A previsão do tempo em Santa Catarina aponta para a chegada do frio mais cedo neste ano, devido a incidência do fenômeno meteorológico La Niña. E, assim, os principais itens de vestuário da estação, como casacos, cardigans e gorros, começam a aparecer nas lojas.
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> Confecção de artigos de vestuário e têxteis passa por reinvenção durante a pandemia
As tendências de outono/inverno de 2021 para a moda masculina remetem a peças que possam ser utilizadas tanto no dia-a-dia no trabalho quanto em casa. As coleções já começaram a ser desenvolvidas com o pensamento de que a pandemia está longe de acabar. As combinações buscaram aliar o conforto à sofisticação e as marcas apostam ainda em looks clássicos de sair para eventos sociais com tecidos mais aconchegantes.
Peças de alfaiataria com tecidos como cashmere e formas soltas foram vistas na semana de moda masculina italiana, que tradicionalmente acontece de forma presencial no início do ano em Milão, mas que foi realizada 100% virtual devido à pandemia. As texturas de veludos e pelúcias, assim como tricô em suéteres com golas altas e casacos extremamente volumosos, remetem ao tato, experiência que será valorizada nessa estação.
Na forma, fluidez e adaptabilidade. Tonalidades inusitadas, com cores vibrantes, também foram destaque das grandes marcas, dando um toque de otimismo. O amarelo, escolhido como cor do ano da Pantone para 2021, aparece em diferentes materiais e saturações. As cores mais neutras e sutis, como bege/nude e cinza, dominaram as passarelas.
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Já a WGSN Trend Team, ou World Global Style Network, que reúne um time global de especialistas em tendências, coloca a “A.I Aqua”, um tom de azul médio, como cor essencial para 2021. O tom moderno e vanguardista, sendo a entidade, remete à tecnologia e poderia ser utilizado na moda conceitual e também na esportiva.
A atenção maior para queixo e pescoço, colocada como insight para este ano, foi apresentada nas passarelas dos desfiles internacionais pelo uso de golas grandes e altas cobrindo essas áreas. A equipe também destaca o apelo às inovações digitais e sustentáveis nas inspirações das marcas.
Mudança no comportamento com a pandemia reflete nas coleções deste ano
A tradução do novo tipo de comportamento – necessário com o isolamento social e os cuidados com a pandemia – para o mundo da moda do homem moderno foi vista também em coleções brasileiras. A tendência é de looks sofisticados, mas com textura confortável , assim como nas coleções européias, que poderiam também ser utilizados em momentos de reclusão.
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A empresa têxtil catarinense Colisão, com sede em Indaial, no Vale do Itajaí, buscou em uma mistura entre o real e o virtual para o outono/inverno 2021, na coleção Explore the Horizon. Segundo Maikon José Bonetti, que é estilista e coordenador de desenvolvimento da Colisão, o foco foi nos moods Hi Future e Landscape, com efeitos de tecnologia e inovação.
A marca também apostou no conforto, mas criou peças funcionais com pegada utilitária, estampas 3D, metalizados e cores vibrantes que transmitem essa tendência. Tudo isso pensando que a quarentena uniu a rotina de trabalho com o local de descanso.
— Hoje, todos os produtos são pensados principalmente no conforto. Com o aumento do número de pessoas que trabalham em modo home office, esses produtos conquistaram maior busca e aceitação. Mas, ao mesmo tempo, eles precisam estar alinhados com o universo externo. A roupa “de casa” precisa ser fashion para que você possa fazer uma reunião online ou até mesmo ir a algum evento, se necessário — reforça o estilista da marca catarinense.
Nas cores, a coleção da empresa de vestuário do Vale do Itajaí buscou tons mais neutros e sóbrios, que estão sempre em alta, com variações de cinza e looks totalmente escuros. No entanto, também trouxe pontos de destaque às cores, de forma mais sutil, com verdes escuros. Ainda, utilizou o contraste de roupas em preto com um casaco vibrante na cor amarelo Pantone 2021. O branco, que apareceu muito nos desfiles internacionais, é opção em casacos versáteis e confortáveis da Colisão.
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— Nos tecidos, uma aposta que vem dando certo são os corta-ventos, que usam materiais sintéticos. Eles são leves, uma ótima opção para completar um look esportivo nos dias mais frios. Outra linha, criada há quatro anos, é a de produtos fitness, onde os tecidos possuem proteção UV e anti bacteriana, trazendo conforto e funcionalidade, o que se encaixa perfeitamente no momento que vivemos. E na malharia tradicional, temos a mistura de cores básicas com detalhes em neon, que fazem a diferença – completa Bonetti.
Quer saber mais sobre moda masculina e sobre as principais tendências da coleção outono/inverno da Colisão? Acesse o site e acompanhe a marca de vestuário nas redes sociais.
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