
Coronavírus
Enquanto Daniel foi levado para outro estado, Margarida segue intubada na UPA do município
Ao lado da mãe, Daniel Pergoraro de 34 anos aguardou por um leito de UTI em Chapecó por sete dias. Os dois foram infectados pela Covid-19, internados e intubados na UPA do município. Na quarta-feira (3), o filho finalmente conseguiu a vaga num hospital do Espírito Santo. Enquanto isso, Margarida Pergoraro, 70 anos, ainda espera na unidade de pronto-atendimento.
— Ele entubou lá na UPA, naquela UTI provisória. Ele estava no lado da mãe dele. Ele acompanhou ela quando estava lá no oxigênio e ele foi entubado antes, ela foi entubada na segunda-feira (1º). Ela está reagindo bem, mas precisa de um leito também — conta a esposa Eliane Schmitz Pegoraro.
Quando a Eliane soube que o marido seria transferido de Chapecó para o Espírito Santo, ficou angustiada. O caminhoneiro se tornou o primeiro catarinense levado ao estado capixaba.
— No primeiro momento que o médico falou eu até fiquei bem angustiada porque é um lugar longe. A gente fica com o coração na mão, só que é o melhor para ele neste momento. Ele precisava muito de um leito de UTI — lembra.
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
A transferência foi feita pelo Arcanjo 2 do Corpo de Bombeiros Militar. A aeronave partiu de Florianópolis para o Oeste. Após buscar Daniel, o voo partiu em direção ao Espírito Santo.
O morador de Chapecó foi internado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra, localizado na região metropolitana da capital Vitória. A unidade ofereceu 16 leitos ao governo de SC. Até a manhã desta sexta-feira (5), apenas mais uma transferência havia sido realizada.
> Opinião: Lockdown em SC é necessário e urgente
Segundo a esposa, Daniel começou a sentir os sintomas no dia 20 de fevereiro. A evolução da doença foi rápida. Ele foi levado à UPA, onde foi intubado e permaneceu até a transferência. Durante o período de incerteza, Eliane conta que rezava para que surgisse um leito de UTI. Momentos antes do embarque, ela conseguiu encontrar o marido.
— Eu falei para ele que eu e a minha filha estávamos bem, que era para ele ficar bem e voltar logo para a casa — recorda.
> Entrevista de André Motta à Globonews retrata uma SC que não existe
Após a chegada, a mulher passou a receber boletins diários sobre a saúde de Daniel. Segundo ela, ele teve uma melhora na saúde, mas segue intubado na UTI. Já Margarida tem um quadro delicado e segue intubada, conta a nora. A família recebe informações sobre ela todos os dias pelos médicos da UPA.
Chapecó vive um colapso no sistema de saúde com lotação em hospitais e filas para conseguir leitos de UTI. O município já confirmou 26.546 casos e 319 óbitos pela Covid-19 desde o início da pandemia.
Leia mais:
Idosa morre por Covid-19 e duas filhas permanecem intubadas na UTI
Internado com Covid-19, candidato a prefeito de Blumenau nas Eleições 2020 desabafa: "Fui um idiota"
Ciclone no mar mantém o tempo instável nesta sexta-feira em SC