O Governo do Estado divulgou que mais uma morte foi registrada em Joinville por coronavírus. Ela tinha 65 anos e morreu no Hospital São José na noite de quarta-feira (8). Ela tinha duas doenças preexistentes, que se agravam com o Covid-19: insuficiência renal crônica e hipertensão. Com esta, Joinville perdeu 51 moradores para a doença entre 30 de março, data em que ocorreu a primeira morte de um joinvilense, e 8 de julho. É o maior número do Estado — Itajaí registra o mesmo número.
Continua depois da publicidade
> Confira os detalhes do avanço do coronavírus em SC em um mapa interativo
De acordo com os dados da Secretaria do Estado de Saúde, Joinville diagnosticou 3.213 pessoas com coronavírus. O número divulgado pela prefeitura municipal é maior devido ao horário de inclusão dos dados no sistema estadual. Ao todo, já foram realizados 24.459 exames. Destes, 4.371 ainda estão aguardando resultado. A partir deste sábado (11), a cidade terá um novo pacote de medidas restritivas como forma de conter o contágio.
Assista: idosa força entrada em shopping de Joinville: “eu vou almoçar aqui”
Continua depois da publicidade
Nesta sexta-feira, 101 estavam internadas nos hospitais de Joinville e 1.225 moradores estavam em isolamento domiciliar, todas com testes positivos para Covid-19. A rede pública de Joinville possui 57 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 e, no fim da tarde, havia apenas uma vaga no Hospital São José e uma vaga no Hospital Regional.
Há pacientes de Joinville que foram encaminhados para internação em UTI exclusiva de Covid-19 em Jaraguá do Sul após a ocupação na rede pública chegar a 100%. Na noite de quinta-feira (9), a ocupação de Jaraguá do Sul também atingiu seu limite.
A rede privada de Joinville possui 34 vagas exclusivas para pacientes com Coronavírus: 5 no Hospital Geral (que na noite de sexta-feira não tinha nenhum paciente internado); 19 no Hospital Dona Helena, com 10 leitos ocupados; e 10 vagas na Unimed, com 9 pacientes internados.
O total de leitos de enfermaria soma 156, entre rede pública e particular, e 101 estavam ocupados (65%) nesta sexta-feira — destes, 51 ainda estavam aguardado o resultado do teste para confirmar se estão infectados.
Continua depois da publicidade
> Confira os detalhes do avanço do coronavírus em SC em um mapa interativo
Maioria dos infectados tem entre 30 e 40 anos
No perfil dos infectados, a maior parte está na faixa entre 30 e 40 anos, com 966 pessoas, seguido da faixa 40 a 50 anos, com 845 e a de 20 a 30 anos, com 621 pessoas. A faixa mais crítica, acima dos 60 anos, conta com 372 pessoas, porém a mortalidade nesta faixa é maior, com 37 pessoas que perderam a vida.

> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC