nsc
dc

FRIO EM SC

Neve em SC: flocos começam a cair na Serra; veja vídeos

Fenômeno já aconteceu em pelo menos 12 cidades; previsão é de que neve caia no Estado até o amanhecer de quinta-feira (29)

28/07/2021 - 16h47 - Atualizada em: 28/07/2021 - 23h12

Compartilhe

Por Luana Amorim
Em São Joaquim, flocos foram registrados durante a tarde desta quarta-feira (28)
Em São Joaquim, flocos foram registrados durante a tarde desta quarta-feira (28)
(Foto: )

A neve começou a cair na Serra catarinense nesta quarta-feira (28). Os primeiros flocos foram registrados à tarde e seguiram à noite, com mais intensidade. Entre as cidades de SC que registraram neve, segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, estão São Joaquim, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, São José do Cerrito, Curitibanos, Lages, Bom Retiro, Campos Novos, Palmeira, Painel e Rio Rufino.

> "Nunca passei tanto frio", diz turista ao registrar neve na Serra de SC

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Com a queda dos primeiros flocos, se confirma a previsão de neve para a região serrana. Ainda de acordo com Puchalski, há chances de que o fenômeno volte a se repetir até o amanhecer de quinta-feira (29), na Serra e no Meio-Oeste.

Já durante a manhã de quinta, o ar fica seco e não há mais previsão de neve em Santa Catarina durante a atual onda de frio.

> Já nevou em SC e segue a janela para nevar até quinta-feira bem cedo

Confira imagens de flocos de neve em São Joaquim na tarde desta quarta:

Durante a noite desta quarta, o fenômeno foi registrado em São José do Cerrito, também na Serra catarinense. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais. 

Neve também foi registrada pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) no posto da SC-390, em Bom Jardim da Serra. Assista ao vídeo:

A previsão de frio histórico fez a procura por hotéis e pousadas aumentar. Em Urubici, por exemplo, os cerca de 6 mil leitos estão ocupados para os próximos dias e, com isso, moradores estão abrindo suas casas para receber visitantes. A orientação é para que as pessoas só visitem a Serra depois de terem reserva em hotéis ou pousadas. 

Por causa do movimento intenso, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária também vão intensificar as fiscalizações por conta da pandemia. Estabelecimentos e pontos turísticos serão vistoriados. Além disso, há o risco de congelamento nos acessos aos morros das Torres, em Urupema, e da Igreja, em Urubici. A atenção precisa ser redobrada.

> Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

> Neve em Santa Catarina: quando acontece

Turistas em Urupema aguardando a chegada da Neve
Turistas em Urupema aguardando a chegada da Neve
(Foto: )

Outra preocupação é com as pessoas em situação de rua. As maiores cidades do Estado mobilizaram estruturas para o acolhimento e abrigo dessas pessoas nos dias em que as mínimas podem superar recordes históricos. 

Além de Santa Catarina, a neve também caiu no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Moradores da cidade de Bagé flagraram o fenômeno em vídeo. 

Leia também:

Quarta-feira começa com frio abaixo de 0°C e pode terminar com neve em SC

Neve chega ao RS e moradora brinca: "Olha o chão branquinho"

Chuva, neve, geada, frio intenso: mudanças começam aos poucos em SC

Larvas são encontradas na boca de idosa levada ao médico em Itapema; polícia vai investigar

Colunistas