Sangue humano ou animal é um dos produtos mais importados por Santa Catarina do Reino Unido, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O item representa 17,1% do total das importações. A Embaixadora Interina do Reino Unido no Brasil, que concedeu entrevista exclusiva ao DC, explica que a região se destaca na área da saúde e ciências e exporta itens para ajudar em pesquisas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A área de saúde e ciências representa mais de 25% dos produtos importados por SC do Reino Unido. Além de sangue humano e animal, que são usados para pesquisas científicas e testes de produtos, por exemplo, também são importados instrumentos médicos, reagentes de laboratório e aparelhos para análises físicas ou químicas.

Conforme a embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, que está em Florianópolis durante esta semana, a região tem destaque na área de saúde e ciências e pode ajudar empresas catarinenses.

— No geral, o Reino Unido é forte em ciências da vida, produtos farmacêuticos, saúde e também em tecnologia. Por isso, achamos que com uma parceria mais ampla com o Reino Unido, Santa Catarina pode se beneficiar. Essa parceria vai ajudar as empresas daqui a se tornarem ainda mais competitivas globalmente — destaca.

Continua depois da publicidade

Relação econômica de SC com Reino Unido

O levantamento da Fiesc aponta que no primeiro trimestre de 2021 o valor total importado do Reino Unido foi de 55,8 milhões de dólares, o equivalente hoje a mais de R$ 285 milhões. As bebidas alcoólicas representam a maior parte das exportações (37,2%), com destaque para o whisky.

Já as exportações de Santa Catarina para o Reino Unido somaram 70,6 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2021, o equivalente a mais de R$ 360 milhões. Partes de motores (22,2%) e preparações e conservas de carnes e miudezas (17,6%) são os itens mais exportados.

Com o objetivo de ampliar as relações econômicas com Santa Catarina para benefício das duas partes, a embaixadora interina veio ao Estado nesta semana com uma equipe de negócios. O Reino Unido está oferecendo um pacote de benefícios para empreendedores que queiram abrir empresas na região. Além disso, quer que Santa Catarina seja mais conhecida fora do país como um polo de inovação.

Leia também

SC tem oito empresas entre os 100 maiores atacadistas e distribuidores do país; veja lista

Continua depois da publicidade

Indústria de SC aumenta em 20% venda de produtos para militares em três anos

SC tem o quarto melhor hotel de luxo da América do Sul, segundo o TripAdvisor

Destaques do NSC Total