
Hollywood
A entrega dos prêmios do Oscar 2021 acontece neste domingo (25)
A cerimônia de entrega do Oscar 2021 acontece neste domingo (25), cerca de dois meses depois da data tradicional: normalmente, o Oscar é realizado em fevereiro, mas, neste ano, foi adiado em função de pandemia de coronavírus. Quem quiser assistir pode acompanhar o evento pelo G1, que faz transmissão a partir das 19h30. Na Globo, a exibição só começa depois do BBB 21, com apresentação de Maria Beltrão e comentários de Artur Xexéo e Dira Paes.
O Oscar também será transmitido pelo streaming Globoplay, inclusive para não-assinantes, com Marcelo Adnet, Luciana Paes e Paulo Vieira no comando, a partir das 20h. O canal pago TNT e a plataforma TNT GO também exibem a cerimônia.
Por conta da pandemia, as regras de elegibilidade do Oscar foram flexibilizadas, e, pela primeira vez, filmes que não tiveram lançamento oficial nos cinemas - ou seja, que estrearam direto nas plataformas de streaming ou foram lançados apenas por aluguel - puderam ser inscritos. Filmes lançados nos Estados Unidos em drive-ins também puderam fazer a inscrição. A data-limite de estreia também foi alterada: tradicionalmente, o lançamento de um filme deve ser feito em Los Angeles até o dia 31 de dezembro, para que ele seja elegível para o Oscar seguinte; mas, nessa temporada, o prazo foi ampliado até o último dia de fevereiro de 2021.
> O Oscar do streaming: como o conteúdo original das plataformas salvou a premiação deste ano
> Rodrigo Santoro vai interpretar Fernão de Magalhães em nova série da Amazon
As consequências da pandemia deram uma nova cara ao Oscar também de maneiras mais sutis: nas categorias técnicas, por exemplo (como Som, Edição e Efeitos Visuais), os grandes blockbusters costumam dominar as indicações - coisa que não aconteceu neste ano, já que as estreias de grande parte desses filmes foi suspensa ou adiada. Veja a lista completa de indicados ao Oscar 2021.
Neste ano, o Oscar é produzido pelo diretor Steven Soderbergh, de Contágio, ao lado de Stacey Sher e Jesse Collins. O evento vai acontecer em várias locações simultâneas; como o Dolby Theatre - palco tradicional do Oscar - e a Union Station, estação ferroviária de Los Angeles construída em 1939 que é também um monumento histórico. Haverá ainda conexões com Nova York, Londres e Paris. Conforme anunciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anteriormente, nenhum premiado poderá agradecer por vídeo: só quem comparecer pessoalmente poderá fazer discurso.