nsc
dc

Fenômeno

SC registra maré alta após passagem de ciclone extratropical no Sul do país

05/02/2021 - 19h13 - Atualizada em: 05/02/2021 - 19h28

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Maré alta no Pântano Sul, em Florianópolis
Maré alta no Pântano Sul, em Florianópolis
(Foto: )

O ciclone extratropical que se formou no Sul do país causou maré alta no Litoral de Santa Catarina nesta sexta-feira (5). O avanço do mar encobriu faixas de areia em praias do Sul do Estado e da Grande Florianópolis. Os registros ocorreram, principalmente, em Balneário Rincão, Araranguá e Balneário Gaivota, no Sul catarinense, e nas praias da Capital. 

> Litoral de Santa Catarina tem 45 praias com pontos impróprios para banho

> Área próxima à inundação na Lagoa da Conceição está própria para a banho

No Sul da Ilha de Santa Catarina, câmeras de monitoramento da prefeitura flagraram a água encobrindo toda a faixa de areia, no Pântano Sul. No Norte da Ilha, a água avançou e atingiu as calçadas. 

Apesar dos registros, não foram necessárias intervenções da Defesa Civil de Florianópolis, garantiu o diretor da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, que atentou para os pontos onde normalmente geram transtornos quando há elevação da maré na Capital: Rio Tavares, Na Avenida das Saudades e no Centro-Sul.

> Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença

Segundo a Epagri/Ciram, o fenômeno começou ainda na quinta-feira (4), provocado pelo ciclone que se deslocou pelo Rio Grande do Sul até chegar ao oceano. O fenômeno também deve ser responsável pelas quedas de temperatura, previstas para o fim de semana.

> Perseguição policial termina com um morto e dois presos após assalto a banco em Aurora

Um alerta chegou a ser emitido pela Epagri/Ciram, por causa dos riscos de alagamentos ou estreitamento de faixa de areia causados pela maré alta. De acordo com o órgão estadual, os horários mais prováveis dos alagamentos coincidem com os picos de maré alta.

Confira os horários de pico da maré no Litoral de SC

Horários de pico da maré em SC
Horários de pico da maré em SC
(Foto: )

Leia também

Carro com oito crianças, três adultos e mais a mudança da família é flagrado pela polícia em Chapecó

Colunistas