nsc
dc

AUMENTO DE CASOS

Nova variante do coronavírus: Vigilância Sanitária não descarta casos em Chapecó

No Oeste, foi observado rápido aumento no número de casos, agravamento nos estados de saúde e sintomas mais fortes em jovens

11/02/2021 - 13h25

Compartilhe

Maria Eduarda
Por Maria Eduarda Dalponte
Nova variante do coronavírus pode estar agravando a situação do Oeste de SC
Nova variante do coronavírus pode estar agravando a situação do Oeste de SC
(Foto: )

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Chapecó não descarta que o aumento de casos na região Oeste e o colapso nos hospitais possa estar relacionado a uma variante do coronavírus presente no Estado. Até agora, porém, o município não realizou coletas ou obteve confirmações de uma nova cepa. Em Santa Catarina, o primeiro caso envolvendo uma variante foi confirmado em Joinville nesta quinta-feira (11).

> Santa Catarina tem primeiro caso de nova variante da Covid-19

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde emitiu na semana passada uma Nota Informativa alertando para as novas variantes do coronavírus. 

A partir do documento, o município oficializouum alerta, para ser utilizado nos ambulatórios de campanha, recomendando a investigação do histórico de viagens recentes nos pacientes com suspeita de coronavírus em Chapecó. Aqueles que viajaram para o Reino Unido, África do Sul, Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia devem ter suas amostras enviadas ao Lacen de SC para posterior encaminhamento ao laboratório de referência, para detecção de possíveis variantes por meio de sequenciamento viral.

> Blumenau pede autorização ao Estado para vacinar contra a Covid-19 idosos com mais de 80 anos

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Chapecó, Lígia Schacht comenta que foi observado na região um rápido aumento no número de casos, agravamento nos estados de saúde e sintomas mais fortes em jovens. Por isso, a entidade não descarta que uma nova variante do coronavírus esteja circulando no município:

— Existe a possibilidade de o aumento de casos estar relacionado a uma nova variante. Entretanto, não temos nada confirmado até o momento e também não temos nenhuma coleta realizada até o momento. Nós precisamos fazer a genotipagem para ver qual variante está presente em nosso município e se ela realmente está presente — explicou.

Nova variante em SC

Nesta quinta-feira (11), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou o primeiro caso da nova variante da Covid-19 do Amazonas em Santa Catarina. A informação é da colunista Dagmara Spautz. A cepa foi verificada em um paciente de Joinville. O Estado continua a investigação das novas variantes. Até agora, cinco casos suspeitos de nova cepas foram descartados em Santa Catarina, e outros 14 seguem sob investigação. 

> “Considero uma vitória”, diz idoso de 91 anos vacinado contra Covid-19 em Florianópolis

O secretário André Motta Ribeiro disse à Dagmara Spautz que não é possível, neste momento, relacionar a explosão de infecção e hospitalização por Covid-19 no Oeste à circulação de novas cepas. A hipótese não é descartada, mas ainda não há nada que confirme essa possibilidade.

- Em ambientes com um certo desregramento, é complicado imputar outras causas. Não temos essa certeza (em relação a novas cepas). O que percebe é que algumas coisas na região precisam ser revistas – avalia o secretário.

*Com supervisão de Raquel Vieira

Leia também

Confira as regras para volta às aulas na rede estadual de SC

Jogador do JEC se emociona ao ganhar presente; veja o motivo

Motorista bêbado é preso dirigindo Fusca sem volante

Colunistas