nsc
dc

Cinema

Temporada de premiações do cinema já começou; entenda como funciona

Período serve como aquecimento para o Oscar do ano seguinte

24/11/2021 - 11h09

Compartilhe

Andrey
Por Andrey Lehnemann
premiações cinema
Os indicados ao Oscar de 2022 serão anunciados no dia 27 de janeiro, e, até lá, a corrida é longa
(Foto: )

A temporada de premiações da indústria cinematográfica norte-americana já teve início neste mês de novembro, com os For Your Consideration (em português, "para sua consideração"), que são os DVDs Screeners que membros da crítica e votantes da Academia recebem para avaliar os filmes e indicá-los, se acharem prudente, em alguma categoria. Esse momento é chamado comumente de "A Corrida Para os Oscars".

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

As premiações são diversas. Tem o Gotham Awards, que celebra os melhores filmes no dia 29 de novembro; o National Board of Review Awards; as associações de críticos de Hollywood, Detroit, Nova York, Washington, Atlanta, Boston, Los Angeles; e tem aquela de que faço parte, a Online Films Critic Society (OFCS), que revela seus indicados em janeiro. Cada uma das associações tem sua respectiva influência na corrida para lembrar os votantes do Oscar de quais filmes valeram a pena e estão sendo aclamados não apenas pelo público, como também pela crítica.

As que mais são influentes no cenário são os prêmios Guild, como o Screen Actors Guild Awards (SAG), o Directors Guild of America (DGA), Writers Guild of America (WGA) e Producers Guild of America (PGA). Por quê? Pois a maioria dos votantes também votam no Oscar. E são parâmetros para suas devidas categorias.

> Melhores filmes de terror brasileiros de todos os tempos

Os Produtores norteiam os prováveis indicados a Melhor Filme, pois os ganhadores de Melhor Filme no Oscar são justamente... produtores. Por que produtores? Porque são eles que administram basicamente tudo que envolve a pré-produção de um filme, as filmagens e a pós-produção. O produtor geralmente organiza um longa-metragem, seja financeiramente ou organizacionalmente.

O DGA é feito por diretores que votam naqueles que consideraram os melhores diretores do ano. Os indicados, na maioria das vezes, são repetidos na nomeação do DGA e do Oscar. O mesmo para as cerimônias que envolvem os roteiristas e os atores.

Os indicados ao Oscar de 2022 serão anunciados no dia 27 de janeiro, e, até lá, a corrida é longa. Os favoritos a uma indicação neste momento são Belfast, o novo filme do Kenneth Branagh; The Power of the Dog, a sensação da Netflix; King Richard, a história sobre o pai das irmãs Serena e Venus Williams; Being the Ricardos, da Amazon; além de Duna, O Último Duelo, No Ritmo do Coração e In The Heights - estes últimos já estrearam no país.

> Batman: relembre momentos memoráveis dos filmes do Homem-Morcego

A partir desta semana, eu escreverei sobre a maioria dos filmes FYC que ressaltei ali no início e que recebo todo ano. No primeiro desses textos, eu falo sobre Benedetta, King Richard, Spencer, Mass e The Worst Person in The World, que devem receber consideração nos prêmios da indústria norte-americana.

Acompanhe os vídeos do NSC Total no YouTube:

Leia também:

> Tempo: filme relata contato com a morte e faz refletir sobre a pandemia

> Põe na Lista: filmes e séries inspirados em jogos de videogame

> Antes de Batman: cinco filmes para conhecer o ator Robert Pattinson

Colunistas