Após a explosão de casos de Covid-19 em Santa Catarina, as principais cidades do Estado decidiram cancelar o carnaval 2022, previsto para ocorrer entre 25 de fevereiro a 1º de março. As prefeituras de Florianópolis, Laguna, Balneário Camboriú, Navegantes e Joaçaba já anunciaram o cancelamento da festa.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Na última terça-feira (4), o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), anunciou o cancelamento do carnaval na Capital, tanto dos blocos de rua quanto dos tradicionais desfiles das escolas de samba
— Para o Carnaval acontecer, o município precisaria já fazer um primeiro pagamento para as escolas se prepararem. Em meio a lotações de emergências e procura alta por testes, não faria sentido. Concentrar agora em contratar pessoal temporário e reforçar a testagem — disse o prefeito nas redes sociais.
Balneário Camboriú foi uma das poucas cidades de Santa Catarina que promoveu o show de fogos no réveillon. Após o aumento de casos de Covid-19 na cidade e aumento de casos de síndromes respiratórias, a prefeitura seguiu a decisão da Capital e anunciou na quinta-feira (6) o cancelamento do carnaval.
Continua depois da publicidade
Em dezembro, a prefeitura de Laguna anunciou o cancelamento dos tradicionais blocos de rua da cidade, entre eles o Bloco da Pracinha, os shows na praia e o pré-carnaval das escolas de samba no centro histórico.
Os blocos de carnaval privados, que ocorrem na arena de eventos, na Praça Seival, serão permitidos caso os organizadores apresentem planos de contingenciamento, com exigência de vacinação. Porém, não serão permitidas saídas com trio elétrico.
A prefeitura de Navegantes anunciou ainda em 2021 o cancelamento do tradicional Navegay, assim como todas as festas de carnaval na cidade. Em comunicado oficial, o prefeito de Navegantes, Liba Fronza (DEM), anunciou que os recursos que iriam ser destinados às festas serão aplicados na Secretaria de Saúde para o combate a pandemia.
A tradicional folia de Joaçaba e Herval d’Oeste também foi cancelada. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (6), pelo prefeito em exercício de Joaçaba, José Otávio Caliari Filho, após reunião com integrantes da Liga Independente das Escolas de Samba.
Continua depois da publicidade
Situação da Covid-19 em SC
Santa Catarina atingiu nesta quinta-feira (6) o maior número de casos ativos para a Covid-19 desde setembro de 2021. Segundo dados do Painel do Coronavírus, o Estado acumula 11.088 pessoas ainda em tratamento para a doença. Florianópolis continua sendo a cidade com a maior quantidade de casos. Nesta quinta, eram 2.518 ativos.
A variante Ômicron vem sendo apontada como uma das responsáveis pelo atual surto de Covid-19 que vive Santa Catarina. Um levantamento divulgado na terça-feira (4) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) afirma que a previsão “indica uma tendência de crescimento na média móvel”, com alerta para as regiões de Joinville e Grande Florianópolis.
Confira os vídeos do NSC Total
Leia também
Sem controle, turistas embarcam contaminados com Covid-19 em ônibus e aviões em SC
SC descarta novas restrições e secretário diz que “já imaginava” alta de casos de Covid
Continua depois da publicidade
Brasil tem primeira morte pela variante Ômicron do coronavírus