Em um momento emocionante, a toninha que foi resgatada com sinais de afogamento no último mês em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi devolvida ao mar. A equipe que cuidou da Diva, como foi carinhosamente chamada, realizou a soltura na manhã desta quarta-feira (1º). O animal estava em reabilitação desde 15 de setembro, quando foi encontrado na praia por uma moradora. 

Continua depois da publicidade

Nos últimos 16 dias, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela Univille no Litoral Norte do Estado (Trecho 5), se dedicou à reabilitação da toninha. A soltura, inclusive, marca uma data especial para os pesquisadores, pois acontece no Dia Internacional da Toninha.

Depois de duas semanas de tratamento intensivo, que mobilizou profissionais de várias instituições nacionais e internacionais, o animal apresentou melhora significativa no quadro clínico. Assim, a toninha fêmea juvenil foi considerada apta ao retorno à vida livre.

Antes de ser solta, a toninha “Diva” recebeu uma marcação (nicks) da nadadeira dorsal para futuros avistamentos e identificação do indivíduo, de acordo com a equipe do PMP-BS. O animal já apresentava excelente natação e se alimentava sozinho. Além disso, os exames clínicos evidenciaram a melhora da saúde do animal.

Como foi a volta ao mar

Na manhã desta quarta-feira (1º), a equipe do projeto precisou se despedir da Diva. A toninha foi solta na Enseada, em São Francisco do Sul, uma praia de águas calmas. Os vídeos registrados no momento do retorno ao mar mostram os cuidados instantes antes da soltura. 

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo

A reabilitação das toninhas segue o protocolo da Aliança para Conservação da Toninha (Alliance for Franciscana Dolphin Conservation Research, Rescue, and Rehabilitation – AFCR3) coordenada pela The National Marine Mammal Foundation, YAQU PACHA, Dolphin Quest e Nuremberg Zoo.

— Atender um cetáceo vivo representa uma tarefa de imensa complexidade. (…) Cada progresso alcançado no tratamento da Diva foi celebrado com entusiasmo por todos os envolvidos, simbolizando a dedicação e a esperança que motivam essa missão — destaca Jenyffer Vierheller Vieira, coordenadora do PMP-BS/Univille.

Ainda, a profissional destaca a importância da dedicação e do trabalho da equipe do projeto que, por 16 dias, forneceu todos os cuidados necessários à recuperação da Toninha. 

—  O êxito deste atendimento é fruto da união de esforços, do conhecimento técnico, das habilidades de inúmeros profissionais e, sobretudo, do compromisso com a conservação das toninhas —  finaliza Jenyffer.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do processo de reabilitação

A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Joinville ganha novo prédio, segundo mais alto, com “apês” que custam até R$ 2,3 milhões

Franquia de alimentação saudável com milhões de clientes anuncia fim da rede em Joinville