nsc
hora_de_sc

Cinema

Pixar, 35 anos: conheça a história da companhia e relembre seus filmes mais famosos

O estúdio, comprado pela Disney em 2012, é responsável por animações icônicas como "Toy Story", "Monstros S.A." e "Procurando Nemo"

30/06/2021 - 13h12 - Atualizada em: 30/06/2021 - 13h14

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
história Pixar
Em 1998, a Pixar lançou "Toy Story", o primeiro longa-metragem do mundo feito por computador, em animação 3D
(Foto: )

No dia 18 de junho, estreou no Disney+ Luca, o novo longa-metragem da Pixar - mais precisamente, o 24º longa-metragem da Pixar, estúdio de animação que surgiu em 1986 e revolucionou a indústria do cinema em 1998: nesse ano, a Pixar lançou Toy Story, o primeiro longa-metragem do mundo feito por computador, em animação 3D.

Luca marca as comemorações dos 35 anos da Pixar - assim, preparamos uma linha do tempo, com informações e curiosidades sobre a história da companhia; além de fatos sobre seus filmes mais famosos. Confira abaixo!

Disney ou Pixar?

Antes de tudo: você sabe a diferença entre a Disney e a Pixar? Muita gente confunde as duas empresas, pensando que Toy Story, por exemplo, é "da Disney". Bom, essa frase não está exatamente incorreta: Toy Story de fato pertence legalmente à Disney, mas não foi criado pela companhia, e sim pela Pixar... Confuso?

> HBO Max chega ao Brasil: saiba quais são os filmes e séries mais assistidos na plataforma

O que acontece é que a Walt Disney Company é uma empresa gigantesca, "dona" de diversos estúdios e emissoras, que incluem não só animações, mas produções em live-action e mesmo programas jornalísticos e de documentários (isso sem contar parques temáticos, cruzeiros marítimos e tantas outras coisas). A Lucasfilm, por exemplo, produtora dos filmes de Star Wars, foi comprada pela Disney em 2012; e a Marvel Studios, ainda em 2010.

A Pixar foi comprada pela Disney em 2012; mas segue produzindo seus filmes de forma independente do Walt Disney Animation Studios - esse, outra parte da Walt Disney Company, focado em produzir os filmes que mais comumente associamos à empresa, de Branca de Neve e os Sete Anões (1937) a Raya e o Último Dragão (2021); passando por clássicos como Cinderela (1950), A Bela e a Fera (1991) e O Rei Leão (1994).

> Põe na Lista: Daniela Arbex fala sobre o livro Holocausto Brasileiro e a nova série Colônia

História da Pixar

1986

A Pixar começou em 1979, como parte da Divisão de Computadores da Lucasfilm, grupo encarregado de criar tecnologia computacional de última geração para a indústria cinematográfica, e responsável posteriormente pelo desenvolvimento do computador gráfico Pixar Image Computer. Mas foi em 1986, após ser comprado por Steve Jobs, que o grupo virou oficialmente uma empresa independente.

O primeiro trabalho da Pixar foi para um projeto da Disney. Na época, a Walt Disney Studios se interessou pela tecnologia da empresa para o CAPS, o Sistema de Produção de Animação por Computador, que revolucionaria a criação de filmes de animação tradicionais.

> Põe na Lista: entrevista com Ivan Mizanzuk, criador de O Caso Evandro

Neste mesmo ano, é lançado o primeiro curta-metragem da Pixar: Luxo Jr., que apresenta a história do abajur que se tornou a marca registrada do estúdio. Com direção de John Lasseter, o curta foi o primeiro filme de animação por computador a ser indicado ao Oscar, recebendo uma indicação de Melhor Curta-Metragem Animado.

1987

No ano seguinte, mais um curta é lançado pelo estúdio: O Sonho do Red. A estreia aconteceu na SIGGRAPH, conferência de computação gráfica, tendo uma parte do filme renderizada inteiramente no Pixar Image Computer.

1988

O sistema de animação Marionette (Menv) e o renderizador RenderMan são usados para produzir Tin Toy, o terceiro curta da Pixar. Uma versão parcialmente concluída de Tin Toy foi exibida na SIGGRAPH. Já a estreia do filme finalizado aconteceu no Ottawa International Film Festival. Tin Toy foi o primeiro filme de animação por computador a receber um Oscar, na categoria Melhor Curta-Metragem Animado, em 1989.

> O que significa LGBTQIA+?

1989

O curta Knick Knack, primeira animação da Pixar produzida em 3D estereoscópico, é lançado. A Pixar também começa a produzir comerciais: o primeiro é um anúncio do suco de laranja Tropicana, Wake Up, dirigido por John Lasseter.

1990

Os animadores Andrew Stanton e Pete Docter ingressam na Pixar. No final do ano, cada um anima um comercial: Andrew Stanton produz Quite A Package, para a Trident; e Pete Docter anima Boxer, para a Listerine. A experiência de produzir comerciais traz para a empresa a expertise em argumentos de venda, narração de histórias e trabalho com clientes, além de permitir que ela desenvolva e refine suas técnicas de produção.

> Não-binarismo e linguagem neutra chamam atenção e provocam debate

1991

Disney e Pixar anunciam um acordo "para fazer e distribuir pelo menos um filme de animação gerado por computador". A Pixar começa então a trabalhar no projeto do filme Toy Story, enquanto continua a produzir comerciais e outros materiais curtos, incluindo anúncios para a televisão.

1995

Com direção de John Lasseter, Toy Story, primeiro longa-metragem de animação por computador do mundo, é lançado nos cinemas, em 22 de novembro. O filme estreou em primeiro lugar e e se tornou o filme de maior bilheteria do ano, arrecadando US$ 192 milhões no mercado interno e US$ 362 milhões no mundo inteiro.

1996

Toy Story é indicado ao Oscar nas categorias Melhor Canção Original, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Original, sendo a primeira vez que um filme de animação tem seu roteiro reconhecido. John Lasseter recebe um Oscar de Contribuição Especial por sua "liderança inspiradora da Equipe Pixar Toy Story, resultando no primeiro longa-metragem de animação por computador".

No mesmo ano, a Pixar anuncia que vai parar de fazer comerciais para se concentrar em formatos mais longos e entretenimento interativo.

1997

The Walt Disney Studios e Pixar Animation Studios anunciam acordo para produzir conjuntamente cinco filmes, ao longo de dez anos.

> Põe na Lista: Soul e os filmes da Pixar que nos fazem chorar

1998

Como resultado do sucesso dos últimos anos, a Pixar inicia a construção de um novo estúdio em Emeryville, na Califórnia (EUA). Vida de Inseto é lançado nos cinemas no dia 25 de novembro, acompanhado do curta-metragem O Jogo de Geri.

1999

Toy Story 2 é lançado nos cinemas em 24 de novembro. É o primeiro filme da história a ser totalmente criado, masterizado e exibido digitalmente. O lançamento é acompanhado do relançamento do curta Luxo Jr.

2001

Monstros S.A é lançado nos cinemas em 2 de novembro, acompanhado do curta-metragem Coisas de Pássaros.

2002

A Bug's Land, uma área temática baseada em Vida de Inseto, é inaugurada no Disney California Adventure Park.

> Resumo de Invocação do Mal: entenda a história e as conexões entre os filmes

2003

Procurando Nemo é lançado nos cinemas em 30 de maio, acompanhado por uma versão remasterizada do curta Knick Knack.

2004

Os Incríveis é lançado nos cinemas em 5 de novembro, acompanhado pelo curta-metragem Pular. Turtle Talk with Crush, atração inspirada em Procurando Nemo, é lançada no Epcot, no Walt Disney World Resort.

2005

A primeira exposição da Pixar é inaugurada no Museu de Arte Moderna de Nova York. Repleta de pinturas, desenhos e esculturas, foi a maior mostra de animação que o museu havia promovido até aquele ano, e a primeira vez que o material foi visto fora do estúdio da Pixar.

> Billboard divulga lista com as 50 melhores músicas de 2021 (até agora)

2006

Carros chega aos cinemas no dia 9 de junho, acompanhado do curta-metragem A Banda de Um Homem Só. No mesmo ano, a Walt Disney Company anuncia a compra dos estúdios da Pixar Animation. Como parte do acordo, Ed Catmull e John Lasseter também assumem a liderança da Walt Disney Animation Studios.

2007

Ratatouille estreia nos cinemas no dia 29 de junho, acompanhado do curta-metragem Quase Abduzido. Finding Nemo Submarine Voyage, atração temática de Procurando Nemo, inagura na Tomorrowland, no Disneyland Park, na Califórnia.

2008

WALL- E estreia nos cinemas no dia 27 de junho, acompanhado do curta-metragem Presto. Toy Story Midway Mania!, atração de Toy Story, é inaugurada nos parques da Disney na Califórnia e na Flórida.

2009

Up: Altas Aventuras torna-se o primeiro longa-metragem de animação a abrir o Festival de Cannes. Ele estreou em grande escala em 29 de maio, com o curta-metragem Parcialmente Nublado. A atração Monsters, Inc. Ride & Go Seek é inaugurada na Tokyo Disneyland.

2010

Toy Story 3 chega aos cinemas no dia 18 de junho, acompanhado do curta-metragem Dia e Noite. Toy Story Playland, uma área temática da franquia de filmes Toy Story, estreia no Walt Disney Studios Park na Disneyland Paris.

2011

Carros 2 é lançado nos cinemas em 24 de junho, acompanhado pelo primeiro Toy Story Toons, Férias no Havaí. A construção do segundo novo prédio da Pixar em Emeryville é concluída. No mesmo ano, Toy Story Land, outra área temática da franquia, é inaugurada na Disneyland de Hong Kong.

> Conheça Olivia Rodrigo, atriz da Disney que se tornou a maior revelação do pop em 2021

2012

Valente estreia nos cinemas no dia 22 de junho, acompanhado do curta-metragem La Luna. Cars Land, área temática de Carros, é inaugurada no Disney California Adventure Park. Em parceria com a San Francisco Symphony, a Pixar lança Pixar in Concert, uma apresentação sinfônica das trilhas sonoras de seus filmes.

Neste ano, o sistema de animação Menv foi oficialmente aposentado em favor de um sistema também próprio da Pixar, porém completamente novo, chamado Presto - em homenagem ao curta-metragem de 2008 do estúdio. Valente é o primeiro filme animado usando esse novo sistema.

2013

Universidade Monstros é lançado nos cinemas em 21 de junho, acompanhado pelo curta-metragem O Guarda-Chuva Azul. O especial de TV Toy Story Of TERROR! vai ao ar no canal ABC.

2014

O especial de TV Toy Story That Time Forgot vai ao ar no canal ABC. A atração Ratatouille: The Adventure estreia no Walt Disney Studios Park, na Disneyland Paris.

> O que é "cringe"? Entenda a briga entre Millennials e Geração Z

2015

Depois de sua estreia no 68º Festival de Cannes em maio, Divertidamente é lançado em 19 de junho, acompanhado do curta-metragem LAVA. O Bom Dinossauro, acompanhado do curta-metragem Os Heróis de Sanjay, chega aos cinemas no dia 25 de novembro.

2016

Procurando Dory, acompanhado do curta-metragem Piper: Descobrindo o Mundo, estreia nos cinemas no dia 17 de junho. As atrações The Toy Story Hotel e Buzz Lightyear Planet Rescue estreiam com a inauguração do Shanghai Disney Resort.

2017

Carros 3, acompanhado do curta-metragem Lou, estreia nos cinemas no dia 16 de junho. A Pixar lança seu software RenderMan, vencedor do Oscar, para uso não comercial; e também o programa educacional online Pixar in a Box, em parceria com a Khan Academy. Piper, escrito e dirigido por Alan Barillaro e produzido por Marc Sondheimer, vence o Oscar de Melhor Curta de Animação.

> Bob Dylan, 80 anos: confira vinte fatos e curiosidades sobre o músico

Também em 2017, Viva - A Vida é Uma Festa estreou em 20 de outubro, durante o Festival Internacional de Cinema de Morelia, no México. Ele se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos no México, e foi lançado na América do Norte em 22 de novembro.

2018

Os Incríveis 2 é lançado nos Estados Unidos em 15 de junho e estabelece o recorde de melhor estreia para um filme de animação, faturando mais de US$ 1,2 bilhões em todo o mundo. É o filme de maior bilheteria da Pixar até agora. O curta Bao foi lançado com Os Incríveis 2.

2019

Bao, escrito e dirigido por Domee Shi e produzido por Becky Neiman-Cobb, ganha o Oscar de Melhor Curta de Animação. A atração Racing Academy de Lightning McQueen é inaugurada em 31 de março no Disney's Hollywood Studios. Toy Story 4 é lançado nos Estados Unidos em 21 de junho.

> The Beatles: Get Back, série documental dirigida por Peter Jackson, estreia em novembro

Com o lançamento do Disney+ nos Estados Unidos em 12 de novembro, estrearam também os curtas Garfinho Pergunta, escritos e dirigidos por Bob Peterson, e Flutuar e Wind, ambos parte do SparkShorts, uma série de curtas-metragens de animação da Pixar.

2020

Fitas (Loop) é lançado no Disney+ em 10 de janeiro. Toy Story 4 ganha o Oscar de Melhor Animação. Dirigido por Dan Scanlon e produzido por Kori Rae, o filme Dois Irmãos também é lançado nos cinemas, em 6 de março. Em 16 de março, com aproximadamente sete semanas restantes de produção do longa-metragem Soul, os funcionários da Pixar começaram a trabalhar em casa devido à pandemia - o filme foi lançado na plataforma Disney+ em 25 de dezembro, com direção de Pete Docter e co-direção de Kemp Powers.

A série de documentários Inside Pixar, que apresenta os diversos tipos de trabalho realizados pelos funcionários da Pixar, é lançada no Disney+ em 13 de novembro.

2021

Em 18 de junho, estreia Luca, com direção de Enrico Casarosa, no Disney+.

> Viúva Negra, Velozes e Furiosos, Space Jam, Um Lugar Silencioso: temporada de blockbusters começa agora

Colunistas