nsc
hora_de_sc

SEGREDINHO

Google Easter Eggs: o que são e como encontrar

O Google possui surpresas escondidas; descubra quais são

27/01/2021 - 08h04 - Atualizada em: 11/03/2021 - 12h44

Compartilhe

Por Giulia Machado
Google no celular
Google
(Foto: )

Usado todos os dias por pessoas em todo o planeta para tirar uma dúvida rápida e também para pesquisas mais aprofundadas, o buscador Google se tornou indispensável no cotidiano de muita gente. Essa empresa de serviços on-line também possui várias outras ferramentas igualmente importantes. Quem nunca acessou o Google Maps para encontrar o caminho certo ou o Google Tradutor para descobrir como falar alguma palavra em outro idioma, tudo isso através do Google Chrome?

> Após crítica de Anitta, Google altera definição de 'patroa' no dicionário

O que muitas pessoas desconhecem é que existem "segredos" dentro das ferramentas Google que estão lá com o único propósito de divertir. 

A empresa criada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin enquanto faziam um doutorado na Universidade de Stanford passou a acrescentar essas pegadinhas em alguns de seus produtos desde os anos 2000. 

O que são Easter Eggs?

Easter Eggs em tradução livre são ovos de páscoa. Mas na informática, essa expressão é usada para designar uma brincadeira feita em algum sistema, que muitas vezes pode parecer uma falha, mas que é proposital. Eles podem ser encontrados dentro de jogos virtuais, buscadores, navegadores, e por aí vai.

O nome foi dado devido às surpresas que ficam dentro dos ovos de páscoa.

> "As pessoas comuns que precisam de criptografia muito boa", diz criador do navegador mais seguro da Internet

Os Easter Eggs não são fáceis de encontrar em uma simples busca, ficam escondidos e no Google não são usados em páginas de pesquisa populares, até mesmo para não afetar a usabilidade da ferramenta. Assim é necessário, na maioria das vezes, saber o comando certo para achar a pegadinha, a não ser que a pessoa tenha a sorte de topar com uma delas sem querer.

Quando os Easter Eggs surgiram?

O termo Easter Egg foi utilizado pela primeira vez para se referir a esses segredos virtuais por conta do jogo Adventure de 1980, exclusivo do Atari 2600.

Na época a Atari não colocava os créditos dos programadores que desenvolviam os jogos no produto final. Então o programador Warren Robinett, ao deselvolver o jogo Adventure, escondeu a frase "Criado por Warren Robinett" no jogo, de modo que só aparecia se o jogador movesse o personagem em um local específico durante uma parte do jogo, entrando em um local oculto do mapa.

> Balneário Camboriú vira capital catarinense dos “retrogamers”

Warren Robinett nunca informou a Atari sobre a mensagem secreta, e a empresa não soube até ser descoberta por um jogador. A empresa resolveu não retirar o crédito porque iria custar muito caro para fazer a alteração e lançar o jogo novamente.

Quem os chamou pela primeira vez de Easter Eggs teria sido o Diretor de Software e Desenvolvimento da Atari, que gostou da ideia de incluir mais mensagens secretas em outros jogos.

Em entrevista à Forbes americana, Warren Robinett afirmou que acredita que outros desenvolvedores já devam ter deixado mensagens ocultas em programas antes dele, e que não tinha consciência que isso se tornaria comum nos anos seguintes. Segundo Warren, ele deixou o Easter Egg apenas para ter reconhecimento sobre o próprio trabalho.

Easter Eggs do Google

Confira uma lista de atalhos para encontrar os 20 melhores Easter Eggs do Google.

1. Do a barrel roll

A expressão barrel roll pode ser traduzida livremente como rolo de barril, e é usada para designar uma manobra aérea em que é feita uma rotação completa. Para conseguir esse efeito no buscador, acesse o Google e digite do a barrel roll que significa 'faça um rolo de barril', e em seguida clique em pesquisar.

Do a barrel roll em pesquisa no Google
Do a barrel roll
(Foto: )

> Golpe do WhatsApp: como ativar a segurança em duas etapas para ficar seguro

2. Askew

A palavra askew pode ser traduzida do inglês como torto, de lado, de esguelha. E é assim que o Google fica se você pesquisar por ela.

Página do Google torta
Página do Google torta
(Foto: )

3. Google gravity

Digite Google gravity e em vez de pesquisar, clique em Estou com sorte. Assim que a página do Google recarregar mexa o cursor. Pronto, você pode ver os efeitos da gravidade agindo sobre o Google. E sim, ainda é possível realizar uma pesquisa.

Google gravity
Google gravity
(Foto: )

4. Google space

Falando em força gravitacional, todos sabem que ela funciona de modo diferente no espaço. Se você digitar Google space no buscador e clicar em Estou com sorte irá ver a página "flutuando".

Página do Google flutuando
Google space
(Foto: )

> Brasil está no Top 30 da internet mais cara do mundo

5. Google esfera

Nesse Easter Egg o Google gira em formato de esfera. Digite Google esfera e clique em Estou com sorte.

Google girando em formato de esfera
Google esfera
(Foto: )

6. Google underwater

É possível fazer buscas em baixo da água. Para isso, digite Google underwater e clique em Estou com sorte.

Google em baixo da água
Google underwater
(Foto: )

7. Blink HTML

Blink é a palavra em inglês para piscar. HTML é uma linguagem usada na informática que pode ser compreendida pelos navegadores. Ao buscar por blink HTML ou blink tag essas palavras piscam nos resultados da pesquisa.

Blink HTML em pesquisa no Google
Blink HTML
(Foto: )

> Conheça os termos mais buscados no Google em 2020

8. Bletchley Park

Durante a Segunda Guerra Mundial o Reino Unido possuía um local onde matemáticos e engenheiros trabalhavam para decifrar códigos trocados entre alemães. O lugar era chamado de Bletchley Park. O objetivo de interceptar e entender os códigos era antecipar os próximos passos dos países do Eixo na guerra.

Portanto, quem pesquisa por Bletchley Park no Google vê primeiro uma série de códigos, depois eles formam o nome do local em caracteres diferentes dos usados normalmente.

O Bletchley Park fica na Inglaterra, na cidade de Milton Keynes, e existe até hoje para visitação.

Bletchley Park em pesquisa no Google
Bletchley Park
(Foto: )

9. Recursividade

Sempre que alguma palavra é digitada errado no buscador ele corrige logo abaixo com um Você quis dizer: e a palavra correta. Porém, quando a palavra é digitada certo isso não acontece. Mas existem exceções: as palavras recursividade e recursão.

De acordo com o dicionário Michaelis, recursividade é a "propriedade daquilo que se pode repetir indefinidamente". Ou seja, o Google repete o que foi buscado.

Recursividade em pesquisa no Google
Recursividade
(Foto: )

10. Anagrama

Um anagrama é uma palavra formada a partir da reestruturação de outra, usando todas as letras uma vez. O próprio Google dá um exemplo quando se pesquisa por anagrama: ele corrige com um Você quis dizer: ama angra.

Anagrama em pesquisa no Google
Anagrama
(Foto: )

> 50 melhores filmes para assistir na Netflix

11. Cara ou coroa

Ao pesquisar por cara ou coroa no Google, ele possibilita que você sorteie uma das opções sem precisar de uma moeda física.

Cara ou coroa em pesquisa no Google
Cara ou coroa
(Foto: )

12. Roll a die

Roll a die pode ser traduzido como 'role um dado'. Digitando esse comando no Google é possível jogar dados.

Roll a die em pesquisa no Google
Roll a die
(Foto: )

13. Jogo da velha

Jogar o jogo da velha on-line pode ser mais fácil do que você imagina. Basta digitar jogo da velha no Google e pesquisar. É possível escolher entre três níveis de dificuldade: fácil, médio e impossível. Além disso, também dá para jogar contra outra pessoa.

Jogo da velha no Google
Jogo da velha
(Foto: )

14. Exercício de respiração

Está trabalhando em frente ao computador e se sentindo estressado? O Google pode ajudar. Ao pesquisar por 'exercício de respiração' ele mostra uma dinâmica para respirar conscientemente e controlar a respiração.

Exercício de respiração em pesquisa no Google
Exercício de respiração
(Foto: )

15. Sonic the Hedgehog

O personagem Sonic surgiu em uma franquia de jogos em 1991 e em 2020 ganhou um filme. Hedgehog é a palavra em inglês para ouriço, o animal que o personagem representa. Ao pesquisar por Sonic the Hedgehog no Google, nome original da franquia, o personagem aparece no lado direito da tela em posição de espera. Se clicá-lo ele gira e faz barulho.

Sonic the Hedgehog em pesquisa no Google
Sonic the Hedgehog
(Foto: )

> Sonic demorou para ganhar versão no cinema, mas valeu a pena

16. Cha-cha slide

Cha-cha slide é o nome de uma música. Quer aprender a dançar com o Google? Busque pelo nome da música e aprenda o passo a passo da dança.

Cha-cha Slide em pesquisa do Google
Cha-cha Slide
(Foto: )

17. Jogo da vida de Conway

Desenvolvido em 1970 pelo matemático John Conway, o jogo na verdade é feito apenas para ser assistido. Nele, você pode observar células se multiplicarem ou morrerem. Para "jogar" basta pesquisar por Jogo da vida de Conway no Google.

Jogo da vida de Conway em pesquisa no Google
Jogo da vida de Conway
(Foto: )

18. Webdriver Torso

Webdriver Torso é um canal do Youtube desenvolvido pelo Google com o objetivo de testar o desempenho da plataforma. Ao buscar por isso, o logotipo do Google se transforma em blocos se movendo.

Esse Easter Egg não funciona em dias em que há um Doodle, que é uma alteração no logotipo feita em datas comemorativas e para homenagear figuras históricas.

Webdriver Torso em pesquisa no Google
Webdriver Torso
(Foto: )

19. Marquee HTML

Esse é outro HTML não padrão. Ao digitar marquee HTML ou marquee tag no Google a linha que mostra o número de resultados vai rolar continuamente.

Marquee HTML em pesquisa no Google
Marquee HTML
(Foto: )

20. Epic Google

Ao digitar Epic Google e clicar me Estou com sorte, o buscador começa a aumentar de tamanho.

Epic Google
Epic Google
(Foto: )

> O que é ser "cancelado" na internet? Entenda e veja famosos que já foram cancelados

Colunistas