nsc
dc

REFORÇO NO CASACO

Temperaturas em SC despencam na quarta com onda de frio extremo; veja previsão

Florianópolis e outras cidades do Litoral de SC podem registrar 0°C nesta semana, enquanto a Serra chega a -10°C

27/07/2021 - 18h10 - Atualizada em: 27/07/2021 - 21h49

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Urupema, na Serra de SC, pode amanhecer com -3°C nesta quarta e -7° na sexta
Urupema, na Serra de SC, pode amanhecer com -3°C nesta quarta e -7° na sexta
(Foto: )

O ar cortante dos dias mais frios vai fazer companhia aos catarinenses nesta semana a partir desta terça-feira (27) à noite, quando as temperaturas começam a despencar em todo o Estado. A recomendação é reforçar os cobertores já para o amanhecer da quarta-feira (28), quando os termômetros podem marcar -6°C na Serra de SC e chegar a 4°C na Grande Florianópolis (confira a previsão abaixo).

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

O frio extremo, que pode classificar o inverno de 2021 como um dos mais rigorosos da história de SC, no entanto, está previsto para a próxima sexta-feira (30). Até lá, o Estado vai conviver com chances de geada, chuva congelada e neve para algumas regiões, conforme a previsão do tempo.

Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, as temperaturas vão de 2°C a 5°C até quinta (29), na maior parte do Estado, até chegar próximo de 0°C no Litoral e -10°C na Serra de SC, na sexta. Já no fim de semana, o ar gélido começa a dar uma trégua e as temperaturas voltam a subir gradativamente.

- A menor temperatura de ar polar deve acontecer na sexta-feira ao amanhecer. No fim de semana ainda vai ter frio, mas como vai aumentar a nebulosidade, principalmente no domingo, a temperatura já não baixa tanto ao amanhecer. Dá para dizer que o fim de semana ainda é frio, mas aquele frio mais comum - explica Puchalski.

> Vai nevar no Cambirela? Entenda a previsão de frio para a Grande Florianópolis

> Quando acaba o inverno de SC em 2021?

Por que faz tanto frio em SC neste ano?

O frio extremo que chega a Santa Catarina vem da Antártica, onde há uma formação de gelo muito grande e, neste inverno, segundo Leandro Puchalski, até acima do padrão. Naquela região, como se sabe, há um frio muito intenso. E ele chega a SC por meio de uma espécie de corredor.

- A gente está com frio muito forte naquela região e os ventos em altitude estão abrindo uma espécie de corredor entre polo e a parte Sul aqui do Brasil, o que facilita que essas massas de ar polar mais fortes avancem - explica. 

> Cidades da Serra de SC se preparam para a chegada do frio intenso

Previsão para os próximos dias

Quarta-feira

O ar polar derruba as temperaturas já ao amanhecer desta quarta-feira, com previsão de frio mais intenso na Serra e no Meio-Oeste e menos rigoroso no Norte do Estado, se comparado às demais regiões. Há possibilidade de neve para Serra e o Meio-Oeste entre a tarde e a noite.

Serra: - 4°C a -6°C

Meio-Oeste: -1°C a 1°C

Oeste: 0°C a 2°C

Sul: 2°C a 4°C

Vale do Itajái (especialmente Alto Vale): 3° a 5°C 

Litoral: 4°C a 6°C

Norte: 6°C a 8°C

Quinta-feira

A quinta-feira amanhece bastante gelada e com temperatura negativa no Oeste, Meio-Oeste, na Serra e no Planalto Norte. As temperaturas devem ficar entre 2°C a 5°C na maior parte do Estado, o que inclui o Litoral. 

De acordo com previsão da Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramento do tempo em SC, o dia será encoberto por nuvens e terá possibilidade de chuviscos isolados no Planalto Sul e no Meio-Oeste. 

Ainda há possibilidade de neve ou chuva congelada para a manhã de quinta-feira nas regiões da Serra e do Meio-Oeste. Nas demais regiões, o céu começa encoberto pela manhã, mas melhora ao longo do dia. 

Sexta-feira

A sexta-feira deve agradar quem espera por um frio histórico, mas será o dia mais difícil para os mais vulneráveis e para quem não gosta de temperaturas negativas. A previsão para o amanhecer é de até -10°C na Serra e de 0°C no Litoral. 

Deve ocorrer formação de geada em cidades do Meio-Oeste aos Planaltos e em áreas altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Não há possibilidade de neve para o dia mais gelado do ano até então. 

Sábado

No sábado as temperaturas voltam a subir, aos poucos, embora tenha previsão de geada ainda para o Planalto Sul.

> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina

Saiba tudo sobre o recorde de frio em SC e as nevascas históricas no vídeo

Leia também

Forte ar polar pode trazer neve e marcas históricas de frio em SC

Puchalski fala da onda de frio intenso em SC em live no NSC Total

Veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada

​​Relembre a neve em Santa Catarina com fotos

Neve em Minas Gerais? Entenda o fenômeno que mudou a paisagem de cidades mineiras

Colunistas