Santa Catarina tem 10 candidaturas indeferidas e 24% dos registros à espera de julgamento da Justiça Eleitoral. O prazo para a análise dos pedidos dos concorrentes das Eleições 2022 termina nesta segunda-feira (12).
Continua depois da publicidade
Candidatos de SC com “Bolsonaro” ou “Lula” no nome da urna têm problemas no TRE
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Entre as 987 candidaturas solicitadas no Estado, 709 já foram julgadas e deferidas — autorizadas — pela Justiça Eleitoral. Outras 237, que equivalem a 24% do total, ainda aguardavam por julgamento até as 8h desta segunda. Os números podem sofrer atualização com os novos julgamentos.
Das 10 candidaturas indeferidas até o momento no Estado, em três os concorrentes apresentaram recursos que ainda serão julgados. Nesses casos, o candidato pode continuar fazendo campanha e até concorrer às eleições caso a contestação não seja julgada a tempo. As outras sete candidaturas já foram recusadas em caráter definitivo.
Continua depois da publicidade
Entre os motivos que levaram à rejeição das candidaturas estão a ausência de filiação partidária a pelo menos seis meses da eleição (quatro casos), a ausência de certidões que comprovem prestação de contas em pleito anterior e até de alfabetização e desincompatibilização de servidor público.
Foram indeferidas quatro candidaturas a deputado federal, quatro a deputado estadual e duas a suplentes de senador. Estes últimos foram Haroldo Alves de Lima e Rubens Ittner, ambos do PSC. Como a candidata do partido ao Senado, Chris Stuart, desistiu de concorrer para que o partido se mantivesse na coligação que apoia o atual governador Carlos Moisés, consequentemente os registros dos suplentes foram indeferidos.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Uma candidatura cancelada e 30 renúncias
Além dessas candidaturas, um pedido foi cancelado pela Justiça Eleitoral. Foi a candidatura de Nazareno Martins a suplente de senador. Inicialmente, o pedido de registro apresentava ele como filiado ao Republicanos, mas o político é filiado ao Podemos. Com isso, o registro inicial foi cancelado e ele teve a candidatura registrada em um processo à parte.
Por fim, 30 nomes haviam renunciado à candidatura até a manhã desta segunda. O número é maior do que as desistências registradas nas eleições de 2018, quando 25 políticos declinaram do pedido de concorrer nas urnas no decorrer da campanha. O movimento segue uma tendência do país, que também teve alta no número de desistências de candidatos.
Continua depois da publicidade
Situação dos candidatos ao governo
Entre os candidatos a governador, seis tiveram o registro já autorizado pela Justiça Eleitoral. São eles: Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União Brasil), Jorge Boeira (PDT), Odair Tramontin (Novo) e Professor Alex Alano (PSTU) e Outros quatro ainda aguardam por julgamento: Jorginho Mello (PL), Leandro Borges (PCO), Moisés (Republicanos) e Ralf Zimmer (Pros).
Veja no gráfico a situação das candidaturas em SC
Confira 30 fatos sobre as Eleições 2022 no vídeo
Leia também
Como as eleições dividem os atuais suplentes ao Senado de SC
Direita de SC gasta mais com anúncios políticos em redes sociais; veja top-20
Candidatos de SC reciclam jingles e entram na onda do sertanejo na eleição de 2022; ouça