personagem tem uma espécie de poder místico e consegue ver cenas do passado e também do futuro das pessoas.

Teca tem pressentimentos na fazenda do Jequitibá Rei

Com a morte de José Venâncio, Teca vai para a fazenda de José Inocêncio junto com Buba e José Augusto. Chegando lá, ela vai ter uma série de maus pressentimentos sobre o lugar, o que já pode ser visto como um sinal da sua relação de sangue com a família de Inocêncio.

Continua depois da publicidade

Compare a cena da morte de José Venâncio com a versão original de Renascer

A origem do “cramulhão”, o diabinho na garrafa de José Inocêncio em Renascer

Outro momento importante da trama é a carta que Marianinha deixou para sua irmã, Maria Santa. O conteúdo da carta deve ser revelado na reta final da novela por Rachid, que ficou na missão de entregar o material.

No entanto, quando ele encontra José Inocêncio e vê que Maria Santa morreu, ele resolve que não vai revelar o recado. Na trama de 1993, ele só mostra o conteúdo no fim da novela e acaba que o grande segredo era sobre o pai da criança que Marianinha carregava quando foi expulsa de casa.

Avô de Teca pode ser o Belarmino?

Em Renascer de 1993, Rachid mostra a carta a Zé Inocêncio e diz que quem abusou de Marianinha não foi o pai dela, Venâncio, mas também não fica claro quem teria sido o autor desse crime.

Continua depois da publicidade

No remake, a Teca vai chegar na casa da Morena, que mora na antiga fazenda de Belarmino, e se sente bastante apreensiva, como se já conhecesse aquele lugar ou tivesse sofrido algo ali.

Na primeira fase, os personagens alimentam um boato de que o coronel abusava de Marianinha, que trabalhava junto com a mãe, Quitéria, na fazenda. Porém, isso nunca foi confirmado na versão original, podendo se manter também nessa adaptação.

Leia também

Enquete Renascer: Quem matou o Coronel Belarmino no remake da novela?

Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original

Veja o casamento de José Inocêncio e Mariana em Renascer e compare com a versão de 1993

Destaques do NSC Total