nsc
dc

Imunização

SC vai manter reserva de vacinas contra Covid-19 para aplicação de segunda dose

Ministério da Saúde autorizou uso desses imunizantes para primeira dose, já que agora há previsão de entrega de novos lotes, mas Estado vai seguir com reserva

22/02/2021 - 17h11 - Atualizada em: 22/02/2021 - 18h34

Compartilhe

Por Caroline Borges
Jean
Por Jean Laurindo
SC anunciou que vai manter reserva de 53,3 mil vacinas para segunda dose
SC anunciou que vai manter reserva de 53,3 mil vacinas para segunda dose
(Foto: )

Santa Catarina decidiu manter a reserva de vacinas para segunda dose contra a Covid-19, mesmo após a nova orientação do Ministério da Saúde para Estados e municípios utilizarem essas doses para imunizar quem ainda não recebeu a primeira dose.

> Monitor da vacina: acompanhe os dados de imunização em SC

A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Segundo informação do portal G1 SC, no Estado a orientação ainda é manter a reserva e distribuiras vacinas à medida que os municípios imunizarem a população dos grupos prioritários. O Estado não deu detalhes de porque decidiu manter essa logística mesmo com a nova permissão do governo federal.

O Ministério da Saúde autorizou na última semana Estados e municípios a utilizarem todas as novas doses de vacina recebidas. Isso ocorre porque, segundo o governo federal, a chegada de novas remessas já conta com cronograma de entrega por parte dos laboratórios e agora deve avançar. Dessa forma, não seria mais necessário guardar metade das vacinas para a segunda dose. Santa Catarina segue os públicos preferenciais definidos no Plano Estadual de Imunização.

Em Florianópolis, a vacinação de profissionais de saúde com a da primeira dose da vacina contra Covid-19 foi suspensa pela prefeitura na sexta-feira (19). A retomada depende do envio de novas remessas.

Alerta em SC: Moisés e prefeitos vão discutir medidas contra o coronavírus

SC tem 53 mil vacinas reservadas para segunda dose

Santa Catarina tem atualmente estoque disponível de 53,3 mil doses para a segunda aplicação. Os imunizantes estão armazenados na Central Estadual. Elas fazem parte dos lotes recebidos em 25 de janeiro e 7 de fevereiro. As demais recebidas já foram repassadas aos municípios.

O Ministério da Saúde informou que nesta terça-feira (23) o Estado deve receber mais doses da vacina contra a Covid-19, com estimativa de que sejam enviadas 10 mil doses.

> Receba notícias de Santa Catarina no Whatsapp

Santa Catarina havia aplicado até a última sexta-feira (19) 192.710 doses da vacina contra o coronavírus desde o início da vacinação no estado, em 18 de janeiro. Desse total, 150.761 correspondem à primeira dose e 41.949, à segunda. Os números são da Dive-SC.

Os grupos prioritários que já começaram a ser vacinados em SC são trabalhadores da saúde, idosos em asilos, pessoas com deficiência que morem em instituições, indígenas e idosos de 90 anos ou mais e de 85 e 89 anos.

> Anac investiga pouso frustrado de helicóptero com marca da Havan em píer de SC

Leia também

> Voo com 2 milhões de doses de vacina contra Covid-19 decola da Índia para Brasil

> Veja o mapa de evolução do vírus em SC

> Chapecó avalia fechamento do comércio até domingo

Colunistas