Um cometa está prestes a cruzar o céu do Brasil e, se as condições meteorológicas permitirem, ficará visível a olho nu. O Lemmon, descoberto no dia 3 de janeiro em um observatório no Arizona, nos Estados, atingiu o pico de brilho na segunda-feira (27), condição que deve permanecer até o início da próxima semana.

Continua depois da publicidade

O Lemmon, que tem nomenclatura científica de C/2025 A6, está no ponto mais próximo da Terra em sua trajetória e com grande visibilidade para o Hemisfério Sul, incluindo o Brasil.

Leia Mais: NASA alertou o sistema de defesa planetária por conta do 3I/Atlas. Mito ou verdade?

Essa é a única oportunidade que vamos ter para observá-lo. O Lemmon só deve voltar a se aproximar da Terra em 1300 anos.

O corpo celeste, apesar de ser uma descoberta recente, já ganhou o status de cometa mais brilhante do ano.

Continua depois da publicidade

Como observar o cometa Lemmon

O cometa ficará com brilho mais intenso no céu logo após o pôr do Sol, baixo no horizonte, na direção oeste, e vai aparecer próximo da Estrela Antares, da constelação de Escorpião. Também ficará perto, no céu, de planetas que podem estar visíveis, como Marte e Mercúrio.

Para facilitar a visualização, é recomendado procurar um local longe da poluição luminosa dos centros urbanos e com o horizonte limpo. O melhor horário para observar é entre às 18h30 e 20h.

Outra orientação é priorizar o conforto. Cadeiras reclináveis, esteiras, colchonetes e outros utensílios que permitam ficar deitado e com uma visão completa do céu favorecem a experiência. Além disso, se recomenda chegar no local escolhido cerca de 30 minutos antes do horário planejado para que os olhos se adaptem à escuridão.

Continua depois da publicidade

Alguns aplicativos como o Stellarium e Star Walk ajudam na “caça” e indicam a direção correta para a qual se deve olhar no céu. As duas opções possuem versões gratuitas para Android e iOS. O uso de equipamentos como binóculos e lunetas também podem ajudar a visualizar, além de proporcionar a visualização de alguns detalhes que o olho nu não tem capacidade para ver.

Brilho será mais intenso no final de semana

Os dias mais propícios para observar o cometa Lemmon são sexta (31) e sábado (1), pois estará com o brilho ainda mais intenso, resultado de uma série de fatores, como proximidade com o Sol.

Leia mais: Saiba o que é o protocolo de defesa planetária da NASA e quando ele é acionado

A partir de domingo, a tendência é que o Lemmon comece a se afastar da Terra. Ainda assim, será possível vê-lo a olho nu logo após o pôr do Sol até o dia 8 de novembro. Após isso, só daqui a 1300 anos.

Será visível em Santa Catarina?

Para observar o cometa ou qualquer outro evento astronômico, é fundamental que as condições climáticas sejam favoráveis. O céu precisa estar limpo, sem nuvens. Além disso, locais escuros e afastados das grandes cidades facilitam a visualização.

Continua depois da publicidade

A previsão para boa parte do estado para sexta e sábado, dias em que o cometa estará com o brilho mais intenso, é de chuva. Porém, algumas aberturas no tempo podem acontecer e possibilitar a visualização do cometa.

A dica é acompanhar a previsão do tempo e se programar para tentar observar o Lemmon logo após o pôr do Sol, caso as condições permitam.

Leia também

Água de Marte e metais da Lua: como a mineração espacial vai impactar a vida na Terra?

Pode cair no Brasil? O que se sabe sobre o asteroide que tem chances de atingir a terra em 2032