nsc
    hora_de_sc

    Pandemia

    Quem são as personalidades de SC que morreram de Covid-19 em 2021

    Políticos, empresários, artistas, professores e médicos estão entre as vítimas da doença

    30/03/2021 - 14h38 - Atualizada em: 31/03/2021 - 10h05

    Compartilhe

    Por Rafaela Cardoso
    Carlos Schneider, Mãe Diana de Iemanjá e Julio Tedesco estão entre as vítimas da Covid em SC
    Carlos Schneider, Mãe Diana de Iemanjá e Julio Tedesco estão entre as vítimas da Covid em SC
    (Foto: )

    A Covid-19 abreviou a vida de milhares de catarinenses em 2021. Entre as vítimas, políticos, empresários, artistas, professores e médicos que fizeram parte da história do Estado. A perda mais recente foi o professor universitário e advogado Valdir Francisco Colzani, de 67 anos, que faleceu na manhã desta terça-feira (30), em Brusque, no Médio Vale do Itajaí. 

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    > Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

    Saiba quem são as personalidades de SC que morreram de coronavírus neste ano

    Aurino Alves de Souza

    O procurador de Justiça Aurino Alves de Souza, de 70 anos, morreu no dia 1º de janeiro, em Florianópolis, por complicações da Covid-19. Ele era atualmente procurador na área criminal, e atuava no Ministério Público de Santa Catarina desde 1982.

    Arlindo Antonio de Franceschi

    Morreu no dia 22 de fevereiro o ex-vereador de Blumenau Arlindo Antonio de Franceschi. Ele foi vereador durante duas legislaturas, ambas pelo PSDB. Em 1988, foi eleito pela primeira vez ao conquistar a confiança de 1.033 eleitores. Já em 1992, foi reeleito com 976 votos. 

    Odilon Ferreira

    O ex-prefeito Odilon Ferreira de Oliveira, de São Francisco do Sul, morreu no dia 24 de fevereiro após contrair coronavírus. Ele esteve à frente da gestão de São Francisco do Sul entre os anos 2000 e 2004.

    Diana Gutzmacher

    Diana Gutzmacher, a Mãe Diana de Iemanjá, de 71 anos, conhecida pelas famosas previsões, morreu no dia 28 de fevereiro, em Balneário Camboriú, vítima de Covid-19. Entre as previsões feitas pela mulher, segundo a filha, estavam o acidente que causou a morte de Ayrton Senna, a vitória nas urnas e a morte do ex-presidente Tancredo Neves. 

    Mãe Diana de Iemanjá era conhecida por suas famosas previsões
    Mãe Diana de Iemanjá era conhecida por suas famosas previsões
    (Foto: )

    José Lopes Brum

    O ex-vereador de Chapecó, José Lopes Brum, morreu vítima da Covid-19 no dia 28 de fevereiro no Hospital Unimed. O político tinha 73 anos e foi eleito para atuar na Câmara de Vereadores do município no ano 2000.

    Mario Techy

    O médico Mario Techy, ortopedista que atuou por mais de 50 anos em Joinville, morreu no dia 3 de março, após contrair o novo coronavírus. Ele tinha 80 anos e faleceu apenas três dias depois da esposa, Miriam Afonso da Costa Techy, que tinha 75 anos e estava em tratamento contra um câncer. 

    Mario e Miriam deixam seis filhos
    Mario e Miriam deixam seis filhos
    (Foto: )

    Alvaro Steckert Filho

    Morreu no dia 8 de março, em Florianópolis, o médico Alvaro Steckert Filho, de 35 anos, vítima da Covid-19. Alvaro era coloproctologista e atendia em clínica própria, na Capital. 

    Ernerio José Back

    O médico de Indaial, Ernerio José Back, morreu no dia 10 de março por complicações causadas pela Covid-19. Aos 76 anos, ele atuava como urologista na cidade, em clínica própria. 

    Gelson Saibo

    O ex-vice-prefeito de Xanxerê, Gelson Saibo, 56 anos, morreu na noite do dia 16 de março devido à Covid-19. Saibo ocupou o cargo de vice-prefeito de Xanxerê por quatro anos, no período de 2013 a 2016. Além disso, foi vereador por três mandatos consecutivos de 2001 a 2012. 

    Benício Warmeling

    Benício Warmeling, de 65 anos, atual vice-prefeito de São Ludgero, no Sul de SC, morreu vítima de Covid-19 no dia 18 de março. Conhecido como Nisso, ele era filiado ao Partido Liberal (PL), e foi eleito vice-prefeito ao lado de Ibaneis Lembeck nas eleições de 15 de novembro de 2020. Também exerceu a função de presidente da Câmara de Vereadores nos anos de 2009 e 2018.

    Julio Tedesco

    O empresário Julio Tedesco, de 73 aanos, um dos mais conhecidos empreendedores do setor turístico em Santa Catarina, morreu no dia 19 de março no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, por complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado desde o dia 4 de janeiro no Rio Grande do Sul, onde também mantinha negócios.

    Julio Tedesco morreu em Porto Alegre, de complicações causadas pela Covid-19
    Julio Tedesco morreu em Porto Alegre, de complicações causadas pela Covid-19
    (Foto: )

    Ronald Gunther

    O vice-prefeito de Aurora, no Alto Vale do Itajaí, Ronald Gunther, de 66 anos, morreu no dia 19 de março por conta da Covid-19. Ele se elegeu como vice-prefeito de Aurora pelo MDB em 2020 ao lado do prefeito Alexsandro Kohl. Também foi vice-prefeito da cidade na gestão de 2005 a 2008.

    Carlos Schneider

    O carnavalesco Carlos Schneider morreu vítima da Covid-19 na madrugada do dia 20 de março, em Florianópolis. Ele morava em Florianópolis há mais de 45 anos. Schneider atuou nas escolas de samba Consulado, Copa Lord e Coloninha e também decorou por anos clubes e locais pela cidade.

    Carlos Schneider atuou na Consulado, Copa Lord e Coloninha
    Carlos Schneider atuou na Consulado, Copa Lord e Coloninha
    (Foto: )

    Ronaldo Bachmann

    O médico Ronaldo Bachmann, de 81 anos, morreu no dia 21 de março em Timbó, no Vale do Itajaí, devido à Covid-19. Bachmann trabalhou por 35 anos no Hospital Oase e recebeu em 2016 o título de Cidadão Honorário do município.

    Joares Luiz Nogara

    Morreu no dia 23 de março o querido médico Joares Luiz Nogara por complicações da Covid-19. Grande perda para Blumenau. Joares foi fundador do Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel, chefe de Setores de Clínica Médica, Gastroenterologia e do Serviço de Clínica Médica do HSI, de 2001 a 2007. Também foi diretor técnico do Hospital de 1997 até 2003.

    Osmar Zizemer

    O pastor Osmar Zizemer morreu aos 74 anos vítima da Covid-19 no dia 23 de março. Natural de Santo Ângelo (RS), ele atuava em duas paróquias luteranas em Blumenau. 

    Antônio Luis

    O empresário Antônio Luis morreu em Joinville no dia 25 de março após contrair Covid-19. A informação foi publicada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Joinville Maurício Peixer. Antônio ficou conhecido pelo jingle da campanha que fazia nas eleições, quando concorreu a vereador e deputado federal.

    Luiz Alberto Susin

    Lages perdeu no dia 25 de março mais um médico para a Covid-19. O Endocrinologista, Dr. Luiz Alberto Susin, tinha 71 anos e estava internado na UTI do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. O médico era muito conhecido na cidade. Atuou, também, na direção do Hospital Tereza Ramos nos anos de 2012 e 2013.

    *Com supervisão de Carolina Marasco

    Leia também

    Quem são os artistas e os famosos que morreram de Covid-19

    O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

    Teste de Covid: saiba preço e tudo sobre tipos, resultados e onde fazer

    Um ano após o início da pandemia do coronavírus, o que diz a ciência sobre a origem e o futuro da doença

    Colunistas