nsc
dc

Frio intenso

Previsão de neve em SC movimenta força-tarefa para atender os mais vulneráveis

Cidades do Planalto Sul e da Serra criaram planos de ação em caso de necessidade de abrigo, alimentação e demais atendimentos às famílias

20/08/2020 - 17h56 - Atualizada em: 20/08/2020 - 18h04

Compartilhe

Lariane
Por Lariane Cagnini
Frio em Urupema
Cidades da Serra tem planos preparados para atendimento durante o frio
(Foto: )

A massa de ar polar que chegou a Santa Catarina nesta quinta-feira (20) mantém a expectativa de neve para essa noite, na madrugada e ao longo da sexta-feira (21). Para atender às famílias em vulnerabilidade social e moradores de rua, as cidades do Planalto Sul e da Serra criaram planos de ação em função das baixas temperaturas.

Em Bom Jardim da Serra, onde fica o famoso mirante da Serra do Rio do Rastro, o governo municipal vai utilizar o mesmo plano de ação criado no ano passado, com a parceria do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. 

> Moradores de rua e o frio: o desafio de quem enfrenta o rigor da massa polar numa cama de cimento

Conforme o soldado BM Eduardo Rossi, que comanda a unidade de Bom Jardim da Serra, no caso de necessidade será organizado um local para atender os visitantes. Em caso de dano à residência, em decorrência de neve ou outro evento climático, o morador será abrigado em outro local. 

Na vizinha São Joaquim, famílias cadastradas receberam cestas básicas, cobertores e agasalhos, segundo o prefeito Giovani Nunes. A distribuição continua nesta quinta-feira, e em caso de necessidade de abrigo, escolas e ginásios serão utilizados pelo governo municipal. O pedido do prefeito é que turistas evitem subir a serra caso não tenham hospedagem garantida.

- A previsão é de muito frio. Se você pensar que consegue ficar dentro do carro, ou na rua, desabrigado, não consegue. Quem vier sem local para ficar pode se tornar um problema para a cidade, que estará atenta para atender seus moradores - explica Nunes.

Órgãos de seguranças e o jeep club da cidade também estão mobilizados, caso haja necessidade de socorro aos moradores. A prefeitura também comprou 1,2 tonelada de sal para descongelar ruas a estradas, caso haja formação de gelo na pista. A equipe de assistência social está mobilizada em caráter de plantão, e pode ser acionada pelo telefone (49) 99143.0059.

Em Urubici a prefeitura informou que mobilizou equipes da Assistência Social, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. Um abrigo de emergência foi montado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade.

> Neve em SC: principais pontos turísticos da Serra estão fechados

Em Urupema, conhecida por ser a cidade mais fria do Brasil, a secretaria de Promoção Social informou à reportagem que mantém as atividades já tradicionais de atendimento no município, que convive com o frio intenso com frequência. As famílias em situação de vulnerabilidade social são cadastradas e atendidas no Cras do município.

(Colaborou Lucas Paraizo)

Leia também

Neve em Florianópolis, Palhoça ou Rancho Queimado: descubra qual cidade tem mais chances

Vai ter neve em Joinville? Fenômeno já aconteceu uma vez na cidade

Frio intenso traz chance de neve para áreas altas do Vale do Itajaí

Colunistas