nsc
dc

Pandemia

Países em que uso de máscara para Covid-19 não é obrigatório

Países em que a vacinação está avançada estão eliminando a obrigatoriedade do uso do equipamento de segurança

15/09/2021 - 10h15 - Atualizada em: 15/09/2021 - 10h21

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
No Brasil a utilização do equipamento de segurança ainda é obrigatória para o combate ao coronavírus
No Brasil a utilização do equipamento de segurança ainda é obrigatória para o combate ao coronavírus
(Foto: )

Com o avanço da vacinação para combater a Covid-19 pelo mundo afora países têm flexibilizado a obrigatoriedade no uso de máscaras. Lugares como o Canadá e os Estados Unidos, além de países Europeus já não têm mais o uso de máscaras obrigatórios para andar pela cidade. No Brasil a realidade não é esta.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Apesar de a vacinação estar avançando no país, a Variante Delta e outras cepas do vírus preocupa especialistas, por conta disso e da baixa adesão à segunda dose do imunizante, a obrigatoriedade do uso de máscaras para combater o coronavírus continua.

Separamos uma lista com nove países onde o uso de máscara não é mais totalmente obrigatório e também países onde a obrigatoriedade se dá em locais fechados, como supermercados, por exemplo.

Obrigatoriedade do uso de máscaras no Brasil

Em setembro de 2021, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, faz nos bastidores, previsão mais exata de quando o governo federal poderá “recomendar” o fim do uso obrigatório de máscaras em lugares abertos no Brasil.

O ministro prevê que que, se os números da Covid-19 no país continuarem caindo, a pasta poderá orientar a abolição do uso de máscaras ao ar livre a partir de novembro deste ano.

Lista de países que não é mais obrigatório uso de máscaras para a Covid

  • Butão
  • Canadá
  • China
  • Estados Unidos
  • Espanha
  • França
  • Nova Zelândia
  • Itália
  • Israel

> Saiba como usar a máscara corretamente

Como está a obrigatoriedade das máscaras nos países

Butão

A vacinação da população no Butão passa dos 90%, mais de 763 mil pessoas receberam o imunizante em apenas 16 dias. Ao longo de toda a pandemia, o país registrou apenas uma morte por Covid-19.

Canadá

O uso de máscaras no país não é mais obrigatório em locais abertos. No entanto, em locais fechados como supermercados e lojas a orientação é que as pessoas continuem utilizando o equipamento de segurança individual.

China

Pequim, a capital da China suspendeu a obrigatoriedade das máscaras de combate ao coronavírus em agosto de 2020.

Estados Unidos

Em maio de 2021, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos atualizou a obrigatoriedade do uso de máscaras e disse que pessoas que foram vacinadas com as duas doses não precisariam utilizar o equipamento de segurança em ambientes externos, e que o uso delas em ambientes internos pode ser evitado na maior parte dos lugares.

Nos Estados Unidos a máscara deixou de ser obrigatória em maio de 2021
Nos Estados Unidos a máscara deixou de ser obrigatória em maio de 2021
(Foto: )

Espanha

O uso de máscaras ao ar livre deixou de ser obrigatório no dia 26 de junho de 2021, na Espanha. Os números de contágio pelo coronavírus no país diminuíram e cerca de metade da população já recebeu a primeira dose da vacina. O item era obrigatório no país para todos com mais de seis anos.

França

Desde a segunda quinzena de junho de 2021, os franceses não precisam mais usar máscaras em locais fechados, devido ao menor número de infecções por Covid-19 na França. Outras medidas restritivas também foram suspensas, como o toque de recolher e a limitação do atendimento nos ambientes internos de bares, restaurantes e cafés.

Pedestres caminham na praça do Trocadero, em Paris, em 17 de junho de 2021 .
Pedestres caminham na praça do Trocadero, em Paris, em 17 de junho de 2021 .
(Foto: )

> Pode fumar depois da vacina da Covid-19?

Nova Zelândia

A Nova Zelândia registrou menos de 30 mortes por coronavírus desde o início da pandemia. No país já são permitidos festivais ao ar livre com milhares de pessoas – sem máscara ou distanciamento social. O uso do item só é sugerido no transporte público e aviões.

Itália

A Itália decretou que a partir do dia 28 de junho de 2021 o uso de máscaras no país em locais ao ar livre não seria mais necessário para combater a Covid-19. A obrigatoriedade foi imposta em outubro de 2020, quando o país enfrentou a segunda onda da pandemia.

A Itália aboliu o uso de máscaras em junho de 2021
A Itália aboliu o uso de máscaras em junho de 2021
(Foto: )

> Quais os riscos de não tomar a segunda dose de vacina da Covid-19

Israel

Israel aboliu o uso de máscaras para o combate ao coronavírus em abril de 2021 em locais ao ar livre. Já em junho do mesmo ano o país também retirou a obrigação do uso do equipamento de segurança em locais fechados, como os supermercados. Israel vacinou cerca de 59% da população contra o coronavírus.

Quando será o fim da pandemia?

Leia também

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

Live do NSC Total debate qual a máscara mais segura contra a Covid-19

Confira como está a vacinação contra a Covid na sua cidade

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Colunistas