nsc
    dc

    Clima

    Furacão em Santa Catarina? Entenda a previsão do tempo

    Anúncio de que o fenômeno atingiria o Estado na próxima semana assustou as pessoas; veja o que dizem os especialistas

    01/04/2021 - 10h27 - Atualizada em: 01/04/2021 - 17h23

    Compartilhe

    Fernanda
    Por Fernanda Mueller
    Apenas um furacão já se formou na costa do Brasil, comprovadamente, e foi nomeado de Catarina em 2004
    Apenas um furacão já se formou na costa do Brasil, comprovadamente, e foi nomeado de Catarina em 2004
    (Foto: )

    Alguns meteorologistas divulgaram nesta semana a possibilidade de formação de um furacão em Santa Catarina, o que deixou muitas pessoas assustadas. No entanto, especialistas ouvidos pelo Diário Catarinense explicam que essa previsão é falsa.

    > Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

    Apenas um furacão já se formou na costa do Brasil, comprovadamente, e foi nomeado de Catarina em 2004. Com o anúncio da possbilidade de um novo fenômeno como esse, as buscas no Google por furacão em Santa Catarina chegaram a aumentar 150%.

    > Relembre seis vezes em que tornados ocorreram em Santa Catarina

    Não vai ter furacão

    Conforme o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, existem vários modelos de análise do tempo que são atualizados a todo momento. No início da semana, um desses modelos, em uma única atualização de dados, indicou um deslocamento de um ciclone em direção ao continente, que se formaria no oceano entre o Sudeste e o Sul do Brasil.  

    O meteorologista explica que esse é um deslocamento atípico, porque a tendência é que o ciclone se desloque do mar para alto mar. Por isso, poderia causar um fenômeno climático de maior intensidade. No entanto, as atualizações seguintes deste modelo de análise mostram que não há mais essa condição.  

    — Quando tratamos de um ciclone, a previsão com muitos dias de antecedência muda muito. Então normalmente não confiamos muito no modelo, com sete a 10 dias antes, porque cada atualização vai dando uma informação diferente. Temos que ir acompanhando para ver a situação real. Ou seja, não existe essa previsão, hoje, de furacão — explica o meteorologista. 

    Segundo a Defesa Civil, um ciclone extratropical que está localizado no mar, entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, vem influenciando as condições do tempo no Estado desde terça-feira (30), provocando rajadas de vento fortes. No entanto, ao longo desta quinta (1º), o sistema já se desloca para alto mar.

    A Epagri/Ciram explica que o ciclone ainda influencia as condições marítimas nesta quinta-feira, provocando mar agitado e alagamentos costeiros pontuais, mas também destaca que o fenômeno já está se afastando da costa. 

    > Custo das férias de Bolsonaro em Santa Catarina e São Paulo ultrapassa R$ 2,3 milhões

    Previsão do tempo para os próximos dias  

    A previsão do tempo para o feriadão de Páscoa indica que os dias serão típicos de outono, com temperaturas amenas no início da manhã, que sobem no decorrer do dia. Pode ocorrer geada isolada na Serra no amanhecer. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, por conta do sistema de alta pressão no mar, algumas cidades do Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte têm chance de chuva passageira.

    > Santa Catarina está na segunda região mais propícia a tornados em todo o mundo, diz pesquisa

    Relembre temporais que causaram estragos em SC:

    Leia também

    Decretos vencendo em SC: Daniela e Carmen vão decidir futuro das restrições

    Florianópolis passa a recomendar uso de duas máscaras ou modelo PFF2

    Depósito do auxílio emergencial termina nesta terça; confira calendário para saque em janeiro

    Quinta-feira Santa é feriado? Entenda a confusão

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas