O homem que foi preso em flagrante por maus-tratos após abandonar um cachorro de três meses no Aeroporto Internacional de Florianópolis, na última quarta-feira (20), foi solto após a audiência de custódia, confirmou a Polícia Civil ao g1 SC.
Continua depois da publicidade
— Ele foi preso em flagrante no dia. Após a lavratura do auto de prisão, ele foi encaminhado para a carceragem da Polícia Civil do Distrito Federal — detalhou o delegado Jonatas Silva, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais da Polícia Civil do Distrito Federal, onde o homem foi detido.
A soltura ocorreu no dia seguinte à prisão, na quinta-feira (21). O nome do homem não foi divulgado, e o g1 não conseguiu contato com a defesa dele.
Relembre o crime
O abandono do animal foi registrado por câmeras de segurança do estacionamento do aeroporto. Nas imagens, é possível ver o homem com uma caixa de transporte com o animal dentro, caminhando pelo local.
Depois, o vídeo flagra ele indo até a lateral de um carro estacionado, onde deixa a caixa e uma bolsa no chão, e sai andando. Após o abandono, ele seguiu viagem para Brasília. Lá, ele foi detido por suspeita de maus-tratos por abandono, crime com pena de até cinco anos de reclusão.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo do momento do abandono
A polícia informou que o homem havia sido impedido de embarcar com o animal porque a caixa de transporte não atendia aos requisitos da empresa. Na ocasião, um funcionário do aeroporto ofereceu a remarcação gratuita do voo, para que o passageiro pudesse ajustar a caixa de transporte. O homem recusou a proposta.
— Ele alegou que precisou deixar o animal lá porque teria vendido todas as suas coisas e ia trabalhar no dia seguinte, que tinha uma proposta de emprego lá em Manaus, para onde ele estava indo — informou o delegado.
O cachorrinho foi resgatado e adotado pelo funcionário da concessionária que opera o terminal de passageiros de Florianópolis. O nome dado ao bichinho foi “Zurich”, em homenagem ao Aeroporto de Florianópolis, que é da empresa Zurich Airport.
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia também
Jardineiro que matou idosa com picareta é condenado a prisão: “Crime bárbaro”
Colisão entre moto e vaca deixa duas pessoas feridas no interior de SC
Trabalhador sofre choque elétrico, cai em piscina no Oeste de SC