nsc
dc

Tecnologia

Inovação: gestão do negócio depende de paciência, persistência e tolerância

As empresas atualmente precisam ser ágeis, e o mais importante, ter o melhor custo e qualidade

13/07/2021 - 05h56

Compartilhe

Por Redação NSC
monitor, tecnologia
A informação precisa ser de fácil acesso, ser precisa e que possa ser analisada de forma mais prática, trazendo resultados
(Foto: )

O mundo atual nos trouxe a necessidade de inovar, de buscar agilidade, coisas diferentes, mercados e nichos que tragam inovação. Devido à correria do dia a dia, tudo precisa ser simples e rápido, tanto quando se fala em processos como em informações. Não se pode perder tempo em busca de dados para uma possível alteração, negociação ou tomada de decisão. A informação precisa ser de fácil acesso, ser precisa e que possa ser analisada de forma mais prática, trazendo resultados.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Quando falamos em inovação, já pensamos em tecnologia, hoje muito utilizada para ajudar na melhoria dentro das empresas e negócios, podendo ser utilizado em processos industriais e administrativos. As empresas atualmente precisam ser ágeis, e o mais importante, ter o melhor custo e qualidade.

O uso da tecnologia já se faz normal dentro dos processos, é preciso analisar o negócio como um todo, identificar os gargalos e os pontos de melhoria. A melhoria contínua é uma metodologia muita aplicada dentro dos processos, além do uso de softwares, existem também diversas ferramentas que podem ser aplicadas neste intuito, o mais importante é a identificação dos pontos de melhoria e aplicação das ações, sempre alinhadas com a estratégia da empresa. 

> Setor de tecnologia de SC vai abrir 5,2 mil vagas e busca apoio do governo para mais qualificação

Neste caminho, uma das dificuldades encontradas para as mudanças trazidas pela tecnologia e inovação, são as pessoas e a própria cultura da empresa. O comprometimento de todos para a implantação de inovações e mudanças demandam pessoas engajadas com o objetivo da empresa e que não sejam resistentes às mudanças. 

É importante que os gestores comuniquem os colaboradores antes de qualquer mudança para promover o engajamento. Altas doses de paciência, persistência e tolerância a erros por parte da gestão também permitirá que as empresas sejam inovadoras, capazes de transformar pessoas e negócios pela cultura e, ainda tornarem-se mais eficaz.

*Por Malvina Juliane Ribeiro - Agente Local de Inovação do Sebrae/SC.

Leia também

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Colunistas