nsc
hora_de_sc

No Estilo

Maquiagem e penteados para Festa Junina

Veja dicas para brilhar nas comemorações de São João

22/06/2022 - 09h41

Compartilhe

Por Redação NSC
Dicas para arrasar na festa caipira
Dicas para arrasar na festa caipira
(Foto: )

Quando chega a temporada das festas juninas, logo vem à mente as comidas típicas, danças, música e brincadeiras que fazem parte da tradição dessa festa que atrai pessoas de todas as faixas etárias. É hora também de começar a preparar as vestimentas, maquiagem e penteado para brilhar na festa caipira.

> Receba notícias do DC via Telegram

Mas você sabe como surgiu uma das celebrações mais tradicionais do nosso país? A Festa Junina, também chamada de Festa de São João ou quadrilha, é uma junção de tradições indígenas e europeias que acontece desde o século XVII. Muito popular na Europa, naquela época, a festa foi se intensificando no Brasil aos poucos. Agora, a Festa Junina é muito popular entre os brasileiros, sendo a segunda maior comemoração do ano no país, perdendo apenas para o Carnaval.

> Dicas de decoração para festa junina moderna

Para te inspirar, preparamos algumas dicas fáceis de maquiagens de Festa Junina para toda a família se caracterizar e aproveitar a festa.

Dicas de maquiagem para Festa Junina

Maquiagem de Festa Junina para mulheres

Assim como acontece com a maioria dos looks, as opções de roupas, maquiagens e penteados juninos para as mulheres são maiores e bem variadas.

Confira um passo a passo de maquiagem para Festa Junina para quem gosta de um visual junino mais clássico e prático.

Blush

Blush rosa é a cor mais usada na maquiagem de festa junina
Blush rosa é a cor mais usada na maquiagem de festa junina
(Foto: )

Antes de aplicar o blush, prepare a pele com protetor solar, primer, base e corretivo. Depois, é só começar a aplicar o blush, de preferência, na cor rosa, cremoso ou em pó, sobre as maçãs do rosto.

Aplique-o fazendo movimentos circulares, desenhando um círculo rosado de cada lado das bochechas. Não precisa economizar no blush, já que a ideia é deixar o rosto bem marcado. Se você não gosta de maquiagem carregada, é só usar um blush bem clarinho e fazer uma cobertura mais suave.

A intensidade da cor pode ser feita de acordo com a preferência de cada pessoa. Na maquiagem para Festa Junina, tanto um blush bem intenso quanto um suave, são escolhas certas.

Sardas

Para desenhar as sardas, você vai precisar de um delineador ou lápis de olho preto. Faça as ‘pintinhas’ sobre o blush aplicado. Seja qual for o tamanho das sardas, faça todas elas de tamanhos proporcionais.

Sombras

Para uma maquiagem simples, a sombra também pode ser passada de forma tradicional, usando apenas uma cor.

Batom

O batom vermelho é um clássico das festas juninas e combina bem com todos os tipos de maquiagem. Você pode passá-lo da forma tradicional ou com um desenho mais elaborado, tipo a boca da boneca Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Na hora de escolher o batom, prefira aqueles do tipo longa duração e que não borrem. Tem batons, por exemplo, que duram cerca de 17 horas e são à prova d’água e suor.

> Festa Junina no Beto Carrero agita o litoral no mês de junho e julho

Outras opções de maquiagem

Fogueira nos olhos

Que tal desenhar uma fogueira nos olhos? Não é tão difícil quanto parece. Para fazer isso, você vai precisar de um pincel bem fino e uma sombra úmida para desenhar as chamas na pálpebra. Depois de praticar bastante, o resultado vai ser um visual bem diferente.

Sardas com corações

Ao invés de fazer os típicos ‘pontinhos’ pretos na bochecha, imitando sardas, você pode inovar desenhando coraçõezinhos de várias cores. Para fazer o desenho sem borrar e criar uma maquiagem de Festa Junina bem fofa, o lápis de boca vermelho é uma boa opção.

> Festa Junina 2022: eventos presenciais voltam após dois anos e movimentam calendário em SC

Maquiagem de Festa Junina para homens

A maquiagem ajuda a caracterizar ainda mais o look junino dos homens – camisa xadrez, lenço no pescoço e calça remendada - ou as mulheres que querem se fantasiar de homem.

O lápis de olho é o principal item da maquiagem de Festa Junina para homens, sendo usado normalmente para fazer uma monocelha, pintando o espaço entre as sobrancelhas; para desenhar costeleta, bigode, barba ou cavanhaque; e pintar o dente da frente.

Maquiagem de Festa Junina para crianças

A Festa Junina atrai toda a família, principalmente as crianças. Para caracterizá-las, além dos trajes caipiras, dá para incrementar o visual com uma maquiagem simples seguindo, por exemplo, nossas dicas a seguir.

Meninas

A maquiagem de Festa Junina para meninas pode ser feita da mesma forma que a clássica de adulto: blush rosado nas bochechas, sombra, ‘pintinhas’ na bochecha, batom e dente pintado de preto. Você pode usar a criatividade e substituir as ‘pintinhas’ por bandeirinhas, borboletinhas ou coraçõezinhos.

Meninos

Nos meninos, a maquiagem de Festa Junina também pode ser igual à maquiagem dos homens. Com um lápis de olho preto dá pra fazer toda a make.

Tanto para meninos quanto para meninas, as ‘pintinhas’ podem ser substituídas por outros desenhos de acordo com os gostos da criança, como bandeirinhas, coraçõezinhos, fogueira, ou desenhos mais elaborados, de personagens de animação, por exemplo.

> Beto Carrero vai mudar de nome? Postagem do parque gera reações nas redes sociais

Penteados para Festa Junina

Chapéu com tranças complementam o visual das meninas
Chapéu com tranças complementam o visual das meninas
(Foto: )

Os penteados complementam o look da Festa Junina, com rabo de cavalo, trança, maria-chiquinha, além de acessórios como chapéus e fitas de cetim.

Os homens também podem fazer penteados diferentes, que podem ser fixados com a ajuda de gel para cabelo, ou usar um chapéu de palha.

Dicas de maquiagem e cabelo para Festa Junina moderna

Olho esfumado dá um visual moderno ao look
Olho esfumado dá um visual moderno ao look
(Foto: )

Quem quer deixar a maquiagem de Festa Junina mais clássica e simples de lado e inovar no visual com cores mais modernas e estilosas, pode criar um visual mais elegante, suave, romântico ou artístico.

Use e abuse das cores e desenhos diferentes na maquiagem de Festa Junina, criando looks, como olho esfumado colorido (tons quentes, como o laranja e o vermelho, ajudam a destacar bastante os olhos, por lembrarem as cores da fogueira) ou preto, delineado (simples ou de gatinho) e sombras escuras e cintilantes. O clássico batom vermelho pode ser substituído por tons mais escuros ou cores nude.

O iluminador também pode dar um toque especial à produção, deixando o visual mais natural e com muito brilho.

Os melhores horários para postar no Instagram

Leia também

Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Colunistas