nsc
hora_de_sc

Internet

Conheça os termos mais buscados no Google em 2020

O coronavírus, é claro, liderou as buscas; seguido, no Brasil, por informações pelo auxílio emergencial e pelas eleições municipais

09/12/2020 - 10h04

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
O Google divide as pesquisas mais populares em categorias - como "perguntas", "personalidades", "receitas", e assim por diante
O Google divide as pesquisas mais populares em categorias - como "perguntas", "personalidades", "receitas", e assim por diante
(Foto: )

O Google liberou nesta quarta-feira (9) a lista dos termos mais buscados no site ao longo de 2020. No Brasil, seguindo uma tendência mundial, não deu outra: o coronavírus ficou em primeiro lugar.

Atrás dele, vieram as pesquisas sobre o auxílio emergencial, liberado pelo governo brasileiro durante a pandemia; sobre as eleições municipais no país; sobre as eleições nos Estados Unidos; e sobre o BBB 2020 - realizado no comecinho do ano, quando ainda mal se falava em quarentena. Outros acontecimentos que se destacaram foram o caso Mariana Ferrer, acontecido em Florianópolis; e a estreia da nota de R$ 200.

O Google divide as pesquisas mais populares em categorias - como "perguntas", "personalidades", "receitas", e assim por diante. As perguntas mais buscadas foram "quem matou Max?", a respeito do personagem da novela Avenida Brasil, reprisada pela Globo; "quem sai do BBB?" e "quem ganhou o BBB?".

Nas perguntas do tipo "o que é?", se destacaram "o que é lockdown?", "o que é quarentena?", "o que é pandemia?" e "o que é cadastro único?", além de "o que é coronavírus?".

Segundo o Google, os usuários também pesquisaram como fazer máscaras de tecido, como fazer o avatar do Facebook; e procuraram receitas principalmente de pão caseiro, brigadeiro de colher, bolo de cenoura, pão doce e pão recheado.

Com todo mundo em quarentena, buscas por novos aprendizados também bombaram: as mais populares foram aulas de violão, desenho, e dos idiomas espanhol, italiano e coreano. Outra pesquisa que se destacou foi "exercícios em casa", já que as academias passaram boa parte do ano fechadas.

As personalidades que mais apareceram nas buscas foram Donald Trump e Joe Biden, em primeiro e terceiro lugares, com o ex-ministro da saúde brasileiro Luiz Henrique Mandetta em segundo. Sérgio Moro, ex-ministro da justiça e segurança pública, e o ditador norte-coreano Kim Jong-un aparecem em quarto e quinto lugares.

Entre as personalidades que se foram em 2020, o que mais aparece nas buscas é Diego Maradona, seguido pelo comediante Tom Veiga, o jogador de basquete Kobe Bryant e a atriz Naya Rivera.

Entre os filmes, Pantera Negra foi o mais popular nas pesquisas - apesar de ter sido lançado em 2018, o longa voltou a ser muito comentado em função da morte do ator Chadwick Boseman, que interpretou o protagonista. Entre as séries, lideraram The Witcher, Cobra Kai, Anne With an E, Manifest e Elite.

Colunistas