nsc
dc

HENRIQUE BILBAO

Sandbox: o que é e para que serve

Entenda as oportunidades que esse novo conceito pode trazer para a tecnologia

14/04/2021 - 16h48

Compartilhe

Por Tech SC
Sistemas operacionais
As vulnerabilidades nos sistemas operacionais atuais são muito exploradas por cibercriminosos
(Foto: )

Henrique Bilbao
Henrique Bilbao
(Foto: )

Há algum tempo fiz um post para a Revista Apólice contando um pouco mais sobre este termo que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado: o sandbox. Até o momento a divulgação deste termo é relativamente pequena dentre os vários do setor de tecnologia e por isso se conhece pouco sobre as oportunidades que este conceito pode trazer positivamente para as relações envolvendo a tecnologia e a inteligência artificial.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Mas, o que sabemos a respeito é com certeza muito interessante e já nos possibilita visualizar os ganhos futuros. Você já ouviu falar? Sabe do que se trata? Se ainda não, segue aqui no artigo de hoje que vamos começar pelo começo. 

As soluções atuais para proteger computadores

Com certeza em algum momento você já teve contato com a instalação de um antivírus e/ou anti-spywares para proteger seu computador pessoal ou do trabalho de ataques hackers e vírus. Há quem diga que navegando na internet com cautela e tendo confiança nos links que estão sendo clicados, não há necessidade da instalação de um antivírus, mas há controvérsias. 

> Cibersegurança: proteja seus ativos digitais

As vulnerabilidades nos sistemas operacionais atuais são exploradas de formas muito mais complexas do que imaginamos por cibercriminosos a cada minuto que passa e, até mesmo os usuários mais cuidadosos, podem cair em golpes bem arquitetados e terem prejuízos significativos não somente financeiros, mas também no sentido da segurança dos seu dados e arquivos ali armazenados.

Em linhas gerais, o uso de antivírus na prática podem trazer os seguintes ganhos:

- Proteção em tempo real;

- Melhora da performance da máquina;

- Teste de falsos positivos;

- Detecção em arquivos;

- Proteção contra Malware.

Sendo eles a forma mais comum no mundo todo atualmente de proteger o seu equipamento, ainda existem poucas pessoas que conhecem uma outra alternativa que pode auxiliar no impedimento de situações que podem danificar o computador. E é aqui que então chegamos ao conceito de sandbox pela primeira vez.

> Golpe do WhatsApp: saiba o que fazer e entenda tudo sobre

Ao entendermos que ataques hackers são comumente ocasionados por registros que gravam tudo o que é instalado ou executado em sua máquina (logs) também é possível chegar no entendimento de que, o vírus uma vez que dentro do seu computador, pode encontrar gaps de segurança do seu equipamento e aí o estrago tá feito.

Mas isso pode ser resolvido? Sim, criando um espaço independente no computador que pode ser utilizado para testar qualquer funcionalidade ou programa, sem receio de que este movimento danifique o sistema caso algum arquivo nocivo entre em ação. Ou seja, o sandbox.

> Internet das coisas e as mudanças em nossas vidas

Como nasceu o termo sandbox?

Desenvolvido por profissionais do Reino Unido, este “novo ambiente de testes” tem sido aplicado para vários segmentos do mercado com o objetivo de permitir o desenvolvimento e consequentemente aplicar tecnologias novas às suas rotinas de forma mais eficiente, principalmente no universo corporativo.

Por que o sandbox é uma excelente iniciativa?

Embora ainda seja um termo não tão comum, entendo o uso do sandbox como uma grande oportunidade de empresas testarem novas soluções com menos preocupações de segurança no início do projeto, principalmente no mercado de startups, uma vez que o sandbox se coloca como um espaço seguro e projetado para fomentar a inovação e a disrupção.

Certamente ainda é cedo para ter uma dimensão total das possibilidades no uso do sandbox, mas existem diversos segmentos se beneficiando deste conceito, principalmente o financeiro e agora o mercado de seguros.

> Vazamentos de dados: consulta mostra se CPF foi usado

Espero que você tenha mais claro o que é o sandbox, por aqui eu e toda a equipe da Ezok esperamos que o uso dele ainda se desenvolva consistentemente para beneficiar todo o setor da tecnologia e seus derivados. Afinal, o que vier a ser utilizado de forma positiva, será sempre muito bem-vindo.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para conferir outros artigos sobre tecnologia clicando aqui.

Colunistas