nsc
    dc

    Tecnologia

    Internet das coisas se populariza e o controle da casa fica na palma das mãos em SC

    Ligar a TV, a cafeteria e apagar as luzes usando apenas o comando de voz do celular. A cena futurista se tornará realidade em breve para muitos catarinenses, com a popularização das casas inteligentes

    17/04/2021 - 14h00

    Compartilhe

    Eduarda
    Por Eduarda Demeneck
    casa-inteligente-iot-condominio-popular-lages-1
    Aparelhos e equipamentos serão gerenciados através do celular
    (Foto: )

    Ligar a TV, a cafeteria, ouvir música e apagar uma luz sem precisar sair do lugar, usando apenas os comandos do celular. Casas e apartamentos ganham vida através da tecnologia chamada de “Casa Inteligente”. Como o próprio nome diz, é como se a casa entendesse o que o dono quer e fizesse as vontades dele. Essa tecnologia tão futurista já é realidade em Santa Catarina. E para quem pensa que é só nas grandes cidades se engana. Em Lages, município localizado na Serra Catarinense, interior do Estado, a 229 quilômetros da capital, um condomínio popular com essa finalidade está sendo construído.

    > Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

    O residencial está sendo construído no bairro Guarujá. No total, serão 160 apartamentos distribuídos em oito torres, todos com essa tecnologia embarcada, a famosa moradia smart home ou “casas inteligentes”. Os apartamentos serão equipados com interruptores inteligentes, smart controle universal, smart lâmpada, wi-fi, smart plug wi-fi e smart câmera 360 °. A intensão é proporcionar uma experiência diferente aos moradores.

    > Mercado de SC aceita pagamento com rosto; entenda como funciona

    – Na prática, um morador poderá dar comandos de voz ou utilizar o celular para criar automações no apartamento. Por exemplo: ao chegar em casa e dar um comando para acender as luzes, ligar a TV, tocar uma música e ligar a cafeteira tudo de uma vez! Isso é só o começo. Conforme o morador vai criando familiaridade com o sistema, ele mesmo pode criar novas rotinas de automação, personalizando a própria experiência – explica José Ricardo Tobias, porta-voz da empresa responsável pela tecnologia. 

    > Internet das coisas e as mudanças em nossas vidas

    casa-inteligente-iot-condominio-popular-lages-2
    Condomínio em construção em Lages, com previsão de entrega no final de 2022, terá uma série de equipamentos inteligentes
    (Foto: )

    Essa experiência tem se tornado acessível ao bolso do consumidor. Em Lages, os apartamentos vendidos com essa tecnologia atendem famílias com renda mensal de R$2 mil. 

    – É uma tendência que tem alcance nacional, tanto nas capitais, quanto em cidades do interior. Outra prova da acessibilidade da tecnologia é que tem sido adotada por pessoas que vivem em apartamentos e casas de todos os padrões, não ficando restrita ao tamanho do imóvel, localidade ou renda do morador – comenta Tobias.   

    A procura por esse novo jeito de morar tem chamado atenção das famílias. Mais de 80 unidades foram vendidas em seis dias na Serra Catarinense, resultado do acesso fácil ao crédito. Vanessa Silva de Liz está no grupo de compradores. Ela mora com o marido e a filha. A tecnologia chamou atenção do casal, que conseguiu realizar o sonho de comprar a casa própria. Agora a expectativa é para vivenciar toda essa experiência. A previsão é que os apartamentos cheios de tecnologias sejam entregues em dezembro de 2022. 

    – Vi a divulgação da venda, gostamos tanto que já encaminhei a documentação no dia seguinte. Com dois dias o vendedor me informou que estava aprovado, fiquei sem acreditar, pois já havíamos tentado por vezes realizar o sonho da casa própria e não era possível, muita burocracia e muitas taxas. A ansiedade está grande. E depois de saber que será uma casa inteligente, a expectativa é maior ainda – diz Vanessa. 

    Leia também:

    > Como a inteligência artificial é aplicada nos serviços de streaming

    > Catarinense cria app para vender alimentos sem agrotóxicos

    > Setor de tecnologia domina lista das melhores empresas para trabalhar em SC

    Colunistas