nsc
dc

Esquentou

Quando começa o verão de Santa Catarina em 2021

Sol, calor e praias espetaculares na alta temporada catarinense

17/08/2021 - 12h24 - Atualizada em: 17/08/2021 - 13h47

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
Verão em Santa Catarina é conhecido pelas altas temperaturas e belas praias
Verão em Santa Catarina é conhecido pelas altas temperaturas e belas praias
(Foto: )

Com as previsões de calor para a metade do mês de agosto, o gostinho de verão volta aos catarinenses antes mesmo de terminar o inverno. Isso porque os termômetros devem marcar até 38ºC de temperatura máxima em algumas regiões do Estado. Mas, quando começa o verão em Santa Catarina de fato?

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, as temperaturas irão subir devido aos ventos em altitude, na baixa atmosfera, que sopram do centro norte do Brasil para o sul. Esses ventos acabam trazendo ao Estado o ar quente tropical.

O clima em Santa Catarina é conhecido por ter extremos durante o ano. No inverno, neva e as cidades registram recorde de frio ano após ano. No verão, as temperaturas já alcançaram sensação térmica de mais de 40ºC. A primavera e o outono são conhecidos por registrarem temperaturas mais amenas, no entanto, dão um gostinho de como será a próxima estação.

Quando começa o verão em SC?

O verão em Santa Catarina, assim como nos outros Estados do Brasil começa no dia 23 de dezembro de 2021 e deve durar até o dia 20 de março de 2022. Para os catarinenses a elevação das temperaturas neste período já se tornou comum.

Para os turistas que vão para o Estado no verão para conhecer as praias mais lindas do Brasil é um prato cheio. O calor convidativo para banhos de mar, lagos, rios e cachoeiras encanta a todos que escolhem Santa Catarina como destino turístico no verão.

No entanto, ainda que as temperaturas subam na metade do mês de agosto, quando ainda é inverno em Santa Catarina, as temperaturas devem voltar a cair nos últimos dias do mês, como explicou Leandro Puchalski

> Conheça opções para curtir o verão em Joinville

Qual é o clima de Santa Catarina?

O clima em Santa Catarina, é predominantemente subtropical. A temperatura varia em média os 20ºC e 28ºC no verão.

As estações do ano, como verão e inverno, são muito bem definidas, com uma amplitude térmica, que é a variação entre a temperatura mais alta e a mais baixa dentro de um período de tempo. 

Geograficamente o Estado está localizada na região do Brasil chamada de Zona Temperada do Sul, que recebe forte incidência de raios solares por esse motivo tem temperaturas altas na maior parte do ano.

No verão de Santa Catarina, as regiões localizadas nos locais mais altos possuem temperaturas um pouco mais baixas, já os locais com baixas altitudes, têm um verão mais rigoroso. Por isso, o Estado tem dois tipos climáticos muito bem definidos.

O clima em SC tem muita chuva, que é bem distribuída ao longo do ano. O único período em que elas diminuem um pouco é no inverno, que tem a tendência de ser mais seco.

> 5 Rotas para Stand Up Paddle em Santa Catarina

O calor fora de época e o efeito estufa

Chegar a temperaturas tão altas no inverno é comum? Qual é a realção com o efeito estufa e o aquecimento global? De acordo com Puchalski, os períodos quentes no inverno são normais e recorrentes, principalmente nos meses de agosto e setembro. 

— Algumas massas de ar quente veem até o Sul. O que temos que levar em consideração é a intensidade do calor. As maiores temperaturas do inverno, de maneira geral, vem ocorrendo nos últimos anos. O que pode ser uma sinalização de aquecimento global — explicou o meteorologista.

Como estão as praias de Santa Catarina para o verão

Leia também

Quatro praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

Quando acaba o inverno de SC em 2021

5 praias de mar calmo para relaxar no Litoral Norte de SC

10 praias para curtir com crianças em Florianópolis

Colunistas