nsc
santa

Opinião

Oportunidades a partir de ideias para a inovação, focando em métodos e ferramentas

Método pode seguir as seguintes premissas: entender as ideias e assim selecioná-las, alinhar quais possuem potencial com o público alvo, testar usando ferramentas, compartilhar e deter de um meio para armazenar as ideias

21/09/2021 - 07h00

Compartilhe

Por Redação NSC
tecnologia
Inovação, muitas vezes, é obtida em função de um problema
(Foto: )

É possível afirmar que a inovação ocorre em função de uma ideia a ser explorada, e no contexto empresarial será vista como resultado das ações a serem implantadas. Essas ações podem gerar aumento de receita, aumento de produtividade, melhorias contínuas e possibilitar a criação de destaque competitivo no mercado. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Essa ideia de inovação, muitas vezes, é obtida em função de um problema. E para obter o retorno esperado é necessário a elaboração e trabalho em cima de ação que apresente método. 

Esse método pode seguir as seguintes premissas: entender as ideias e assim selecioná-las, alinhar quais possuem potencial com o público alvo, testar usando ferramentas, compartilhar e deter de um meio para armazenar as ideias. Cada uma dessas indicações são importantes para replicar a inovação dentro das empresas e criar um ambiente favorável. 

> Empresa catarinense participa de projeto de reconhecimento facial em aeroportos do país

Além disso, para obter-se sucesso na captação de soluções a partir de um método escolhido, como aqui trazido a partir da identificação de problemas da empresa, aliando também esse exercício a um meio de monitoramento. Duas ferramentas, que auxiliam no desenvolvimento das ideias e ajudam a ter clareza para o momento da execução, são o plano de ação e o uso dos 5 (cinco) porquês. 

No programa Brasil Mais - Projeto ALI, estas são algumas das ferramentas de gestão que constituem a metodologia aplicada e serão melhor explicadas a seguir: 

  • Plano de ação: são definidas ações em vista de um planejamento estruturado, contemplando os responsáveis pelas atividades, datas pretendidas de início e fim, como será viabilizada cada ação, sendo assim, se terá custo ou não de acompanhamento e relatando se houve início ou não da atividade. Portanto, no plano é possível montar diferentes situações e soluções; 
  • 5 Porquês: Identifica a causa raiz do problema, que é entendido em função da repetição da pergunta por que, até encontrar a real situação que diz respeito ao entendimento das dificuldades ao encontro de melhorias para a empresa. 

Como exemplo disso, imaginemos uma microempresa do setor de comércio varejista de móveis, a qual encontra-se com dificuldades nas entregas de mercadorias para os clientes e isso tem gerado muitas reclamações. Partindo do uso dos 5 porquês, foi percebido que não são usados indicadores para o controle de estoque e que não se tem uma organização do fluxo de entregas. 

> Com expansão do Miditec, Acate reforça processo de descentralização da inovação em SC

É realizada novamente a pergunta por que, e a resposta relativa é que não existe um responsável em organizar o estoque e que não há uma padronização de processos. E associado a essa identificação, pode-se elaborar um plano de ação com delimitação de metas e objetivos a serem seguidos. 

Uma das ações a serem apontadas poderia ser a criação de um controle de estoque, definindo assim um responsável para poder acompanhar o andamento desse novo processo. Incluindo novas ações ou excluindo as que não fazem mais sentido no plano elaborado. Devendo sempre se ter formas de registro, que pode ser apenas constituído de um quadro visual, sendo esse físico ou virtual. 

Desta forma, é visto que a inovação pode trazer para a sua empresa soluções transformadoras. E para isso é simples, basta aplicar e definir um método a ser seguido, alinhando ao uso de ferramentas para a replicação de novas melhorias e consequentemente aumento de desempenho competitivo do seu negócio.

*Por Caroline Mattos da Costa - Agente Local de Inovação.

Leia também

Semana com apenas 4 dias? Saiba como trabalhar menos e ganhar mais

Heterofobia existe? Entenda mais sobre o tema

Descubra tudo sobre os tornados em SC

Famosos formados em cursos bem curiosos e bizarros

Colunistas