nsc
dc

Comprova

Repórter da NSC integra painel do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Catarina Duarte e mais quatro jornalistas da NSC participam do Congresso da Abraji

05/08/2022 - 07h56 - Atualizada em: 05/08/2022 - 10h26

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Catarina Duarte será uma das integrantes do painel “Como o jornalismo colaborativo transformou as redações no Brasil”
Catarina Duarte será uma das integrantes do painel “Como o jornalismo colaborativo transformou as redações no Brasil”
(Foto: )

Profissionais da NSC participam, nesta semana, do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em São Paulo. A repórter Catarina Duarte representará a empresa num painel neste sábado (6), que discute o jornalismo colaborativo. A NSC, única empresa de Comunicação de Santa Catarina a integrar o projeto de fact-checking Comprova, conta com mais quatro jornalistas no evento.

Receba notícias do NSC Total no WhatsApp

Promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), o congresso envolve atividades que incluem treinamentos e palestras com nomes e temas relevantes para o jornalismo nacional e internacional. Além de Catarina, participam, pela NSC, as repórteres Sabrina Quariniri, Gabriela Figueiredo, Caroline Borges, e o gerente de conteúdo do NSC Total, Fabrício Vitorino.

Saiba como receber notícias pelo Telegram

— O papel da imprensa profissional e independente no combate às notícias falsas e às campanhas de desinformação será fundamental. Ser o único time de jornalistas de Santa Catarina no Comprova aumenta, ainda mais, a nossa responsabilidade nestas eleições — afirma o diretor de Conteúdo da NSC, César Seabra.

Bolsonaro não criou o Pix, ao contrário do que diz post em rede social

Painel no Congresso

A repórter Catarina Duarte será uma das integrantes do painel “Como o jornalismo colaborativo transformou as redações no Brasil”, no sábado. A jornalista participou do programa de janeiro a março e atuou com checagens de informações falsas sob tutoria do time de editores do Comprova, em parceria com profissionais de outros veículos.

— A experiência no Comprova foi muito importante, porque pude colaborar com repórteres de redações de todo o país. O trabalho das verificações busca mostrar ao leitor a forma como apuramos e chegamos nas conclusões. O treinamento deu mais qualidade ao texto que explica como a informação foi apurada — destaca Catarina.

Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber

Projeto Comprova

O Projeto Comprova é a coalizão de 42 veículos de comunicação de todo o país, formada ainda em 2018 para atuar em conjunto com apurações e cross-cheking. A NSC é participante desde a idealização e criação do projeto. Neste ano, foi ganhadora de duas bolsas para aprimoramento de profissionais em dois cursos.

É falso que TSE tem 32 mil urnas grampeadas com o objetivo de fraudar a eleição

Entre as atividades deste ano, está a participação da repórter Sabrina Quariniri, de Joinville, em curso no Hub de Inovação da FAAP. A NSC também é a única empresa de comunicação catarinense a integrar o programa para checagens sobre as eleições nacionais.

O treinamento realizado em São Paulo contou com apresentação de ferramentas de checagens, dicas de como tornar o jornalismo ainda mais atrativo e dinâmicas para ideias de divulgação e propagação de informações, além de combate à desinformação e a segurança de aplicativos como Facebook e Instagram.

Quem são os candidatos a presidente nas Eleições 2022

- O Comprova Day nos possibilitou uma pausa no dia a dia das redações e nos provocou a ter novas ideias ao ouvir profissionais com vasto currículo. Além de tudo, apresentou ferramentas que enriquecem nosso dia a dia de trabalho, principalmente neste período de eleições, em que informar e combater a desinformação se torna fundamental – conta Sabrina.

Além da bolsa do Comprova, a NSC ganhou mais uma, em outro projeto organizado pela Abraji, Google e demais veículos dos estados. Assim, reforçará o NSC Check, com checagens sobre a eleição estadual. A repórter Catarina Duarte, com experiência na metodologia do projeto Comprova, atuará na iniciativa. O programa NSC Check tem grade já consolidada no Youtube do NSC Total, e matérias em todos os veículos da NSC.

Veja o vídeo no NSC Check

Leia também

Jô Soares morre aos 84 anos

VÍDEO: vítimas de treinador de vôlei relatam estupros e assédios sofridos quando eram adolescentes

Cidade de SC vai contratar médicos cubanos

Colunistas