nsc
an

Futuro

Joinville tem três planos para terreno onde prédio será demolido, às margens do rio Cachoeira

Propostas estão em estudo pela prefeitura, mas definições serão tomadas apenas depois da demolição

05/09/2021 - 09h46

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Edifício Nove de Março
Edifício Nove de Março fica às margens do rio Cachoeira
(Foto: )

A prefeitura de Joinville estuda três planos para o terreno onde hoje está situado o prédio que será comprado e demolido pelo município, às margens do rio Cachoeira. As propostas estão sendo analisadas, mas a definição sobre o futuro será tomada apenas depois da conclusão da aquisição do imóvel.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Popularmente conhecido como "prédio verde", o Edifício Nove de Março fica na esquina da rua de mesmo nome com a avenida Dr. Paulo Medeiros (Beira-rio). Na quinta-feira (2), o prefeito Adriano Silva assinou os Decretos de Utilidade Pública relacionados com os imóveis.

Com a publicação dos documentos, a prefeitura dará andamento no processo de avaliação de cada um dos 12 apartamentos e da sala comercial. Em seguida, os imóveis serão comprados pelo município e os moradores deixarão o local para que a estrutura seja demolida.

Na prefeitura há três estudos sobre o que pode ser feito no local. Uma das opções é a construção de uma nova ponte ao lado da já existente ou até mesmo um alargamento da atual para melhorar a mobilidade da região.

Outra alternativa seria o alargamento do rio, o que já é previsto no Plano Diretor de Drenagem Urbana. Seria necessário avaliar qual a melhor solução, como a construção de um muro de contenção ou o desassoreamento, por exemplo.

Já a terceira proposta é criar um parque linear no terreno hoje ocupado pelo prédio, com requalificação do local, criação de paisagismo e arborização, além da prioridade para pedestres e ciclistas. Seria uma etapa do projeto de criação de um parque linear entre a prefeitura e o Moinho, que foi comprado pela Fiesc.

No momento, o município estuda as três propostas para avaliar qual delas podem ser colocadas em prática. Há possibilidade de que todas seja executadas, caso exista a possibilidade técnica e financeira. No entanto, ainda não há definições de projetos ou recursos para que elas sejam executadas.

Leia também:

Suspeito de roubo milionário é preso pela Polícia Civil em Joinville

Prefeitura de Joinville vai comprar e demolir prédio às margens do rio Cachoeira

Dono de restaurante detalha incêndio em Pirabeiraba: “20 anos de história em cinzas”

Joinville tem novo modelo de cobrança da conta de água; veja o que muda

Joinville vai permitir pagamentos de impostos no crédito, débito e PIX

Mansão de Joinville reúne gamers com milhões de seguidores

Colunistas