nsc
hora_de_sc

TEMPERATURA SUBIU

Cidades mais quentes de Santa Catarina

Levantamento mostra quais municípios têm altas temperaturas

25/10/2021 - 08h36

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Florianópolis é uma das cidades mais quentes de Santa Catarina e é famosa por ter belas praias.
Florianópolis é uma das cidades mais quentes de Santa Catarina e é famosa por ter belas praias.
(Foto: )

A primavera e o verão são quentes na maior parte do Brasil e Santa Catarina é um dos Estados onde as temeraturas são mais elevadas. Em algumas cidades esse fenômeno é ainda mais frequente devido a fatores geográficos e climáticos de cada região.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os altos índicas de calor costumam durar por cerca de seis meses no Estado e levam moradores à praias, cachoeiras, campings e parques aquáticos para se refrescar durante este período. 

> Quando começa o verão de Santa Catarina em 2021

Além dos catarinenses, Santa Catarina também recebe turistas para curtir o calor. Por isso, o Hora de SC fez um levantamento com as cidades mais quentes de Santa Catarina.

> Cidades mais chuvosas de Santa Catarina

As cidades mais quentes de Santa Catarina

As estações quentes do ano começaram e as altas temperaturas já começam a surgir. Juntamente com esse cenário, as férias do fim do ano também se aproximam e muitas pessoas buscam por opções para passar as festividades desse período em regiões mais quentes.

Alguns municípios catarinenses historicamente costumam apresentar altas temperaturas. Essa questão as intensifica em estações que costumam ser mais aquecidas, como a primavera e o verão. Confira a lista com as cidades mais quentes e SC.

  • Blumenau
  • Joaçaba
  • Orleans
  • Itapiranga
  • Indaial
  • Florianópolis
  • Joinville 
  • Urussanga
  • Araranguá
  • Jaraguá do Sul
  • Corupá
  • Caibi
  • Schroeder

> Saiba mais sobre a primavera em Santa Catarina

Blumenau

Localizada no Vale do Itajaí, Blumenau é uma das cidades catarinenses mais conhecidas pelos brasileiros em geral. Trata-se do berço de um dos principais Oktoberfests do mundo. Além disso, o município apresenta diversas atrações culturais e festas.

Em diversas ocasiões, Blumenau apresentou altas temperaturas. Em 2019, de acordo com a Epagri/Cipram, o município chegou a registrar 41º C de temperatura máxima.

Joaçaba

Joaçaba está localizada no Meio-Oeste catarinense. O município também conta com diversas atrações culturais e costuma apresentar atividades diversas nos meses que antecedem o Carnaval. Durante a primavera e verão, a média de temperatura pode chegar a 29,6 ºC.

Orleans

Trata-se de uma pequena cidade localizada no litoral sul catarinense. O município tem apenas 21.393 habitantes e está localizado próximo do mar e da Serra do Rio de Rastro. A média de temperaturas na primavera e verão são altas. Inclusive, em janeiro de 1963, Orleans chegou a registrar máximas de 44,6 ºC.

> Relembre os maiores estragos causados pelo mar em SC

Itapiranga

Essa é outra ótima alternativa para quem gosta de curtir uma boa experiência em uma cidade pacata do interior. Itapiranga tem pouco mais de 16 mil habitantes e fica no extremo oeste de Santa Catarina. O setor agropecuário é a base de econômica do município. Durante as estações mais quentes do ano, as temperaturas na cidade podem chegar até 32 ºC.

Indaial

Também localizada no Vale do Itajaí, a cidade de Indaial é um importante polo industrial no Estado. O município conta com diversas áreas arborizadas são uma atração a parte para os turistas. As temperaturas também são altas no município e em 2019 o município chegou a registrar máximas de 39,5 ºC.

Urussanga

Assim como Orleans, Urussanga está localizada no litoral sul de Santa Catarina. O município se destaca no cenário regional pela produção de vinho e também conta com uma rica programação cultural. As temperaturas costumam ser altas e podem chegar a 30 °C no município catarinense.

Florianópolis

Não poderíamos deixar te falar da capital catarinense. Florianópolis é bastante famosa por suas praias, incluindo regiões turísticas como a Praia dos Ingleses e o extremo norte da Ilha de Santa Catarina. Vale destacar também que a Lagoa da Conceição é bastante popular para a prática do surf e também é utilizada para excursões de barco.

Atualmente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Florianópolis tem 516.524 habitantes na estimativa 2021. É uma das maiores cidades do Estado. A capital também costuma apresentar altas temperaturas. Por esse motivo, é uma ótima opção para quem deseja curtir o calor do litoral. Em 2019, o município chegou a apresentar máximas de 37,4 °C.

Criciúma

Localizada no sul catarinense, Criciúma é um dos maiores municípios do Estado. Com 219.383 habitantes conforme a estimativa 2021 do IBGE, Criciúma é uma ótima opção para quem deseja curtir o clima e a agitação de uma cidade grande e que, ao mesmo tempo, costuma apresentar altas temperaturas neste período do ano. Em janeiro de 2019, por exemplo, o município chegou a apresentar máximas de 40,1º C.

Joinville

De acordo com o IBGE, Joinville é a maior cidade de Santa Catarina. O município conta com 604.708 habitantes na estimativa 2021. A cidade está localizada na região norte do Estado e também é uma ótima opção para quem deseja curtir as altas temperaturas do final do ano. Segundo o Climatempo, Joinville chegou a ter máximas de 42,9 °C em outubro de 2020.

Jaraguá do Sul

Está próximo a Joinville e também localiza-se no norte catarinense. Segundo a estimativa IBGE 2021, a cidade tem 184.579 habitantes. Jaraguá do Sul costuma ser marcado pelas altas temperaturas na primavera e verão. Em outubro de 2020, o município registrou 43,8ºC conforme informações do Climatempo.

Corupá

Trata-se de um pequeno município localizado no interior catarinense e com apenas 16.107 habitantes. A cidade se destaca pelas belezas naturais e ecoturismo. Próximo da Serra do Mar, há um vale replet de quedas d'água e vegetação da Mata Atlântica. 

A economia regional é baseada na agricultura e a principal cultura desenvolvida é a platação de bananas. Além disso, o município é conhecido pelo cultivo de plantas ornamentais, bromélias e orquídeas. Essas plantas abastecem o mercado interno e também o internacional.

Apesar de ser uma cidade pacata, Corupá costuma apresentar altas temperaturas nas estações quentes. Em outubro de 2010, por exemplo, o município chegou a apresentar máximas de 42,9 °C.

Araranguá

Araranguá está localizada no litoral sul de Santa Catarina e apresenta população de 62.308 habitantes. O município é banhado pelo Rio Araranguá e destaca-se pela produção de arroz e milho. 

Vale destacar também que Araranguá costuma apresentar altas temperaturas nas estações mais quentes do ano. Em janeiro de 2019, por exemplo, o município registrou máximas de 39,5 °C.

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Caibi

Caibi é uma ótima cidade para quem busca um ambiente pacato e tranquilo no interior. O município tem uma população de 6.199 habitantes e está localizado no oeste catarinense. A economia local é baseada no comércio e agricultura local.  

Caibi também costuma apresentar elevadas temperaturas. Em outubro de 2020, a cidade chegou a ter máximas de 45,6 °C de acordo com o Climatempo.

Schroeder

O muncípio está localiado próximo a dois importantes polos regionais catarinenses: Joinville e Jaraguá do Sul. Schroeder tem 15.316 habitantes e também costuma ter temperaturas elevadas nas estações mais quentes do ano. Em outubro de 2020, as máximas chegaram a 42,7 °C no local.

> Relatório do Clima ONU: entenda o documento e o "alerta vermelho"

Entenda por que essas cidades registram altas temperaturas

O Estado de Santa Catarina, assim como toda a região Sul do Brasil, está localizado em uma região com média latitude (distância de um ponto em relação à Linha do Equador). Por esse motivo, a região apresenta um clima subtropical.

Esse tipo climático se caracteriza por apresentar estações bem definidas. Com isso, o inverno costuma apresentar baixas temperaturas (podendo nevar, inclusive) e no verão as temperaturas podem ser superiores ao 40 °C. Essa questão se dá devido à influência da massa de ar tropical.

O fato de as estações serem bem definidas significa que há uma grande variação de temperatura se compararmos as estações frias com as quentes do ano. As cidades litorâneas ou que estejam próximas ao litoral, costumam ser ainda mais quentes devido à umidade oriunda do Oceano Atlântico. Na primavera em Santa Catarina os raios solares batem com mais intensidade no Hemisfério Sul do planeta.

Vale destacar também que a ocorrência de altas temperaturas nos meses finais do ano é comum, pois estamos nas estações mais quentes do ano, ou seja, primavera e verão. Há também a influência da questão climática nas altas temperaturas destes meses.

Acompanhe o NSC Total no YouTube

Leia também

Quatro praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

Quando acaba o inverno de SC em 2021

5 praias de mar calmo para relaxar no Litoral Norte de SC

10 praias para curtir com crianças em Florianópolis

Colunistas