A enxurrada que atingiu o bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis, completa um ano nesta terça-feira (25). O rompimento da uma lagoa de tratamento de esgoto atingiu pelo menos 35 imóveis, que tiveram que ser reconstruídos. Até hoje, a Casan trabalha para reparar os danos causados pelo acidente e moradores relembraram momentos de terror.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A Servidão Manoel Luiz Duarte fica abaixo da lagoa rompida, e foi a área mais atingida. Na rua, ao menos seis veículos ficaram completamente submersos e dezenas de moradores tiveram prejuízos.

De acordo com a Associação dos Moradores da Lagoa da Conceição (Amola), a enxurrada poluiu a água da lagoa. Em uma carta aberta, os moradores pediram para se reunir com prefeitura, Casan e demais órgãos para discutir soluções para o saneamento.

“Depois disso [acidente], a Lagoa nunca mais foi a mesma. Uma cor marrom tomou conta da nossa água. Enfrentamos a agonia e a morte de peixes, moluscos e crustáceos com a hipóxia. De forma simplificada, a poluição consome o oxigênio que falta para os animais”, disse a carta. 

Continua depois da publicidade

> Casan nega que sabia do risco de vazamento da Lagoa da Conceição

A prefeitura afirmou que não recebeu o documento.

Como estão moradores após acidente

Quase todas as casas da da Servidão Luiz Manoel Duarte foram reconstruídas em um ano. O clima é diferente, e os moradores, que não esquecem do dia em que tudo aconteceu, se dizem aliviados e mais seguros. 

A construção de um muro de contenção, começada há cerca de um mês, aumentou a confiança da comunidade. Serão sete metros de altura que prometem evitar qualquer outra tragédia. Segundo a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) o prazo da obra é abril, mas pretende deixar pronto antes, até final de fevereiro.

> Famílias receberão indenização de R$ 10 mil após rompimento de lagoa da Casan em Florianópolis

Edson de Moraes é morador da região atingida e lembra detalhes do dia que teve que se salvar e resgatar a esposa.

— 5h45, [a água] veio por cima, estourou tudo, veio varrendo, derrubando casas, varreu, me jogou lá nos fundos da casa. A minha esposa, aos prantos, gritando, eu tive que voltar contra a força da água, correnteza e consegui resgatá-la — recordou.

Continua depois da publicidade

O morador Ubirajara Camargo Junior perdeu no acidente uma pousada que tinha na região.

— Desespero total. Porque foi muito rápido. Um copo você enche, ele começa a transbordar. Esse copo virou e a água veio toda de uma vez. Eu e minha família inteira achamos que íamos morrer — afirmou Ubirajara.

Os moradores fazem tratamento psicológico, custeado pela Casan, para tentar superar a tragédia. Segundo a Companhia, 95% dos processos de indenização foram concluídos e quatro ainda estão sendo negociados.

— A gente está fazendo trabalho psicológico com os moradores locais. Foi uma solicitação deles também, então a Casan vem contribuindo desta forma. Comunicação, a Casan está sempre comunicando os moradores do que está acontecendo ali — afirmou a presidente da companhia, Roberta Maas dos Anjos.

Relembre a enxurrada em fotos

Criança é resgatada pelos bombeiros na Lagoa da Conceição
Criança é resgatada pelos bombeiros na Lagoa da Conceição – (Foto: Diogenes Pandini/Arquivo/NSC)
Alagamento na Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Alagamento na Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis – (Foto: Defesa Civil/Divulgação)
Moradores da Servidão Manoel Luiz Duarte precisaram de auxilio dos bombeiros de Florianópolis para deixar o local
Moradores da Servidão Manoel Luiz Duarte precisaram de auxilio dos bombeiros de Florianópolis para deixar o local – (Foto: Diogenes Pandini/Arquivo/NSC)
Qualidade da água pode ter ficado comprometida e ameaçar animais e plantas
Qualidade da água pode ter ficado comprometida e ameaçar animais e plantas – (Foto: Paulo Horta/ arquivo pessoal)
Animais também foram resgatados pelos bombeiros em Florianópolis, após enxurrada atingir bairro
Animais também foram resgatados pelos bombeiros em Florianópolis, após enxurrada atingir bairro – (Foto: Diogenes Pandini/Arquivo/NSC)
Imagem aérea mostra casas alagadas na Lagoa da Conceição em Florianópolis
Imagem aérea mostra casas alagadas na Lagoa da Conceição em Florianópolis – (Foto: Corpo de Bombeiros, Divulgação)
Imagem aérea mostra ruas atingidas pelo na Lagoa da Conceição em Florianópolis
Imagem aérea mostra ruas atingidas pelo na Lagoa da Conceição em Florianópolis – (Foto: Corpo de Bombeiros, Divulgação)

Soluções para esgoto que afetou água da Lagoa ainda são discutidas

Um grupo técnico passou a se reunir semanalmente para pensar em soluções para recuperação ambiental em fevereiro de 2021. A equipe é formada por representantes da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Continua depois da publicidade

Em abril, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) emitiu um plano com as exigências para a recuperação ambiental da Lagoa da Conceição.

> Rompimento de lagoa em Florianópolis pode ameaçar animais e plantas, diz pesquisador

Em novembro de 2021, o cumprimento das medidas foi cobrado pelo Ministério Público Federal (MPF), que solicitou informações da Casan e do grupo técnico. O documento questionou a mortandade de peixes, e pediu a comprovação do que foi feito de fato pra reduzir os danos causados ao ecossistema da comunidade.

A resposta veio em dezembro, em um parecer técnico que afirma que a Casan monitora mensalmente os parâmetros da água em diversos pontos, e que busca alternativas viáveis e eficazes pra melhoria da qualidade da água. Segundo o documento, a compania já iniciou o processo de implantação de um sistema terciário de tratamento dos efluentes. O texto ainda cita que novas alternativas para armazenar os fluentes são estudadas pela Floram.

Leia também

Forte temporal atinge Pinhalzinho e causa estragos na cidade; veja fotos

Continua depois da publicidade

Onda de calor em SC teve ovo frito no asfalto, “banho” em torcida e outras curiosidades

“Escola será a última a fechar e a 1ª a abrir”, garante secretário da Educação de SC