nsc
hora_de_sc

Vai encarar?

De Ilha dos bonecos a colina das cruzes: os lugares mais assustadores do Brasil e do mundo

Viajar para conhecer destinos assustadores é o desejo de milhares de turistas ao redor do mundo

24/11/2021 - 12h59

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Chernobyl, local de um dos desastres nucleares mais devastadores da história é um dos destinos assustadores
Chernobyl, local de um dos desastres nucleares mais devastadores da história é um dos destinos assustadores
(Foto: )

O que move uma pessoa a planejar uma viagem a um dos lugares assustadores do mundo? Curiosidade, desejo de protagonizar uma aventura ou simplesmente para reviver histórias de terror contadas em livros ou no cinema motivam estes viajantes.

> Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Já faz um bom tempo que os destinos assustadores entraram na lista de opções das agências de viagens. O intuito é atender um público ávido por lendas, mistérios que envolvem casas macabras e cemitérios com fantasmas. Tudo isso acaba despertando curiosidade e, claro, também vários arrepios.

A partir de agora você vai saber quais são os destinos assustadores do mundo e do Brasil. Não faltam atrações para quem não se sente incomodado. Pelo contrário, adora os calafrios de pavor e de pânico.

Destinos assustadores pelo mundo

  • Colina das Cruzes, Lituânia
  • Porta para o inferno, Turquemenistão
  • Castelo Cachtice, Eslováquia
  • Floresta de Aokigahara, Japão
  • Catacumbas dos Capuchinhos, Itália
  • Castelo de Charleville, Irlanda
  • ​​Zona de exclusão de Chernobyl, Ucrânia
  • Castelo da Boa Esperança, África do Sul
  • Cidade dos Bonecos, Japão
  • Ossuário de Sedlec, República Tcheca
  • Centrália, Estados Unidos
  • Casa de Lizzie Borden, Estados Unidos
  • Eastern State Penitentiary, Estados Unidos
  • Casa de Morgan, Índia
  • Caixões suspensos, Filipinas
  • Ilha das Bonecas, México
  • Cemitério de Highgate, Inglaterra
  • Catacumbas de Paris, França
  • Castelo do Drácula, Romênia
  • Raynham Hall, Inglaterra

Eastern State, presídio da Pensilvânia é considerado um dos locais mais assombrados dos Estados Unidos
Eastern State, presídio da Pensilvânia é considerado um dos locais mais assombrados dos Estados Unidos
(Foto: )

> Relembre animais encontrados em alimentos e bebidas

Colina das Cruzes, Lituânia

Por quase dois séculos, milhares de cruzes e outros ícones religiosos foram colocados em uma encosta, mas a sua origem permanece um mistério.

Porta para o inferno, Turquemenistão

Fenda cheia de chamas que parece um portal para o submundo. Embora as origens deste poço ainda não sejam conhecidas, os cientistas incendiaram-no intencionalmente para queimar gases nocivos que emanavam do seu núcleo.

Castelo Cachtice, Eslováquia

Um dos locais usados no clássico filme de terror Nosferatu, a história assombrada deste castelo estende-se para além do grande das telas do cinema. As paredes decrépitas da estrutura já foram o lar da condessa Isabel Báthory, uma assassina em série bem conhecida no mundo todo.

Floresta de Aokigahara, Japão

Essa floresta está associada aos espíritos dos mortos da literatura e folclore japoneses. É conhecida como "a floresta dos suicidas". Por isso, foram colocadas placas no início de algumas trilhas para informar telefones de assistência aos aventureiros.

Catacumbas dos Capuchinhos, Itália

As múmias de mais de 2000 indivíduos estão nas catacumbas do monastério siciliano, muitas delas vestidas de modo que refletisse o posto que ocupavam em vida.

Inicialmente reservado exclusivamente aos oficiais religiosos, esse costume depois se estendeu aos nobres e às famílias dos ricos benfeitores. A jovem Rosália Lombardo, a "Bela Adormecida", também está sepultada nas Catacumbas dos Capuchinhos.

Castelo de Charleville, Irlanda

Considerado um dos locais mais assombrados da Europa, acredita-se que muitas das aparições frequentem este ambiente. O mais conhecido é o espírito de uma menina chamada Harriet, que teve um fim trágico num acidente em uma das escadarias principais do castelo.

​​Zona de exclusão de Chernobyl, Ucrânia

Neste local ocorreu um dos desastres nucleares mais devastadores da história. As vizinhanças desertas da zona de exclusão de Chernobyl mostram a sinistra visão da vida que se interrompeu. Embora os baixos níveis de radiação permitam a visitação no local em rotas sancionadas, a maior parte da zona de exclusão continua com acesso proibido.

> Entenda as diferenças entre cobra-coral-verdadeira e falsa

Castelo da Boa Esperança, África do Sul

A fortaleza construída pelos colonizadores holandeses no século 17 foi também o ambiente de cruéis punições e execuções. Isso resultou em diversos relatos de aparições de fantasmas nos dias de hoje.

Cidade dos Bonecos, Japão

Logo após a população da cidade ter sido reduzida para apenas 35 habitantes, o artista local Tsukimi Ayano criou bonecos de pessoas em tamanho real para substituir os moradores que haviam morrido ou se mudado. Agora, os mais de 350 bonecos que habitam Nagoro são uma atração ímpar para os turistas que gostam de coisas sinistras e assustadoras.

Ossuário de Sedlec, República Tcheca

Um dos locais mais visitados da República Tcheca, o Ossuário de Sedlec abriga esqueletos de cerca de 70 mil pessoas. As partes de muitos deles são utilizadas para decorar artisticamente o interior da estrutura.

Centrália, Estados Unidos

Este distrito da Pensilvânia transformou-se em uma cidade-fantasma moderna depois do incêndio de uma mina de carvão subterrânea, que continua em chamas desde a década de 1960. As casas abandonadas e as estradas esburacadas com massas de fumaça deixam ainda mais sinistro o ambiente do local.

Casa de Lizzie Borden, Estados Unidos

Em agosto de 1892, Andrew e Abby Borden foram encontrados assassinados nessa casa, em Massachusetts. Embora a filha Lizzie tenha sido considerada a principal suspeita, posteriormente, foi absolvida, e ninguém foi responsabilizado pelas mortes. No local, funciona até hoje, uma hospedaria. Ela oferece quarto e café da manhã a hóspedes de coragem, que queiram dormir nos mesmos quartos onde os Bordens dormiam.

> 10 melhores filmes de terror para ver na Netflix

Eastern State Penitentiary, Estados Unidos

Fechada em 1971, as celas e os corredores desse presídio da Pensilvânia são considerados um dos locais mais assombrados dos Estados Unidos. Durante o outono, em reconhecimento à sua reputação, a penitenciária se transforma numa casa mal-assombrada.

> Cobras mais perigosas e assustadoras encontradas em SC

Casa de Morgan, Índia

Vista como uma casa mal assombrada pela antiga dona, essa mansão colonial britânica é mantida atualmente como hotel aberto aos corajosos viajantes da região de Kalimpong, na Índia.

Caixões suspensos, Filipinas

Integrantes da tribo Igorot têm a intenção de deixar seus falecidos mais próximos do céu. Por isso, deixam os caixões com seus mortos suspensos nas paredes de penhascos, na província montanhosa de Sagada.

Ilha das Bonecas, México

Penduradas originalmente para espantar o espírito de uma criança afogada, as bonecas são desde então uma atração popular para os bravos turistas que conseguem encarar esse passeio. As bonecas, abandonadas em diferentes estágios de deterioração, ficam suspensas em árvores por toda a ilha do Lago Xochimilco, no México.

Cemitério de Highgate, Inglaterra

O ponto alto desse cemitério de influências vitorianas e egípcias continua sendo o West Cemetery, coberto de vegetação. Nesse espaço há um labirinto de caminhos, que levam até um anel de tumbas, coberto por um imponente cedro.

Catacumbas de Paris, França

Os ossos de mais de seis milhões de pessoas estão nos túneis cavernosos, no subterrâneo da capital francesa. Muitos desses restos mortais são empilhados em formatos elaborados ao longo das catacumbas, visíveis aos turistas que desejam explorar o submundo parisiense. Essas catacumbas foram criadas para desafogar os superlotados cemitérios da cidade.

Castelo do Drácula, Romênia

Construído no século 13, o Castelo do Drácula é um dos pontos turísticos mais importantes da Romênia. Esse local já serviu como base militar para o Príncipe Vlad Tepe, o governador de Valáquia que tratava seus desafetos de maneira cruel, com degolações das vítimas. Quem visita o castelo do vampiro mais famoso do mundo diz ouvir gritos dos calabouços e avistar vultos que passeiam pelos jardins.

Raynham Hall, Inglaterra

A Dama de Marrom é um dos principais fantasmas que assombram o Raynham Hall, local que serviu de lar para a família Townshend por várias gerações. A lenda desse lugar mal assombrado inglês é tão conhecida que já foi capturada por um fotógrafo e se tornou uma das fotografias mais famosas do universo paranormal.

> 10 melhores filmes de terror para ver na Netflix

Destinos assustadores no Brasil

O Brasil também possui destinos assustadores. Lugares serviram de palco para acontecimentos bizarros, que ajudaram a reforçar lendas urbanas locais, o que torna os destinos ainda mais apavorantes. Confira alguns deles:

  • Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ)
  • A Emparedada da Rua Nova, Recife (PE)
  • Fazenda de Carandaí, BR 040, Km 137 de Belo Horizonte (MG)
  • Teatro Amazonas: Manaus (AM)
  • Mercado Modelo, Salvador (BA)
  • Fazenda Capão Bonito, estrada de Sidrolândia (MS)

No Mercado Modelo de Salvador, comerciantes afirmam escutar pedidos de socorro vindos do subsolo
No Mercado Modelo de Salvador, comerciantes afirmam escutar pedidos de socorro vindos do subsolo
(Foto: )

> Melhores filmes de terror brasileiros de todos os tempos

Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ)

No fim do século 19, uma menina órfã morava nesse local. Ela era cuidada pelo advogado da família, que a torturava e a mantinha trancada na torre. Cansada dessa vida, a garota se suicidou. Há uma lenda que diz ser possível ouvir risadas infantis e barulhos estranhos, além das aparições de vultos.

A Emparedada da Rua Nova, Recife (PE)

No casarão da Rua Nova, uma mulher foi emparedada viva a mando de seu próprio pai, um comerciante rico. Ela foi cimentada dentro de um banheiro da casa após engravidar do amante de sua própria mãe. Depois do crime, o comerciante fugiu para Portugal. Muitas pessoas dizem ouvir gemidos abafados, passos e sentir sensações estranhas ao passar na fachada do local. Também há quem tenha visto o espírito da mulher.

Fazenda de Carandaí, BR-040, Km 137 de Belo Horizonte (MG)

Durante o período escravocrata, um homem cruel residia na Fazenda de Carandaí, interior de Minas Gerais. Um dia, ele levou ao açoite uma mulher que, antes de morrer, lhe rogou uma praga, afirmando que sua fazenda sucumbiria. Há relatos de que o espírito dela ficou preso na casa e se manifesta por meio de ruídos. Também é possível ouvir gritos, pedidos de ajuda, chicotes estalando e cana sendo produzida devido às almas que foram maltratadas no local.

Teatro Amazonas: Manaus (AM)

Pessoas flutuando, vultos, tábuas rangendo e correntes de ar muito frias. São eventos paranormais presenciados por funcionários do teatro Amazonas, um dos pontos turísticos de Manaus. Além disso, vigias e cuidadores já afirmaram ter escutado risadas e vozes de pessoas vindo de camarins e camarotes.

Mercado Modelo, Salvador (BA)

Quando os clientes vão embora, os trabalhadores e comerciantes do local afirmam escutar pedidos de socorro vindos do subsolo do mercado. Há uma lenda que, antigamente, mantinham-se pessoas escravizadas que eram trancadas, torturadas e mortas.

Fazenda Capão Bonito, estrada de Sidrolândia (MS)

Na metade da década de 1930, uma mulher se suicidou na Fazenda Capão Bonito, em Mato Grosso do Sul. Desde essa época, fazendeiros próximos ao local afirmam que situações inusitadas ocorrem. São relatos de objetos flutuando e panelas caindo no chão. Isso sem contar as portas se mexendo sozinhas sem nenhum sinal de ventania.

Você também pode querer ler

Cobra píton amarela é venenosa? Descubra tudo sobre a espécie

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

10 animais curiosos e estranhos do fundo do mar

Colunistas