nsc
    hora_de_sc

    Entenda

    Páscoa e o significado de presentear com chocolate

    Temas como fertilidade e rensacimento fazem dos ovos de chocolate, simbolos da Páscoa!

    04/04/2021 - 06h43 - Atualizada em: 04/04/2021 - 11h38

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação Hora
    Os coelhos e a troca de ovos de chocolate em forma de presente marcam a Páscoa
    Os coelhos e a troca de ovos de chocolate em forma de presente marcam a Páscoa
    (Foto: )

    Quando a Páscoa vem chegando, todo mundo lembra do feriado, da ressurreição de Jesus Cristo e do coelho. Epa! Faltou algo importante nesta lista do que logo vem à cabeça: os deliciosos e multicoloridos ovos de chocolate. Você já parou pra pensar sobre como surgiu a tradição de presentear com a magia do cacau em forma de ovo?

    Para ajudar você a descobrir qual a real origem da troca de ovos de páscoa no domingo em família, voltamos algumas dezenas de anos para entender como tudo começou. Toda história tem diversas versões. Depende de quem conta. E com esta não é diferente.   

    Como coelhos não falam, melhor acreditar na explicação de alguns religiosos que relatam a associação entre os símbolos ovo e coelho nas celebrações que fazem parte da Páscoa. 

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    Símbolo de vida e renascimento

    De acordo com a Bíblia, Maria Madalena teria ido antes do amanhecer, até o sepulcro de Jesus de Nazaré, que havia sido crucificado na sexta-feira anterior. Era um domingo e o sol começava a irradiar seus primeiros raios. 

    Ela teria levado material para ungir o corpo de Jesus. Porém, ao chegar no local da sepultura, teve uma surpresa. Havia uma abertura e o corpo não estava mais lá. 

    A partir daí, esta versão foi ganhando fatos novos como o de que um coelho teria ficado preso no túmulo aberto na rocha. O animalzinho seria, então, o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por isso, teve o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa. 

    > Afinal, o que aconteceu na Sexta-feira Santa? Entenda o que significa a data

    A fertilidade do coelho é bastante conhecida e o ovo surgiu como um verdadeiro símbolo de vida e renascimento. Uma alusão à ressurreição de Cristo. 

    Entre os povos da Antiguidade, como os romanos por exemplo, se propagava a história de que o Universo teria a forma oval. Sendo que na Idade Média, as pessoas chegaram a acreditar que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo gigante. 

    Tudo estes fatos foram se acomodando com o passar dos séculos. E o hábito de usar ovos de galinha pra se presentearem entre si na Páscoa foi ganhando força em todas as populações. 

    Há historiadores que sugerem que a tradição se originou entre os persas. Mas há quem afirme que a origem da tradição se deu entre os povos chineses. Ninguém sabe ao certo.

    Ovos de Páscoa: de joias a bombons de chocolate

    O que se sabe com certeza é que as festividades foram se desenrolando em torno da data que marca o renascimento de Jesus, de forma diferente de país para país. 

    Na Alemanha, por exempo, a Páscoa é celebrada com muitos enfeites nas ruas. Os mais famosos são as cascas dos ovos de galinha, pintadas à mão e penduradas nos galhos das árvores. Do mesmo jeitinho que acontece com as bolas no Natal. 

    Já na Rússia, a forma de celebrar a Páscoa é outra, mas os ovos também estão presentes. Eles ornamentam os túmulos. Como forma de homenagear os entes queridos que partiram desta vida.

    > Quem são as personalidades de SC que morreram de Covid-19 em 2021

    Os czares russos não satisfeitos com esta forma mais simples de celebrar a Páscoa, adotaram o hábito de dar ovos caríssimos de presente. Dizem que entre 1885 e 1916, os então czares russos Alexandre 3º e Nicolau 2º encomendaram cerca de 50 ovos de Páscoa ao famoso joalheiro russo Peter Carl Fabergé

    Alexandre 3º presenteou sua mulher, a imperatriz Marie Feodorovna com um deles. Imagine a surpresa dela ao abrir o ovo de presente e se deparar com um relógio cravejado de safiras e diamantes. A joia está bem guardado até hoje. E, em abril de 2014, a peça de 8,2 cm de altura foi avaliado em US$ 20 milhões. 

    Enquanto isso, na Itália, a decoração com ovos coloridos ganha as mesas da ceia pascal. Foi somente por volta do século 18, que os confeiteiros franceses tiveram uma grande ideia: experimentar uma nova técnica de preparo para os ovos pascais. Esvaziaram os ovos e rechearam com chocolate. 

    > Melhores filmes para maratonar no feriadão de Páscoa

    No século 19, as cascas dos ovos passaram a ser feitas de chocolate também. E no seu interior foram colocados bombons de vários sabores. A ideai foi 100% aprovada pelos gulosos de plantão. 

    E até hoje, mesmo quem não lembra da origem ou não considera a ressurreição de Jesus um fato importante, presenteia e ganha os saborosos ovos de chocolate. Ou você conhece alguém que ganha ovos de Páscoa feitos com chocolate de presente e não fica feliz?

    Símbolo: Na imaginação, os ovos de Páscoa são trazidos por coelhos fofinhos

    Voltando ao coelho. Mesmo sem nunca ter botado um ovo na vida, afinal são mamíferos, os coelhos se consolidaram como um símbolo da maior festa cristã depois do Natal. 

    Já no antigo Egito, a fertilidade dos coelhos e coelhas era admirada pelos povos da época. Eles são capazes de gerar filhotes de 4 a 8 vezes por ano. Em cada uma das ninhadas, nascem de 8 a dez coelhinhos. Uau! Poderia ser outro o animal para se tornar símbolo de renascimento? 

    > Catarinenses se preparam para Páscoa mais doce e solidária em 2021

    A Osterfest de Santa Catarina  

    Também em 2019, um ovo de 15,2 metros de altura e 08,72 metros de diâmetro foi decorado pra festa e entrou para o Livro dos Recordes, o Guinness Book, como o maior do mundo. 

    Vale lembrar que em 2020 e 2021, a Osterfest foi cancelada devido à Pandemia do Coronavírus. Mas em 2022 deve ser realizada novamente. Vamos aguardar!

    > Chocolate pode fazer bem para o cérebro, dizem especialistas

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas