A gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e da governadora em exercício, Daniela Reinehr (sem partido), que assumiu a chefia do governo de Santa Catarina, em 27 de outubro, foram avaliadas por eleitores de Chapecó, por meio da pesquisa do Instituto Paraná de Pesquisas, contratada pela NSC Comunicação, divulgada nesta terça-feira, 9 de novembro.

Continua depois da publicidade

> Avião presidencial faz pouso no aeroporto de Chapecó

A aprovação do governo Bolsonaro na principal cidade do Oeste catarinense foi de 50,6% entre os eleitores entrevistados, enquanto que o de Daniela ficou em 19,8% em duas semanas de trabalho.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 9 de novembro de 2020 e entrevistou 620 eleitores de Chapecó por telefone, devido à pandemia de coronavírus. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança, a probabilidade de os resultados retratarem o atual cenário eleitoral, é de 95%.

> Pesquisa em Chapecó: João Rodrigues mantém vantagem na disputa pela prefeitura

Continua depois da publicidade

A primeira pergunta feita aos entrevistados sobre as administrações federal e estadual foi sobre a atuação de Bolsonaro na Presidência. Entre os entrevistados, 50,6% consideram ótimo ou bom o trabalho do presidente, enquanto 21,1% consideram ruim ou péssimo. Outros 21,6% acham a atuação regular e 2,1% não souberam ou não responderam.

A pergunta seguinte foi sobre a gestão da governadora em exercício, Daniela Reinehr, que chefia o Estado há exatos 13 dias, desde que Carlos Moisés (PSL) foi afastado do cargo por decisão do tribunal de julgamento, que julgará o primeiro pedido de impeachment do governador eleito.

> Cidades de SC adotam rodízio de abastecimento de água por conta da estiagem

Consideraram a gestão de Daniela ótima ou boa 19,8% dos eleitores entrevistados. Outros 12,8% acharam ruim ou péssima e 33,9% consideraram regular. Um total de 33,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

A pesquisa do Instituto Paraná de Pesquisas também perguntou em quem os eleitores de Chapecó pretendem votar no próximo dia 15 de novembro. O candidato João Rodrigues (PSD) se mantém à frente da disputa com 37,9% das intenções de voto.

Continua depois da publicidade

FICHA TÉCNICA

Período avaliado: entre 5 e 9 de novembro de 2020

Amostra: 620 eleitores

Método: a pesquisa foi feita por telefone, devido à pandemia da Covid-19

Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Registro no TSE: sob o número SC-06378/2020

> Eleições 2020: confira as pesquisas em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Blumenau e Joinville

Destaques do NSC Total