Com as mudanças climáticas e todas as transformações que o meio ambiente vem sofrendo, a preservação e a sustentabilidade vem recebendo cada vez mais atenção da sociedade e também das empresas. E, quando o assunto é cuidado com a natureza, Florianópolis é uma das capitais brasileiras que mais se destaca: de acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a capital catarinense ocupa o terceiro lugar entre as 26 capitais estaduais.
Continua depois da publicidade
Visando contribuir ainda mais com a agenda sustentável e engajar estabelecimentos comerciais nesse movimento está o projeto Recicla Beleza, iniciativa pioneira no Sul do país que será lançada em breve na Grande Florianópolis. Criado pela empresa Preserva Logística Ambiental, o projeto é um dos primeiros a atuar diretamente no segmento de beleza no Brasil e busca incentivar a reciclagem de resíduos em salões da região, oferecendo suporte completo, com treinamentos para as equipes, além de recipientes para o descarte correto para os estabelecimentos que querem tornar sua atuação mais sustentável e reduzir impactos ambientais.
Embasado nos princípios e objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, do Código Estadual de Meio Ambiente, da Política Municipal de Saneamento Ambiental e do Projeto Florianópolis Capital Lixo Zero, o Recicla Beleza busca evitar o descarte incorreto de resíduos no meio ambiente e fomentar os processos de reciclagem, a educação ambiental, a geração de fonte de renda aos trabalhadores do setor e a responsabilidade compartilhada sobre o ciclo de vida dos produtos.
Como vai funcionar
O material será coletado semanalmente pelo projeto e direcionado para a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR), entidade formada por cerca de 50 famílias que trabalham com a triagem e reciclagem de resíduos em Florianópolis. O valor obtido pela venda dos resíduos é destinado 100% à associação, fomentando a economia local e contribuindo com as famílias que fazem parte da ACMR.
O veículo de coleta utilizado é movido a combustível fóssil, mas, para compensar o carbono emitido, o projeto fará doações de 50 mudas nativas da mata atlântica para a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) anualmente.
Continua depois da publicidade
Além disso, todo o processo de coleta realizado pelo Recicla Beleza é possível de ser rastreado, o que faz com que a empresa parceira consiga comprovar para os clientes que o estabelecimento faz o processo de reciclagem corretamente. Ainda, a cada seis meses, a Preserva Logística Ambiental emitirá um certificado com o total de resíduos coletados no estabelecimento, atestando a colaboração do salão com a redução do impacto ao meio ambiente.
Beleza sustentável
De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil é o segundo país que mais cresce no setor de beleza, o terceiro maior em produtos de beleza no geral, e informações do censo de 2010 apontavam que já existiam cerca de 3000 cabeleireiros e empresas do setor de beleza só no município de Florianópolis.
O engenheiro sanitarista e ambiental e sócio da Preserva Logística Ambiental, Arthur Sobral, explica que, assim como a maior parte dos setores de serviços e indústrias, o segmento de beleza também gera inúmeros resíduos como resultado de suas atividades.
— Cada procedimento que utiliza um produto específico, ou até mesmo um copo de água descartável que seja servido a um cliente, vira resíduo. Temos algumas estimativas baseadas em planos de gerenciamento de resíduos elaborados por nós, e a quantidade de resíduos pode variar de um a dois quilos por dia para um estabelecimento pequeno e até quatro a cinco quilos para estabelecimentos maiores. Essa geração varia também conforme a data e o dia da semana. Algumas datas comemorativas, por exemplo, fomentam maiores serviços dos estabelecimentos e um boom de resíduos é gerado — explica o engenheiro.
Continua depois da publicidade
Segundo o especialista, existem várias maneiras de se tornar uma empresa mais sustentável, desde a reutilização de água das chuvas até a adoção de energia limpa.
— No quesito de resíduos, pode-se evitar a geração dos mesmos, além de reciclar os que forem gerados. Os efluentes gerados nos processos de lavação e nas instalações sanitárias podem ser corretamente tratados ou destinados corretamente a sistemas de coleta de esgoto, quando presentes. A água da chuva pode ser reaproveitada para reuso em lavação de áreas, também pode-se fazer uso de painéis solares para a geração de energia elétrica — exemplifica.
> SC tem as melhores praias do Brasil?
Além disso, o engenheiro ambiental destaca que os estabelecimentos do setor de beleza podem focar em uso de produtos fabricados de maneira mais sustentável ou que sejam compostos quimicamente de maneira menos agressiva ao meio ambiente. Entre os materiais coletados estão plástico, papel, vidro e metal e, segundo Arthur, os salões de beleza geram resíduos tanto nos procedimentos quanto no atendimento ao clientes:
— Embalagens de produtos de beleza de plástico dos mais variados tipos, embalagens metálicas, tampas plásticas, copos descartáveis, embalagens secundárias de papel e papelão, garrafas pet, e recipientes de vidro. Nesta etapa do projeto, o foco são os resíduos recicláveis, mas a ideia é que possamos abranger outras maneiras de tornar o estabelecimento mais sustentável.
Continua depois da publicidade
Mais do que uma bandeira
Segundo Arthur, o principal impacto deixado pelas empresas que aderirem ao projeto é o comprometimento com o apoio às famílias que vivem da reciclagem e ao fomento de processos que minimizem os impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, é uma oportunidade para vincular o estabelecimento a uma agenda sustentável, algo cada vez mais valorizado pelos consumidores.
— A ideia é trabalhar a conscientização dos proprietários e das equipes dos estabelecimentos para que, caso ainda não haja a devida preocupação, se atentem a essas questões. Afinal, só temos este planeta, e devemos nos preocupar com a atual e com as futuras gerações.
Acesse o site www.preserva.net.br e faça parte do movimento Recicla Beleza!
Leia também
Conheça 3 soluções da NSC para vender mais em Santa Catarina
Moradora de São Bento do Sul realiza sonho de comprar chácara com prêmio da Trimania