nsc
dc

Análise

Santa Catarina é exemplo para o país na área de tecnologia

Com o Tech Report 2021 percebemos um crescimento sustentável do setor de tecnologia mesmo em meio à pandemia

20/12/2021 - 07h00

Compartilhe

Por Tech SC
Acate, Florianópolis
Apesar de termos tido um dos anos mais desafiadores das últimas décadas, 2020 ficou marcado pela transformação e avanço do setor de tecnologia
(Foto: )

Iomani Engelmann
(Foto: )

Divulgamos o Tech Report 2021, um dos estudos mais aprofundados sobre o setor de tecnologia, nesta semana. Realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e pela Neoway, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o levantamento comprova mais uma vez que Santa Catarina é exemplo para o país e até para o mundo como ecossistema.

> TI em SC: número de empresas cresce 28% e negócios com ações ficam perto de R$ 10 bi

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Apesar de termos tido um dos anos mais desafiadores das últimas décadas, 2020 ficou marcado pela transformação e avanço do setor de tecnologia. E, neste contexto, Santa Catarina é protagonista, com o maior salto do país no número de empresas de tecnologia entre 2015 e 2020: 63,2%. Número bem acima da média nacional, que foi de 26,1%. 

Outro dado importante é que o ecossistema de tecnologia está presente em todas as mesorregiões catarinenses. Entre 2019 e 2020, houve crescimento do número de empresas em todas elas, com destaque para o Sul, com acréscimo de 34,2% no período. 

O setor catarinense de tecnologia também aparece como o mais especializado do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. No Estado, mais da metade (61,5%) das ocupações é In Core, ou seja, os profissionais atuam em empresas especializadas em tecnologia. 

> Como impulsionar a cultura de inovação nas empresas para avançar nos resultados

> Neoway, RD e mais: fusões e aquisições destacam o setor de tecnologia de SC

Vale ressaltar que quanto maior o nível de colaboradores atuando In Core, maior a especialização da solução. E a tendência é que o Estado avance ainda mais neste quesito, já que na última década, o número de profissionais In Core dobrou em Santa Catarina. 

Com o Tech Report 2021 percebemos um crescimento sustentável do setor de tecnologia mesmo em meio à pandemia. Com a transformação digital em alta, Santa Catarina teve aumento do faturamento, abertura de empresas e no número de colaboradores. Esse desempenho é resultado de um empreendedorismo inovador e parcerias entre entidades, empresas, Academia e Governo do Estado. 

Todo esse esforço, alavancado pela Acate, tem dado bons frutos e a inovação do ecossistema catarinense segue como exemplo para o país e para o mundo.

*Por Iomani Engelmann, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Leia mais

Quatro cidades de SC seguem na lista das mais ricas do país; veja ranking

Trapiche de Jurerê terá grade com portão em Florianópolis; saiba o motivo

Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas

Fortalecimento e união do setor de tecnologia para transformação social

Colunistas