nsc
an

Luto

Mãe de jovem que morreu em cachoeira de Joinville define filha: "Amada por todos"

Estudante estava acompanhada da família quando caiu de uma altura de aproximadamente 50 metros

19/01/2022 - 09h46

Compartilhe

Sabrina
Por Sabrina Quariniri
Carolina
Por Carolina Fernandes
Jovem morreu no último sábado, na região do Rio da Prata
Jovem morreu no último sábado, na região do Rio da Prata
(Foto: )

Passados quatro dias da morte de Letícia Budal, de 20 anos, a mãe da jovem busca forças para enfrentar a perda da filha. A estudante morreu no último sábado (15), quando caiu de uma altura de aproxidamente 50 metros dentro de uma cachoeira em um acampamento recreativo de Joinville. A mulher conversou com o g1

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Rosemeri Silva Budal, assim como amigos e colegas de faculdade, definiu a menina como uma pessoa especial, que encantava por onde passava. 

— Ela era muito amada por todos, família, amigos. [Era] Muito especial — disse Rosemeri Silva Budal ao g1. 

Letícia estava acompanhada da família quando aconteceu o acidente. A morte foi constatada ainda no sábado por socorristas que foram até o local, mas, devido a região ser de difícil acesso, ao escurecer, as buscas foram retomadas no dia seguinte. 

Foram mais de dez horas de operação para o resgate ao corpo, além de mais de 40 profissionais empenhados nas buscas, entre voluntários dos bombeiros e do Grupo de Resgate em Montanha. O helicóptero Águia da Polícia Militar também participou da ação. 

Conforme apurado pelo g1, a morte de Letícia é investigada pela 6ª Delegacia de Polícia de Joinville. De acordo com a Polícia Civil, o inquérito vai ser instaurado assim que os laudos periciais e demais diligências preliminares ficarem prontos.

Cachoeira interditada

Após o acidente, os proprietários do Recanto Nascentes Divinas, onde fica a cachoeira em que a jovem morreu, decidiram por interditar o local, região do Rio da Prata, por tempo indeterminado. A decisão foi publicada nas redes sociais.

Segundo Eliane Hamann, dona do estabelecimento, existem placas de sinalização durante o percurso que avisam sobre os perigos do local, como a altura íngreme e as pedras escorregadias. Porém, a tragédia fez com o recanto repensasse a manutenção das atividades.

De acordo com Eliane, o recanto não tem condições de oferecer um guia para a trilha, já que são poucas pessoas que se aventuram no percurso de aproximadamente 1h20, entre ida e volta.

EXCLUSIVO: Prefeitura de Joinville lança edital para construção da ponte da Aubé

Há cinco anos, o GRM foi chamado para auxiliar nas buscas de homem que desapareceu enquanto fazia a mesma trilha que Letícia fez no Recanto das Nascente Divinas.

O resgate foi considerado de alto risco e envolveu vários profissionais. O homem foi encontrado pelos agentes em um dos “degraus” da mesma cachoeira, já sem vida.

Imagens de drone mostram percurso de cachoeira

Imagens de um drone utilizado pelo GRM durante o percurso de resgate ao corpo de Letícia mostram local da cachoeira em que a jovem escorregou. A gravação inicia próximo ao chão e faz o caminho inverso da queda, onde a equipe de resgate se instalou, e sobe em direção ao ponto de onde a jovem teria caído, na borda da trilha.

 No vídeo é possível ver o caminho sinuoso da cachoeira, além das pedras e vegetação: 

A suspeita, segundo Robertson Christhopher Lach, que faz parte da equipe operacional do resgate, é de que ela tenha se aproximado da borda da trilha para tentar ver a cachoeira, tenha escorregado e desaparecido na água.

— Nesta trilha, não dá pra ver a cachoeira de cima e, provavelmente, ela tentou chegar mais perto e, como lá tem muitas pedras lisas, ela pode ter escorregado e caído da altura de 50 metros — explica.

Leia também

Menino morto com coice de cavalo em Joinville era apaixonado por animais

Morre Jair Matias, o Laranja, símbolo do Carnaval de Joinville

Aumento de 22% na conta de água em São Francisco do Sul vai parar na Justiça

Onda de assassinatos em São Francisco do Sul provoca operação das polícias em SC

Colunistas