nsc
dc

Luto

Morre Mário Lanznaster, presidente da Aurora Alimentos

Empresário faleceu na madrugada deste domingo (18), aos 80 anos, em Chapecó

18/10/2020 - 08h22 - Atualizada em: 18/10/2020 - 11h00

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos desde 2007 e estava em seu quarto mandato
Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos desde 2007 e estava em seu quarto mandato
(Foto: )

Morreu em Chapecó o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster. Ele tinha 80 anos e faleceu às 4h23 deste domingo (18) no Hospital Unimed. Líder de destaque no cooperativismo brasileiro nas últimas décadas, o catarinense tinha um quadro delicado de saúde desde 2018, em razão de um tumor no fígado. Mesmo assim, trabalhou até o último dia 11, quando foi internado.

> Mário Lanznaster, um visionário do cooperativismo e do agronegócio

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos desde 2007 e estava em seu quarto mandato. Antes, presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa, de 1997 a 2009. Ele nasceu em 30 de junho de 1940, no município de Presidente Getúlio (SC).

O velório vai acontecer no Ginásio de Esportes da unidade Frigorífico Aurora Chapecó II (FACH II), na Rua Antônio Morandini, no Bairro SAIC, em Chapecó, a partir das 12h deste domingo (18).

> Presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster se tornou executivo sem abandonar as origens do campo

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, decretou luto oficial de três dias. 

Em nota, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) manifestou pesar pelo falecimento de Mário Lanznaster e destacou o papel do empresário que transformou a Aurora em uma das mais importantes empresas do agronegócio catarinense. Leia a nota na íntegra:

"A Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) manifesta seu Pesar pelo falecimento do Sr. Mario Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, ocorrido nesta data em Chapecó/SC. Sob sua liderança, a Aurora transformou-se numa das mais importantes empresas do agronegócio catarinense e brasileiro, destacando-se como um dos principais fornecedores dos supermercados do país. Deixa a todos um legado irrepreensível na vida pessoal e na liderança e promoção do cooperativismo. Nossas condolências à família, direção e colaboradores da Aurora.

Associação Catarinense de Supermercados (Acats)."

> Prefeito de Florianópolis Gean Loureiro continuará internado, diz hospital

Chapecoense lamenta morte de empresário

A Chapecoense também lamentou o falecimento do empresário. Em comunicado, o Verdão do Oeste destacou a "incansável dedicação, ao longo da vida, à valorização do agronegócio e, principalmente, do cooperativismo". Diz ainda o comunicado:

"Desde 2007, a marca da Aurora vem sendo protagonista nos mantos alviverdes, muito pela crença de Lanznaster no potencial do clube e pela confiança no trabalho desempenhado por todos os envolvidos. O apoio ao clube da cidade, sempre reconhecido e valorizado, foi especialmente lembrado em julho de 2018, quando Mário Lanznaster deu o nome ao Troféu entregue às equipes participantes do amistoso entre Chapecoense e San Lorenzo.

Diante disso, pode-se afirmar que Mário Lanznaster deixa, como legado e grande lição, a noção da importância de valorizar e se orgulhar das próprias raízes e de sempre lembrar que mesmo que possamos ser bons sozinhos, seremos ainda melhores se cooperarmos uns com os outros. Por sempre ter feito tanto por Chapecó e por todos os chapecoenses, a Associação Chapecoense de Futebol - através da sua diretoria - exalta o sentimento de mais profundo pesar, mas, além disso, de extrema gratidão. O clube deseja força aos familiares para que possam enfrentar a triste perda."

Leia também

Causa da morte da ex-ginasta Ana Paula Scheffer, que teve passagem por SC, ainda é incerta

> Foto divulgada por Felipe Neto em postagem sobre Florianópolis foi tirada em Campo Grande

Pandemia mata 8 médicos em SC e afasta mais de 900 do trabalho

Conheça cinco alimentos que ajudam a prevenir o câncer de intestino

Colunistas