nsc
hora_de_sc

Meta alcançada

Recordes do Guinness Book mais estranhos e bizarros; confira

Entre a pele mais elástica do mundo até a maior raquete, confira alguns dos recordes

30/10/2021 - 04h01

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Os recordes mais estranhos e bizarros do Guinness Book
Os recordes mais estranhos e bizarros do Guinness Book
(Foto: )

Em competições esportivas, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, os atletas desafiam seus limites em busca dos melhores resultados. Muitas vezes, as metas traçadas – sejam elas individuais ou coletivas – são alcançadas ao custo de anos e anos de preparação.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No atletismo, por exemplo, um centésimo de segundo ou centímetro representam o tempo a ser batido ou a distância a ser rompida para se ultrapassar um recorde estabelecido há muito tempo. E o que parece pouco em termos de unidades de medida, pode representar uma verdadeira eternidade no contexto esportivo.

Fora do universo dos esportes, pessoas comuns também vão em busca de seus recordes. No entanto, isso ocorre de uma forma um tanto menos padronizada, para não dizer inusitada.

Para quem ainda não identificou aonde queremos chegar, estamos falando do Livro dos Recordes – o Guinness Book – que reúne feitos de pessoas ao redor do mundo, não importa a natureza da habilidade posta em prática.

Em 1999, por exemplo, o norte-americano Ray Macareg fez uma demonstração e tanto ao provar ser possível soprar bolas de chiclete com uma tarântula na boca. Já em 1998, seu compatriota, Mark Hogg, demonstrou seu arrojo de forma ainda mais indigesta: comeu 62 minhocas em apenas 30 segundos. No mesmo ano, foram medidas as unhas do indiano Shridhar Chillal, que, juntas, somaram mais de 6 metros.

> Conheça a melhor praia de Santa Catarina

Quais são os recordes mais bizarros do Guinness Book

Curioso para conhecer os recordes mais bizarros do Guinnes Book? Confira um breve apanhado das publicações mais recentes.

  • Maior bíceps e tríceps
  • Menor equino do mundo
  • Maior veículo humanoide
  • Maior área de corpo tatuada
  • A pele mais elástica do mundo
  • Veículo mais pesado já puxado
  • Maior cabelo em uma adolescente
  • Maior número de pessoas dentro de um veículo
  • Maior raquete de tênis de mesa/pingue-pongue

Maior bíceps e tríceps

Com 78,7 cm de circunferência, o conjunto de bíceps e tríceps de Moustafa Ismail é considerado o maior do mundo pelo livro dos recordes. E apesar do feito, visualmente sua imagem gera incômodo, pois é possível perceber o quão desproporcional é a musculatura de seus braços até mesmo para competidores de fisiculturismo.

A propósito, especialistas especulam que o recorde obtido pelo rapaz tenha sido obtido por meio da aplicação de uma substância denominada sintol – produto químico composto de óleo mineral que ganhou fama por ser injetado nos músculos com o objetivo de aumentar o seu tamanho ou mudar a sua forma. Quando aplicado, causa inchaço instantâneo por inflamar o local e é por isso usado para fins estéticos.

> 10 pragas do Egito: veja quais são

Menor equino do mundo

Os minianimais são resultado do cruzamento entre indivíduos de tamanho diminuto de uma espécie e não de melhoramento genético, como muitas pessoas acreditam. Atualmente, criadores do mundo todo competem para chegar ao animal de menor tamanho, pois quanto menor o bichinho, maior seu potencial comercial e a visibilidade para o trabalho de quem atua no ramo.

O menor equino do mundo, por exemplo, é um garanhão KasKada de apenas 56,7 cm. Estamos falando de um animal 10 vezes menor que um cavalo padrão da mesma espécie.

> Round 6: os jogos da série de maior estreia da Netflix

Maior veículo humanoide

Os fãs da franquia Transformes vão amar este recorde registrado no Guinness Book. Trata-se do maior veículo humanoide já construído. Ele tem 8,46 m de altura, 4,27 m de comprimento e 3,98 m de largura. A máquina pesa incríveis 7 toneladas e leva o nome de ‘Samurai Warrior’.

Maior área de corpo tatuada

Os recordes relacionados a tatuagens são bastante conhecidos pelas pessoas em geral. Quem nunca viu alguma matéria na TV ou no jornal apresentando alguém com o corpo mais tatuado do mundo ou com um número impressionante de tatoos?

Atualmente, este recorde pertence ao neozelandês Lucky Diamond Rich. Toda a superfície visível de seu corpo é inteiramente tatuada. Ele estima já ter passado por mais de 1.000 horas tendo sua pele modificada.

A pele mais elástica do mundo

Garry Turner ostenta o recorde de pele mais elástica do mundo desde o ano de 1999. E apesar de orgulhar da marca, tanta elasticidade se deve a Síndrome de Ehlers-Danlos – uma doença do tecido conjuntivo em que o colágeno se torna defeituoso e inclui o afrouxamento da pele e articulações hipermóveis.

Veículo mais pesado já puxado

Kevin Faist, pastor canadense, realizou o impressionante feito de arrastar um avião de 190 toneladas em uma distância de 8,8 metros. Tudo isso no auge de seus 64 anos. Isso que é preparo físico!

Maior cabelo em uma adolescente

A indiana Nilanshi Patel, de 18 anos, quebrou o próprio recorde de adolescente com o cabelo mais longo do mundo. Sua marca atual é de 2 m de comprimento. Em 2019, o recorde da jovem era de 1,90 m

O feito, registrado no Guinnes Book, lhe rendeu o apelido de Rapunzel,referência à princesa de cabelos longos de um conto dos irmãos Grimm. Nilanshi Patel relata ter ido ao cabeleireiro pela última vez há 10 anos.

> Vômito de baleia pode deixar sortudo milionário e é usado para fabricar perfumes

Maior número de pessoas dentro de um veículo

Já imaginou 28 mulheres dentro de um Mini Cooper? Pois saiba que esse é o recorde registrado no Guiness Book de maior número de mulheres dentro de um veículo.

Maior raquete de tênis de mesa/pingue-pongue

Outra marca inusitada registrada no livro dos recordes é a da maior raquete de tênis de mesa do mundo. O utensílio, embora pouco funcional, chama a atenção por suas dimensões. São 3,55 m de altura e 2,03 metros de largura.

O que é o Guinness Book, o Livro dos Recordes?

O Guinnes Book Records é resultado de uma reunião de família. Em 1950, Sir Hugh Beaver (1890-1967), então diretor administrativo da Cervejaria Guinness, participava de uma competição de tiro junto com outros amigos e parentes, quando surgiu uma discussão a respeito de qual seria a ave de caça mais rápida de toda a Europa.

O debate terminou sem um consenso entre quem participava da reunião, até que Sir Hugh Beaver decidiu consultar livros sobre o tema para colocar fim ao impasse. Ocorre que nenhuma referência trazia a informação buscada.

O fato de não ter encontrado a resposta para essa e outras curiosidades incomodou Hugh por anos, até que em 1954 ele decidiu contratar os gêmeos Norris (1925-2004) e Ross McWhirter (1925-75), que eram investigadores, para compilar um livro de fatos e números.

O resultado desse trabalho veio a se tornar o Guinnes Book Records, um dos maiores best-sellers da literatura mundial, que conta com uma nova edição a cada ano.

> Cidades mais quentes de Santa Catarina

Como funciona a titulação do Guinnes Book

Se engana quem pensa que a atribuição de títulos pelo Guinnes Book não respeita nenhum critério. Para cada tipo de feito ou marca, existem parâmetros a serem respeitados.

Segundo informa a empresa organizadora da publicação, os proponentes devem ficar atentos aos seguintes pontos:

  • Mensurável: o recorde pode ser medido objetivamente? Qual é a unidade de medida? Não aceitamos proposições com base em variáveis ​​subjetivas. Por exemplo: beleza, bondade, lealdade, etc;
  • Quebrável: o recorde pode ser quebrado? Os proponentes devem estar abertos a desafios;
  • Padronizável: o recorde pode ser repetido por outra pessoa? É possível criar um conjunto de parâmetros e condições que todos os desafiantes possam seguir?
  • Verificável: o pedido pode ser comprovado? Haverá provas precisas disponíveis para provar que ocorreu?
  • Baseado em uma variável: o recorde é baseado em um superlativo e medido em uma unidade de medida?
  • O melhor do mundo: alguém mais fez melhor? Se sua sugestão de recorde é nova, então O Guinness World Records definirá um requisito mínimo desafiador para você vencer.

Você também pode querer ver: os animais mais bizarros de SC

Leia também

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Colunistas