Yalda Hakim, apresentadora da BBC que nasceu no Afeganistão, recebeu uma ligação ao vivo de um dos representantes do Talibã enquanto apresentava um telejornal na TV australiana. Durante a transmissão, realizada no último domingo (15), Hakim atendeu a ligação de Suhail Shaheen e aproximou o telefone dos microfones, começando uma entrevista.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas

Shaheen comemorava ao telefone o fato de o grupo extremista Talibã ter capturado a capital do Afeganistão, Cabul, depois de 20 anos no exílio.

– Não queremos confusão. Garantimos ao povo do Afeganistão na cidade de Cabul que suas propriedades e suas vidas estão seguras – argumentou Shaheen ao telefone. – Nossa liderança instruiu nossas forças a permanecer no portão de Cabul, não a entrar na cidade. Estamos aguardando uma transferência pacífica de poder.

Continua depois da publicidade

Veja o momento, publicado por Yalda Hakim nas redes sociais:

A volta do Talibã ao poder no Afeganistão provoca temor sobre como será o novo governo do país e causa cenas que impressionam o mundo: Cabul teve tumulto e ao menos sete mortes no aeroporto depois que pessoas tentaram embarcar à força em aviões para deixar o país.

Leia também:

> Apedrejamento e proibição de estudos: como o Talibã ameaça mulheres no Afeganistão

> Sérgio Reis vai responder a inquérito por incitar paralisação de caminhoneiros

> Advogado de SC quer libertar Roberto Jefferson com habeas corpus no STF

Destaques do NSC Total