Os governadores dos três estados do Sul do país vão mandar ao Ministério da Saúde um documento com as demandas e necessidades da região. Entre as solicitações estão equipamentos, insumos, leitos de UTI e vacinas. A definição das prioridades aconteceu em uma webconferência realizada na manhã desta terça-feira (23), que contou com a presença de Carlos Moisés, Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ratinho Jr. (Paraná).
Continua depois da publicidade
Além do repasse de demandas ao ministro Eduardo Pazuello, foi definida a criação de um grupo interestadual com os secretários de Saúde e equipes dos três estados.
— Trocamos experiências sobre as ações de cada estado. Precisamos nos unir e adotar as melhores estratégias para conter o vírus e proteger a população. Santa Catarina tem a menor taxa de letalidade do país e teve destaque nacional como uma das melhores gestões diante da pandemia. Mas precisamos do apoio de todos para frear o aumento dos casos da Covid-19. O momento pede união e solidariedade — destacou o governador Carlos Moisés.
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Conforme adiantado pelo colunista do NSC Total, Ânderson Silva, na tarde desta terça-feira (23), Moisés se reúne com prefeitos das maiores cidades do Estado para discussão de medidas contra o avanço do vírus.
Continua depois da publicidade
SC vive momento delicado
Santa Catarina enfrenta um momento delicado em relação à pandemia. A última atualização do mapa de risco mostrou que das 16 regiões, apenas uma não está em nível gravíssimo. Este é o pior cenário desde 23 de dezembro de 2020, quando todo o mapa de risco estava em vermelho.
> Novos decretos devem impor restrição de horários e redução de circulação em SC
O distanciamento social, recomendado para evitar a disseminação do vírus, também preocupa. Na última sexta-feira (19), a taxa de isolamento no Estado ficou em 29%. O número é o mais baixo desde os 28,9% registrados em 11 de março de 2020, véspera da confirmação dos primeiros casos em SC.
> Mulher de 41 anos morre por Covid em casa nos braços de marido e filhos em Florianópolis
O governo também suspendeu as cirurgias eletivas em hospitais públicos e privados. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (22). A medida vale para todas as unidades de internação que dispõem de UTI, intermediários ou clínicos, para tratamento das complicações relacionadas à infecção pelo novo coronavírus.
Leia mais:
Pescador encontra carro submerso com corpo dentro em rio no Litoral de SC
Cobra-coral é encontrada em quintal de casa no Oeste de SC
Motorista que atropelou adolescente em Joinville estaria acima do limite de velocidade, diz polícia