nsc
dc

HENRIQUE BILBAO

Inteligência artificial mais próxima do que você imagina

Atualmente já existem diversas atividades e dispositivos da nossa rotina que são influenciados por sistemas ligados à I.A

18/12/2020 - 18h20

Compartilhe

Por Tech SC
Inteligência artificial
A inteligência artificial não é o futuro, é o agora
(Foto: )

Henrique Bilbao
Henrique Bilbao
(Foto: )

Você já deve ter visto alguns artigos por aí falando sobre a inteligência artificial e como toda a sua tecnologia irá revolucionar o nosso futuro de uma maneira inimaginável, não é mesmo? Embora o futuro prometa - e muito - a ideia hoje é irmos direto ao ponto.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> Conheça o Grupo de Inteligência Artificial em Santa Catarina

Ao mesmo tempo em que vemos muitos falarem de I.A. em um contexto ainda distante, como se fosse algo que estaria longe de acontecer na prática, hoje já temos muitas coisas acontecendo que envolvem o uso da inteligência artificial sem nem nos darmos conta. Vamos saber mais sobre?

O ano da inteligência artificial

Na série do YouTube Originals, lançada em dezembro de 2019, "The Age o A.I." (que no Brasil ganhou o nome de A Era da Inteligência Artificial), o tema é abordado com o objetivo de apontar como a tecnologia avança a cada dia que passa e que, atualmente, deixou de ter algo que vemos exclusivamente em filmes de ficção científica e que estão cada vez mais presente em nossa vida cotidiana.

Narrada pelo ator Robert Downey Jr., The Age of A.I. fala sobre como o desenvolvimento de robôs cada vez mais semelhantes à aparência e comportamento humano, veículos autônomos e muitas outras criações advindas da tecnologia são um grande divisor de águas em nossa vida. As aplicações realmente são muitas, a I.A. tem contribuído em estudos e testes para a realização de transmissões de frequências entre a Terra e outros planetas, de modo que possamos encontrar vida inteligente em outros planetas do sistema solar.

No futuro? Não, no agora!

> Chatbots se tornam acessíveis e adaptáveis para qualquer negócio

A inteligência artificial na nossa rotina

Atualmente já existem diversas atividades e dispositivos da nossa rotina que são influenciados por sistemas ligados à inteligência artificial, mesmo que isso ocorra de maneira imperceptível. 

Olha só:

Assistentes virtuais como a Siri (iPhone), Cortana (Windows), Alexa (Amazon) que nos auxiliam em tarefas como, por exemplo, acompanhamento de condições climáticas, controle de luz e som em smart home, agenda e calendário, buscas na internet, entre outras funções;

Smart TVs que possuem controle remoto com comando de voz;

Próteses cibernéticas que utilizam a I.A. para se adaptar melhor a pessoas com membro amputados;

Guias de geolocalização como Google Maps e Waze;

Recomendação de produtos que possam ser do interesse do usuário, presente em milhares de plataformas de e-commerce.

Reconhecimento e menção automática de amigos nas imagens publicadas no Facebook;

Utilização de reconhecimento visual para auxiliar na detecção do câncer de mama, ou ainda ajudar a verificar problemas de saúde através da análise das imagens dos olhos das pessoas.

E muito mais (mesmo!)

> O impacto da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente

> O lado obscuro da Inteligência Artificial

É só o começo

A inteligência artificial tem ganhado cada dia mais destaque, mas ainda estamos no começo da transformação. À medida que desenvolvedores da área de tecnologia começam a ampliar seus campos de estudos e grandes players do mercado fornecerem soluções acessíveis ao consumidor, dispositivos inteligentes se tornarão parte comum do nosso dia a dia.

> Covid-19: como I.A. esta ajudando no mundo a respeito

Gostou? Tem algum item que está presente na sua rotina que envolva I.A. e não citei aqui? Deixe nos comentários :)

Colunistas