
Operação Veraneio
Ao todo, 17 óbitos por afogamento foram notificadas desde o início da fiscalização na alta temporada de verão
Santa Catarina registrou cinco mortes por afogamento em uma semana. Os dados são do boletim semanal divulgado pelo Corpo de Bombeiros divulgado nesta terça-feira (12). Desde o início da Operação Veraneio, foram notificados 17 ocorrências com óbitos em praias e rios do Estado.
Esse é o quarto boletim da temporada, e compila dados dos dias 18 de dezembro e 10 de janeiro. Entre as vítimas estão 15 homens e duas mulheres, com idade média de 31 anos.
Dos 17 afogamentos com mortes, 11 aconteceram na água salgada das praias e seis na água doce, como de rios, lagos e riachos. Todos eles, segundo o Corpo de Bombeiros, ocorreram em áreas sem cobertura de salva-vidas.
> Grupo de adolescentes se afoga e jovem morre em praia de Balneário Camboriú
Houve ainda um afogamento seguido de morte em área privada. O óbito aparece no boletim, mas não foi contabilizado junto aos demais casos porque ocorrências em locais particulares, explicou a assessoria do Corpo de Bombeiros, geralmente não contam com ação dos guarda-vidas.
Segundo o balanço, o número de mortes registradas neste período é 29,17% menor do que os casos notificados no ano passado, quando foram registrados 24 óbitos. Neste intervalo houve também um acréscimo de 8,66% nas ações de prevenção, em relação ao último verão.
> Corpo de jovem que desapareceu no mar é encontrado em praia de São Francisco do Sul
O relatório também mostra 1.268 ações de salvamento e resgate feitas pelos bombeiros, 49 ocorrências atendidas pelo Arcanjo, além de 2.067 lesões causadas por águas-vivas.
Os postos de guarda-vidas funcionam das 7h30min às 19h30min. A recomendação é para que as pessoas se banhem em horário e local com monitoramento.
Leia mais:
Casos de Covid-19 em turistas crescem 142% em SC após festas de fim de ano
Ultrafreezers da UFSC são adequados para armazenar vacinas como a da Pfizer
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: