nsc
dc

Previsão

Frio intenso, neve, ciclone e vento de 100 km/h em SC: o que diz novo alerta da Defesa Civil

Estado tem possibilidade de neve nos próximos dias e alerta emitido nesta sexta-feira (13) aponta para fortes rajadas de vento em algumas regiões

13/05/2022 - 14h03

Compartilhe

Camilla
Por Camilla Martins
Frio intenso, neve, ciclone e vento de 100 km/h em SC: o que diz novo alerta da Defesa Civil
Há possibilidade de neve entre terça e quarta-feira em SC
(Foto: )

Fortes rajadas de vento, frio intenso, neve e a aproximação de um ciclone na costa de Santa Catarina estão na lista de prováveis eventos climáticos do Estado na próxima semana, de acordo com um novo alerta emitido pela Defesa Civil. 

Os fenômenos devem começar a ocorrer na noite de segunda-feira (16), virando a chave do tempo e motivando cuidados por parte da população.

> Leia também: Quando vai nevar em SC em 2022? Entenda as condições necessárias para ocorrer o fenômeno

Segundo o órgão estadual, o alerta vale até quarta-feira (18), período em que há possibilidade de que o ciclone cause ventos de até 100 km/h em regiões como a Serra, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. 

A partir de quinta (19), então, o ciclone se afasta em direção ao mar e gradativamente a velocidade do vento diminui. Como consequência, porém, está a possibilidade de ondas altas e risco de ressaca. 

Receba notícias do DC via Telegram

Frio e neve

Além do vento, quem desembarca no Estado também é o frio — e, com ele, a possibilidade da neve, que pode cair em SC entre terça e quarta-feira, de acordo com os meteorologistas. As condições são favoráveis: a combinação entre umidade, temperatura e horário ideal. 

"Devido à elevada umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, e temperatura baixa de -1°C a 5°C. Essa combinação favorece a ocorrência de neve", diz a previsão da Epagri/Ciram divulgada nesta quinta-feira (12).

De acordo com a Defesa Civil, as temperaturas só devem voltar a subir após o dia 22, quando a massa de ar frio perde força e se afasta de SC.  

— Nenhuma onda de frio é duradoura assim. As massas de ar frio que chegam no outono e inverno duram de três dias a uma semana. O frio intenso não dura por meses e no nosso inverno, aqui em Santa Catarina, nós temos peróodo de frio revezando com dias de temperatura agradável — explicou Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram. 

Alerta da Defesa Civil
Ventos podem chegar a 100km/h
(Foto: )

Leia também 

Buscas no Google por "neve em SC" explodem após previsão

SC tem o 4º melhor hotel de luxo da América do Sul; confira 

VÍDEO: Cem pássaros silvestres são resgatados em Biguaçu

Colunistas