O pâncreas é umas das maiores glândulas do corpo humano. Entre suas funções estão a produção de várias enzimas digestivas, da insulina e do glucagon, além de outras substâncias. Quando está inflamado, porém, causa o problema conhecido como pancreatite.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
A dor característica dessa doença ocorre na parte alta do abdome, irradiando para as costas, podendo apresentar intensidade forte. Esse problema também pode ser identificado pela pele e mucosa amareladas e pelas fezes com coloração esbranquiçada.
É muito importante consultar um médico assim que algum dos sintomas forem identificados. Afinal, o problema pode ser grave e exige tratamento imediato.
Atenção
A ocorrência de pancreatite ocorre principalmente em dependentes de bebidas alcoólicas, mas também atinge indivíduos com cálculos na vesícula ou nas vias biliares. Geralmente esses cálculos são de colesterol, ou seja, pessoas com colesterol muito elevado teriam uma maior propensão ao problema.
Continua depois da publicidade
A pancreatite aguda é uma doença bastante grave e pode levar à morte, principalmente se não for tratada rapidamente.
> Chocolate pode prevenir doenças cardiovasculares e ósseas, além de reduzir estresse
Entre as causas mais comuns está a obstrução das vias biliares, provocando o acúmulo de sais biliares e sucos digestivos do pâncreas. Essa situação pode provocar um intenso processo inflamatório pancreático.
Em alguns casos é necessário até mesmo um processo cirúrgico para remover um pedaço do pâncreas. Portanto, procure um médico especializado caso algum sintoma apareça, evitando assim o agravamento do problema.
Leia também:
Quais alimentos podem ajudar a regular o nível do colesterol
Catapora: como é o contágio, prevenção e tratamento